TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de negociações

Projeto de pesquisa: Processo de negociações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.452 Palavras (18 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 18

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

INTRODUÇÃO

A negociação esta presente em nosso cotidiano, negociamos valores de produtos, acordos de responsabilidades, compromissos e prestação de serviços, negociamos em nosso trabalho e até mesmo em nosso ambiente familiar. Nesse processo a comunicação envolvida é de essencial importância, junto à habilidade de identificar as situações variáveis e diferentes visões do mundo que os participantes da negociação possuem, o planejamento antecipado à negociação, o saber ouvir e a ética.

* Conceitos de Negociação

* O processo de negociação

* Habilidades essenciais para os negociadores

* Importância do planejamento da negociação

* Conclusão

* Conceitos de negociação

Um processo de negociação poderá ocorrer entre diferentes protagonistas, envolvendo diferentes indivíduos, grupos ou exigir a intervenção de terceiros como mediadores ou árbitros do processo negocial em causa. A negociação ganha - ganha nem sempre é a mais comum, mais é a mais visada por ambas as partes envolvidas, o objetivo é que as partes concretizem um acordo em que a satisfação seja mútua.

O oposto dessa negociação é a do tipo ganha – perde, que se define como uma negociação mais desequilibrada pois apenas uma das partes envolvidas ao final da negociação sai satisfeita. À ainda a negociação do tipo perde – perde em que ambas as partes não chegam a um

acordo, o que trás a possibilidade de um conflito futuro.

Toda negociação envolve aptidões e habilidades essenciais aos negociadores tanto físicas como mentais sendo que o desenvolvimento de uma habilidade consiste basicamente no melhoramento de uma aptidão natural. Entre elas estão às táticas e estratégias de desenvolvimento, a estratégia traça a linha geral de atuação, as táticas são as ações nas quais se concretiza essa estratégia.

As táticas podem ser de pressão ou desenvolvimento, as de pressão tem o objetivo de fortalecer a própria posição e enfraquecer a do oponente. São táticas que visam confundir, intimidar ou enfraquecer a posição do oponente, podendo prejudicar gravemente a relação interpessoal. Essas táticas são muito desgastantes, e ate em certas situações são enganosas manifestando opiniões que não correspondem à realidade, usa uma autoridade superior e muitas exigências.

Já as táticas de desenvolvimento não têm por que prejudicar a relação entre as partes, ela inicia apresentando uma proposta, ou deixa que a outra parte vá em frente, facilitando toda a informação disponível ou a mais necessária. É a forma de negociação com a maior possibilidade de um acordo satisfatório para ambas as partes.

* O processo de negociação

Negociação é uma questão de sobrevivência nos dias de hoje, e saber o que é mais ou menos importante é a conseqüência da conversa entre as duas partes envolvidas, o dialogo é algo muito importante em uma negociação estar com a cabeça tranqüila só pensando em como elaborar aquela negociação é muito

importante, para que a negociação saia como o esperado as duas partes tem que entrar em um acordo, e para que esse acordo saia as duas partes tem que estar feliz com o resultado dessa negociação.

Negociação é uma forma de nos expressarmos um aos outros, nos não percebemos mais negociamos o tempo todo em casa, na escola, no trabalho e principalmente quando vamos fazer compras, negociamos valores de eletro domésticos, no lazer negociamos preços de parques de diversões, negociamos quando vamos ao supermercado, nos preços dos produtos todo tempo estamos negociando, isso é uma coisa que vem do ser humano, dês da época da pedra já negociaram, e agora não poderia ser diferente.

Um bom negociador é aquele que sabe falar e sabe ouvir, aquele que tenta sempre deixar a pessoa que ele esta negociando com saídas, isso conta muito em uma negociação, porque assim a pessoa ou o cliente fica mais satisfeito com o produto, e isso é mais fácil para que o negociador venha fechar um negocio ou um contrato e com bons resultados isso leva a um crescimento na empresa, em casa, sua - alta estima sobe-la em cima com resultados vem melhores salários, melhores cargos dentro da organização, credibilidade para dar opiniões e com isso o trabalhador sem irá render mais e isso é muito importante, para a organização.

* Habilidades essenciais para os negociadores

A negociação é um processo interpessoal, e o maior obstáculo é a tendência de seguir sem pensar, o que nos faz cometer erros, há muita emoção em uma negociação, e o alto desgaste emocional pode atrapalhar

no desenvolvimento de um acordo. Para cada minuto de negociação deve-se ter um minuto de preparo, deve-se descobrir o máximo possível sobre a

pessoa que esta negociando. Invente cenários para que seja possível encontrar uma solução que atenda o seus interesses e os interesses do outro negociador.

Durante a negociação, você precisa ser um juiz, ou seja, decidir o que é ou não é justo, estando aberto aos argumentos que sejam validos da outra pessoa, e estruturar uma estratégia para tentar prever as ações que a outra parte pode tomar.

Quando se tem ânsia de acabar logo a negociação ou de conseguir lucrar mais rapidamente, há o risco de agir precipitadamente, se preocupando com as possíveis reações do outro e se distanciando dos seus objetivos. Trabalhe certo para que as pessoas possam dizer “sim” para suas idéias. Uma negociação de sucesso não necessariamente existe um vencedor, todos podem sair ganhando.

Por mais racional que seja uma negociação, o fator humano não deixa de estar presente. O comportamento influencia na eficácia da negociação.

Como conseguir sucesso na negociação?

A comunicação é essencial em uma negociação, pois antes de falar ele precisa saber ouvir. Deve-se encontrar as variáveis de interesse e argumentar sobre a situação. Se possível, conheça afundo o perfil da pessoa ou empresa com a qual terá que estabelecer uma negociação, pois assim, os temas e a forma de exposição serão mais assertivas. Argumentar é sempre bom quando você tem certeza do que fala. Em alguns casos é bom colocar algumas dificuldades.

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com