TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Projeto de pesquisa: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 GESTÃO DE PESSOAS 4

2.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal prática ainda é confundida com uma atividade restrita ao setor de recursos humanos. Neste âmbito, as habilidades humanas assumem importância capital para qualquer gestor.

Evidenciar as competências requeridas para o gestor do século XXI e os objetivos da Gestão de Pessoas. Compreender a importância do desenvolvimento organizacional.

Essa expressão aparece no final do século XX e guarda similaridade com outras que também vem popularizando-se, tais como Gestão de Talentos, Gestão de Parceiros e Gestão do Capital humano. É a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.

Atualmente, cresce cada vez mais a consciência de que o meio ambiente tornou-se o contexto de todas as questões sociais. Se não houver uma preocupações com relações que sustentam o sistema de vida, ou seja, o cuidado com seres humanos, com a fauna e a flora, com agua, com ar e com solo, corre-se o risco de comprometer o futuro do nosso planeta.

A transformação no cenário competitivo empresarial estão passando por mudanças em seus paradigmas devidos ás pressões internas e externas do mercado.

Que desencadeiam preocupações com gestão ambiental e responsabilidade social.

Entender os fundamentos da Ética, e compreender sua relevância como recurso indispensável para a construção da responsabilidade social e ambiental, condição determinante para a preservação da biodiversidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS

1) Analisar as Ações de Gestão de Pessoas no que diz respeito ao Planejamento Estratégico da Organização (histórico da organização; Missão, Visão e Valores organizacionais).

Em estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objectivos, estratégia e valores. Estes defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrella" à missão, aos objectivos e à estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, missão, objectivos e valores permitem conhecer o "para onde se quer ir" enquanto a restante estratégia permite resposta ao "por onde se pretende ir".

É uma forma do empresário de motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso inicial. Uma declaração de missão bem elaborada é imprescindível para que o mercado escolha a organização como sua fornecedora e ainda é um importante meio de direcionamento dos colaboradores. Além disso deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.

Missão

A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? A organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc.

Visão

A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado. O que a empresa será? Em que direção deve-se apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?

Valores

Quando falamos em valores, estamos falando sobre princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão.

Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da missão, visão e dos próprios valores. Os valores ainda facilitam no comprometimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com