TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é gerenciamento financeiro e orçamento e sua importância para as organizações

Projeto de pesquisa: O que é gerenciamento financeiro e orçamento e sua importância para as organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.097 Palavras (25 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 25

EQUIPE:

 Alessandra Ribeiro da Silva (RA 392400)

 Elane Marques Esteves Gonçalves (RA 398444)

 Isa Gabriely Gonçalves (RA 398201)

 Juliglayson dos Santos de Sousa (RA 402745)

 Moisés Braga de Sousa Costa (RA 392359)

 Isa Gabriely Gonçalves (RA 398201)

Trabalho apresentado ao Prof. Wagner Luiz Villalva

Da disciplina: Administração Financeira e Orçamentária

Professor Tutor: Luis Carlos de Melo Vieira

Turno: noite

Do curso de: Administração

Polo de apoio presencial: Ananindeua – PA

Setembro de 2014

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS falaremos sobre o que é Administração Financeira e Orçamentária e sobre a sua importância para as organizações.

E, ao nosso entender, podemos definir a Administração Financeira e Orçamentária como sendo a arte e ou a ciência de administrar fundos de investimentos com o intuito de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados.

Analisaremos os três diferentes tipos de sociedades, detalhando as características de cada uma, bem como, as vantagens e desvantagens da escolha de cada uma delas.

Abordaremos ainda sobre o valor do dinheiro no tempo e também o assunto risco e retorno, apresentando a relação entre risco e retorno e mesuraremos o risco e o retorno. Apresentaremos também a funcionalidade do CAPM – Modelo de Precificação de Ativos Financeiros e como uma empresa pode ter vantagem com o mercado e.

Falaremos sobre métodos de avaliação, métodos de orçamento de capital: sem risco, sua definição e ação como um título representativo. Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada á economia e à contabilidade.

DESENVOLVIMENTO

A elaboração do presente relatório consiste em analisar os riscos e os impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas da inflação, sobre os temas tratados em aula, com foco na análise de investimentos, potencializando o conhecimento em elaborar o controle administrativo financeiro de uma organização.

O objetivo da realização do relatório é demonstrar com os riscos e os impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas da inflação.

Para facilitar nossos estudos, realizamos nosso relatório por etapas e em cada uma delas aconteceu uma aprendizagem diferenciada.

Na primeira etapa do relatório verificamos os principais conceitos da administração financeira e orçamentária e aprendemos como escolher os investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro, sempre auferindo os melhores resultados.

Na segunda etapa aprendemos a relação entre o risco e o retorno: quanto maior o risco que o investidor aceita correr, maior é a expectativa do retorno sobre o investimento efetuado.

Durante a realização da terceira etapa aprendemos sobre o valor de um ativo, tal como uma ação ordinária ou um título, e como este é influenciado por três fatores principais: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco ou incerteza do fluxo de caixa

Na última etapa aprendemos a executar uma análise de orçamento de capital por meio da comparação orçamentária entre projetos, e, a partir daanálise, selecionar o projeto com o máximo de retorno possível e com o menor risco de prejuízo.

ETAPA 01

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Se pudéssemos destacar um fator principal para identificar uma boa Administração Financeira, qual seria o mais importante a destacarmos?

Essa é uma pergunta muito comum entre os administradores, mas como respondê-la?

A administração financeira não possui uma fórmula exata, mas sim um conjunto de fatores e atitudes que diferenciará uma boa administração de uma má administração.

ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA

É um fator indispensável, a falta de realização dessa tarefa é a principal causa dos fracassos no mundo corporativo.

Consiste na elaboração de um fluxo de caixa para controle e previsão de receitas e gastos (Entrada e Saída de Capital).

 Estabelecer Controles

Consiste na previsão de caixa que será elaborada pelo administrador financeiro, contendo: previsões,condições, e prazos de recebimento das vendas (informação obtida com o departamento de vendas); gastos com produção (informação obtida a partir do pessoal de produção e contabilidade de custos); e retenção de gastos e despesas excessivas (uma vez estabelecida deve ser cumprida por todos os departamentos da organização).

O controle de dados é realizado a partir das informações de Movimentação Financeira, Controle de Pessoal, Controle de Máquinas, Veículos e Equipamentos e Controle de Estoques.

REGIME DE CAIXA E DE COMPETÊNCIA

Após estabelecer os controle e montar o fluxo de caixa é preciso disseminar o que Regime de Caixa (Receita: ocorre no momento do recebimento. Despesa: ocorre no momento do pagamento) do que é Regime de Competência (Receita: quando ocorre o faturamento. Despesa: no ato do consumo). Rotineiramente as análises são feitas com base no Regime de Competência, pois permite uma visão ampla da situação financeira da organização.

CUSTO DO CAPITAL

São os custos dos recursos financeiros, podendo ser próprios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com