TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Taylor and Scientific Management

Tese: Trabalho sobre Taylor and Scientific Management. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho sobre Taylor e a Administração Cientifica

Frederick Taylor nasceu em 20 de Março de 1856 em Filadélfia nos Estados Unidos, no seio de uma familia abastada que fez fortuna no negócio das hipotecas.

Em 1878, depois de estudar na Europa e recusar fazer o curso de Direito em Haward, optou por trabalhar na Midvale Steel Company. Começou como operário mas logo passou para escriturário, maquinista, contra mestre (gerente) e finalmente engenheiro chefe.

Em 1890 torna-se Director da Manufacturing Investment Company, em Filadélfia, tendo depois passado por diversas fábricas onde foram sendo implementados os seus métodos de produção e em 1906, é eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros Mecânicos. Antes disso, em 1903, Taylor publica o seu primeiro livro “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde apresenta pela primeira vez de suas idéias sobre a racionalização do trabalho. Três anos mais tarde, em 1906, publica o seu segundo livro: “The Art of Cutting Metals” (A Arte de Cortar Metais).

Em 1911 publica a sua grande obra intitulada "The Principles of Scientific Management" (Princípio da Administração Científica) na qual defende os princípios da Teoria da Gestão Científica do Trabalho.

Morre vítima de pneumonia, no dia 21 de Março de 1915, um dia depois de ter completado 59 anos de idade.

http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/taylorfrederick.htm

A Administração Científica tinha em sua essência teve o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.

Taylor buscava, com isso, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção da empresa. Ele observou que o sistema de gestão da época continha muitas falhas, entre elas: a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada nas empresas.

Seu trabalho foi dividido em dois períodos:

1º período de Taylor: racionalização do trabalho dos operários das fábricas da época.

2º período de Taylor: definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa.

Em seu livro “Administração de Oficinas” (1903), Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.

Instrumento criado para promover a racionalização do trabalho do operário. Era a divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação em uma tarefa. Entre as vantagens do estudos dos tempos e movimentos estão:

Eliminação do desperdício de esforço e movimentos inúteis;

Racionalização da seleção dos operários e sua adaptação ao trabalho;

Facilita o treinamento e melhora a eficiência e rendimento.

Organização Racional do Trabalho (ORT)

A Organização Racional do Trabalho visava a eliminação de movimentos inúteis, fazendo com que os trabalhadores executassem suas tarefas de forma mais simples e rápida, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente.

Em 1911, Taylor apresenta, em seu segundo livro “Principles of Scientific Management”, os princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com