TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de viabilidade para o estabelecimento da ACANNF Ltda

Projeto de pesquisa: Estudo de viabilidade para o estabelecimento da ACANNF Ltda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 13

24

INTRODUÇÃO

Este plano tem como objetivo apresentar os estudos e análises de viabilidade da criação da empresa ACANNF Ltda. que terá seu foco negociação do direito de uso de patente, de pessoas interessadas em vendê-las ou comprá-las.

Toda a fonte da empresa vem da posse que a mesma possui do direito de invenção da suspensão para bancos de ônibus e aviões, distribuído-as as empresas que interessarem-se.

A estrutura da empresa será simples, já que não necessita de grandes espaços, adaptando a sua real necessidade, contudo visando o oferecimento do melhor serviço aos seus clientes.

1.0 DESCRIÇÃO DAS LINHAS GERAIS DO NEGÓCIO

1.1 Oportunidades de Mercado Detectadas

A pesquisa e o desenvolvimento para elaboração de novos produtos (no sentido mais abrangente) requerem, na maioria das vezes, grandes investimentos. Proteger esse produto através de uma patente significa prevenir-se de que competidores copiem e vendam esse produto a um preço mais baixo, uma vez que eles não foram onerados com os custos da pesquisa e desenvolvimento do produto. A proteção conferida pela patente é, portanto, um valioso e imprescindível instrumento para que a invenção e a criação industrializável se tornem um investimento rentável. Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. Durante o prazo de vigência da patente, o titular tem o direito de excluir terceiros, sem sua prévia autorização, de atos relativos à matéria protegida, tais como fabricação, comercialização, importação, uso, venda, etc. (http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/patente/pasta_oquee)

O direito de excluir terceiros à comercialização sem a prévia autorização, e com o direito de uma patente em mãos, torna-se uma oportunidade de negócios inigualável, por possuir exclusividade.

• Por que desta forma?

O presente plano de negócio será desenvolvido com o intuito de analisar minuciosamente o ambiente do mercado e estudar detalhadamente a realidade deste setor, para viabilizar a implantação de uma empresa que possa assessorar, agenciando possuidores de patentes a fazerem bons negócios, e também levar as empresas a inovarem, com a exclusividade da patente o seu negócio.

A empresa é detentora de uma patente, onde “aluga” o direito de produção a terceiros. Os empresários perceberam que neste ramo de negócio existem muitos inventos viáveis, porém sem nenhuma produção, ou mesmo divulgação. Isso se deve a grande ponte existente entre os donos de patentes e a indústria.

Aptos a desenvolver projetos, a equipe da ACANNF ltda. percebeu que se intermediassem as negociações, poderia lucrar junto com os outros envolvidos (empresa que produzirá e inventor), claro que com uma porcentagem bem menor. Tudo dependerá da do planejamento que está sendo feito para a viabilidade do negocio.

A empresa espera atingir um crescimento no mercado de 18%, com o aumento de contratos com os clientes em até 4 anos. Será um diferencial de a empresa ser a “ponte” do negócio, avaliando o poder de quem vende e quem compra, onde todos sairão ganhando, e não só um. Com isso alcançará seu benefício: crescimento com honestidade e credibilidade cada vez maior no mercado.

• Produto inicial:

Patente: Suspensão para bancos

Idéia original da equipe, patenteada quando ainda estudantes de administração. É um projeto onde visa mais conforto para viajantes de ônibus e avião.

Funcionamento: quando acionada a alavanca para que o encosto do banco se incline, antes o banco, possuindo um sistema de suspensão, eleva-se alguns centímetros da posição inicial, a fim de trazer conforto para a pessoa que se encontra no banco de trás. É totalmente burocrático e caro a política de patente. É necessária uma paciência até a conclusão do processo.

O documento que comprova a existência da mesma segue em anexo.

1.4 Descrição do Negócio

A ACANNF Ltda., atendendo pelo nome fantasia de ÚNICA será criada para preencher uma lacuna no mercado brasileiro em setores diversos do mercado. A empresa com previsão para ser inaugurada 10 de Março de 2010, com o objetivo de integrar inventores e inventos ao mundo dos negócios.

A empresa irá trabalhar desenvolvendo projetos de consultoria e agenciamento, tendo a visão correta da verdadeira necessidade da cliente, para que possa intermediá-lo na negociação com o possuidor de patente. O cliente terá um produto único, tendo que pagar por isso. Contudo, a cliente estará pisando em chão firme ao fechar o negócio, pois a ACANNF ltda. fará toda a analise de viabilidade para o produto requerido.

Os clientes serão atraídos por muito marketing em revistas de todos os gêneros, principalmente da área administrativas e área de engenharia, a fim de empresas interessadas em ter produtos exclusivos, paguem a intermediários (nós) para procurar os inventos e inovações; ou inventores dispostos em negociar a posse do direito do produto, por tempo determinado, necessitando de um intermediador.

Todo o procedimento, de ambas as partes, será documentado e as porcentagens referente ao serviço prestado acertado previamente. A ACANNF ltda. trabalhará com uma margem de 25% sobre o negocio que foi vendido, e mais 25% do que foi comprado. Ganhará tanto quem compra como de quem vende.

• Custo

Uma das empresárias cedeu uma sala no Prédio comercial (Av. Getulio Vargas, 938 APTO 102, bairro VL Esperança, São Lourenço, Minas Gerais). O capital social será investido parte em móveis, computadores e celulares. Um notebook e um celular para cada integrante da empresa, já que serão os próprios donos-funcionários. A empresa possui uma equipe de administradores de empresas. São os próprios sócios que desenvolvem toda a negociação, já que os colaboradores têm todo conhecimento adquirido na faculdade de administração. Serão responsáveis por tudo, desde itens relevantes para manutenção da empresa, bem como a parte burocrática dos setores: Finanças, Marketing, RH e Produção.

• Missão

Auxiliar, tanto o cliente que comprará quanto o que venderá o produto, fortalecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com