TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E PARTES INTERESSADAS

Relatório de pesquisa: ORGANIZAÇÃO E PARTES INTERESSADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA 01

ALUNO: RENATO FRANCO DE SOUSA - MATRICULA 13.1.5844

ORGANIZAÇÃO E STAKEHOLDERS

Stakeholders é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, administração, referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

O termo foi usado de forma mais ampla pelo filósofo Robert Edward Freeman. Segundo ele são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes pode possuir um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.

A teoria dos Stakeholders utiliza-se de mecanismos de analise da teoria sistêmica, referentes á interdependência e integração dos agentes que compõem um sistema, procurando explicar essa inter-relação e desenvolver fundamentação teórica atinente á responsabilidade social da organização como o ambiente onde está inserida. (Campbell, 1997)

Com o advento da responsabilidade social corporativa as organizações buscam qualidade nas relações com seus stakeholders, através de atividades na área da saúde, segurança e desenvolvimento profissional. Com intuito de melhorar o nível de relacionamento com seus stakeholders internos (empregados) utilizando ferramentas como a pesquisa de clima organizacional para mensurar o impacto de suas atividades e avaliar a responsabilidade social.

No Brasil um grande exemplo da Teoria dos Stakeholders é a ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) como sendo uma das maiores empresas públicas do nosso país.

No microambiente, que se refere às relações que a organização mantém com mais frequência, podemos citar nos Correios os seus consumidores e os seus concorrentes.

Consumidores: todos que utilizam os bens e os serviços oferecidos; no caso dos Correios o transporte de cartas e mercadorias, tendo como principal produto o Sedex.

Concorrentes: aqueles que oferecem produtos ou serviços semelhantes, em idênticos mercados. O Correio tem como principais concorrentes às transportadoras na parte de encomendas e os correspondentes bancários que fazem concorrência com o Banco Postal.

No macroambiente, oferece o suporte para vários níveis da organização. Fatores externos e impossíveis de serem controlados podem influenciar na organização, no caso dos Correios podemos citar como exemplos os Fatores Políticos Diretos e Fatores Econômicos.

Políticos Diretos no caso dos Correios como sendo uma empresa pública, recebe forte influência política, isso pode variar dependendo da forma do Governo Federal agir dentro da empresa.

Fatores Econômicos: se a economia estiver bem, os Correios vão mandar mais encomendas, pois outras empresas que dependem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com