TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrando As Empresas

Pesquisas Acadêmicas: Administrando As Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

“O LEPROSO SAMARITANO”

Pr. Alexandre Augusto

Igreja do Evangelho Quadrangular Itajubá/MG

www.pralexandreaugusto.wordpress.com

“LEIA ESTA MENSAGEM, ELA IRÁ EDIFICAR SUA VIDA”.

TEXTO

Lucas 17:11/19

11. E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio da Samaria e da Galileia;

12. E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe,

13. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.

14. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.

15. E um deles, vendo que estava são, voltou, glorificando a Deu em alta voz;

16. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.

17. E, respondendo Jesus, disse; Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?

18. Não houve quem voltasse, para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?

19. E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.

 INTRODUÇÃO

Esta é mais uma mensagem vinda do Senhor para nossas vidas e que quero com muita fidelidade levar a todos, como me foi dada.

Um relato escrito somente pelo Evangelista Lucas, que era um médico e disse que seu evangelho era de teor ivestigativo, escrevendo para um amigo de nome Teófilo, um nome grego, que significa “Teo-Deus” e “filo-amigo”, ou seja, “amigo de Deus”. Assim também em suas investigações, Lucas relata um evento maravilhos do qual tentarei dar minha parcela de contribuição com esta mensagem.

Para que esta palavra venha ser plantada em seus corações é necessário que façamos algumas considerações sobre o que a lei havia deixado escrito, umalei que aparentemente se mostra como uma lei carrasca e insensível, mas que na verdade era devido o miserável espirito humano, que precisava ser condicionado a ficar nos rigores de lei para não se perder, como foi com lucifer e seus anjos.

Abra seu coração e se alimente com mais um pouco do que Deus preparou nesta leitura.

 A VELHA LEI DE MOISÉS

Este acontecimento que acabamos de ler, aconteceu já nos últimos dias da vida de Jesus. Doutor Lucas diz-nos que Jesus caminhava para Jerusalém e atravessou a Galileia e a Samaria, então Ele caminhava para sul. Jesus atravessar a Galileia é algo normal, mas atravessar a Samaria, isso não era comum nessa época, devido ao antigo ódio entre esses dois povos, Judeus e Samaritanos. Geralmente os judeus só atravessavam a Samaria se formassem em um grupo grande, bem organizado e armado. Mas um pequeno grupo como o de Jesus com os seus discípulos, estaria correndo perigo.

Porém Jesus não só atravessou a Samaria, como também entrou em uma das aldeias de samaritanos, pois o Messias veio para todos os povos, para que todos fossem salvos e curados por sua obra.

Algumas traduções diz que quando Jesus entrava em certa aldeia da Samaria, saíram-lhe ao encontro “dez homens leprosos”. Noutras traduções, está a expressão “dez doentes com lepra”, Outras aparece a expressão “dez homens com lepra”.

Mas o que me parece estranho é que nessa época havia certamente mais mulheres do que homens em Samaria, pois um motivo é que os homens serviam na guerra e morriam mais cedo. Então provavelmente crio que o mais provável é que, além dos dez homens leprosos, haveria também mulheres e crianças, que de acordo com essa cultura, não foram mencionadas, sendo ainda que podemos conclir que talvez fosse uma família. Ou talvez o grupo fosse maior do que dez se segundoa cultura contasse somente homens.

O evengelista Lucas era médico. Ele sabia muito bem o que era a lepra.Agora vejamos o que as ecrituras nos deixou registrado ejntre muitas passagens, algo sobre o tratamento dado aos leprosos, Há várias passagens sobre a lepra, mas essa mais me chamaou atenção:

Números 5

1. E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

2. Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece de fluxo, e a todos os imundos por causa de contacto com algum morto. 3. Desde o homem até à mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis, para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito.

Hoje sabemos que a lepra tem controle medicinal, mas naqueles dias cultura medicinal ainda não curava a lepra. Então se isolava o leprosos para que não contaminasse os limpos.

Todos eram condenados a viver fora do convívio dos demais e assim eles acabavam por formarem uma aldeia e ali viviam uns pelos outros.

A lepra aos poucos ia matando os doentes, que além de estarem separados de seus entes queridos, também estavam condenados a uma morte lenta e dolorida.

“As úlceras vinham gradualmente nas diferentes partes do corpo, o cabelo caía, as sobrancelhas desaparecem, as unhas amolecem e caem e mais tarde os dedos das mãos e dos pés apodrecem e caem, as gengivas contraem-se e os dentes desaparecem, os olhos, o nariz, a língua, pouco a pouco desaparecem”.

Eram pessoas na horrível situação de leprosos, com tudo que a palavra leproso significava na cultura dos judeus e na medicina da época. Como sabemos, o leproso era escorraçado para fora dos lugares habitados vivendo em locais desérticos. Não podia chegar perto de outras pessoas, e quandoalguém se aproximava obrigado a gritar: “Imundo... Imundo...”

Os leprosos, apesar de afastados de seus familiares e amigos, apesar de divididos pela sua raça, divididos pela sua genealogia, divididos pela própria teologia, eles eram muito unidos entre si. Talvez pudéssemos dizer que estavam unidos pela desgraça. Aqueles que viviam separados por pertencerem a seitas diferentes e que anteriormente até se odiavam, constituíam agora uma nova família. Tinham de se ajudar mutuamente.

 A NOVA LEI DE JESUS

A lei já estava posta, e dizia que o leproso não poderia viver mais no convívio social e estava condenado a uma morte entre outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com