TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma cultura organizacional?

Tese: O que é uma cultura organizacional?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Tese  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

O Que é Cultura Organizacional

Você pode sonhar, criar, desempenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.

(Walt Disney)

A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros de uma empresa. Pessoas são o diferencial das organizações, estamos vivendo em plena era do relacionamento.

A qualidade pessoal é a base para todas as outras qualidades. A qualidade humana busca satisfazer expectativas e desejos emocionais como atitudes, comprometimento, comportamento, atenção, credibilidade, consciência e lealdade. O grande desafio do século XXI será desenvolver a motivação das pessoas. As organizações já começam a perceber a necessidade de se aplicar uma aprendizagem organizacional. Ou seja, elas estão se despertando cada vez mais para a importância do elemento humano.

Tanto os empregadores como os colaboradores precisam estar integrados dentro do seu modelo de gestão, pois é isso que distingue uma organização eficiente com cultura corporativa moderna das demais. A cultura organizacional constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. Ela representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina naquele ambiente. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.

Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais que orientam para o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia. Aqui vão algumas dicas para que sua empresa motive e construa uma cultura organizacional com foco em pessoas:

-Crie, sustente e inspire valores, responsabilidades sociais e comportamento ético em todos os níveis da empresa;

- Forneça às pessoas recursos, treinamentos e liberdade necessários para agir com responsabilidade e comprometimento;

- Envolve as pessoas através de programas ou processos de melhoria contínua para que compreendam a importância de seu papel e de sua contribuição para os resultados da organização.

-Crie debates de temas e problemas da empresa de forma aberta, sem restrições.

- Transforme a melhoria contínua de produtos, processos e sistemas num objetivo de todos e todas na empresa. Estabeleça metas e indicadores de melhorias alinhados para a empresa.

Tenha o foco nas pessoas, desenvolva as qualidades e competências inerentes às pessoas e empresas de sucesso. O brasileiro tem culturalmente um comportamento dos mais amigáveis do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com