TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipermercado Carrefour

Projeto de pesquisa: Hipermercado Carrefour. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Nos próximos capítulos falaremos de um setor que é um dos maiores arrecadadores e de maior importância na atual vida moderna da nossa sociedade: O Setor Supermercadista, onde resumiremos o assunto falando de um empresa em especifico o Hipermercado Carrefour uma organização de âmbito nacional, que serve de ótimo exemplo de como esse setor movimenta a nossa economia e quão grande é a sua importância tanto para a economia do pais quanto para o abastecimento de nossas casas, com produtos que podem ser de cunho indispensável ou até mesmo supérfluos que alguns podem ter acesso e ao mesmo tempo outros não, pois a mesma recebe consumidores de diferentes classes.

Conheceremos um pouco mais da rotina dessa empresa, das perdas, dos ganhos, de suas estratégias e planos para driblar a concorrência e se manter como um dos grandes e significativos grupos atuantes há tantos anos nesse setor. Também teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais dos bastidores da mesma, seus projetos sociais, planos de cargos e salários para seus colaboradores, enfim, conhecer o interno e quem está por trás das prateleiras e produtos que compramos e consumimos diariamente.

Desenvolvimento

Os produtos comercializados no CARREFOUR são de diferentes seguimentos. Hoje conceituada uma das maiores redes de mercado, atingindo um público alvo de todas as idades, famílias de classe baixa, média e em sua maioria classe alta, que chega a cerca de 90% dos clientes que fidelizaram a marca em sua casa. Em média de 650 famílias por dia visitam o estabelecimento para fazer compras mensais ou utensílios para o dia-a-dia. O estoque sempre é reforçado para atender a demanda e abastecer todos os setores da loja. Os clientes passam em média 1h30min, fazendo compras e consumindo em torno de R$350,00 a R$500,00 o que pode haver variações de acordo com o preço de mercado aplicado e quantidade de produtos adquiridos.

As formas de pagamento podem ser: À vista, no cartão de crédito parcelado em até 5x sem juros ou 12x no cartão e ainda tem descontos especiais em alguns itens. Não aceitam cheque! A maior parte dos clientes prefere optar pelo parcelamento em até 5x sem juros no cartão de crédito. A preferência e liderança em vendas são de produtos na área de eletrodomésticos e eletrônicos. Ex: Tv , Celulares, Fogão, Geladeira dentre outros.

O consumidor quando não encontra algum produto de sua preferência em sua maioria acabam optando por produtos similares, pois a loja dispõe de muitas opções e lançamentos de novas marcas e produtos. Quando há um aumento nos preços os consumidores podem até notar, mas acabam finalizando as compras já que o mesmo trabalha com o preço sempre baseado de acordo com a concorrência de mercado. Para que isso ocorra é feito uma pesquisa com bases estatísticas de valores aplicados pela concorrência, se houver aumento de algum produto se tem como estratégia diminuir o preço de outro para gerar um fluxo de caixa e movimentação do estoque. É fundamental analisar a demanda, pois quanto maior a procura automaticamente esse produto sofrerá aumento de valor.

Com a inflação os preços praticados sofrem alterações e influência na hora da reposição e preço de tabela, porém por se tratar de uma grande rede a empresa não costuma sentir um grande impacto como um mercado tradicional. Possui estratégias de vendas um das mais utilizadas são as promoções relâmpagos que normalmente é feita na entrada da loja, com horário e quantidades demasiadamente marcadas ou por número de pessoas, podendo ser também até durar o estoque.

As compras de fornecedores são feitas da seguinte forma: Por meio de cotação, fazendo no mínimo até três orçamentos para comparar os valores, negociação com a empresa fornecedora para cobrir a oferta, encaminha para o financeiro e aguarda a aprovação, sempre será autorizada a compra de menor preço, e o financeiro envia uma O.C- Ordem de Compra.

O Carrefour possui grandes redes de forte concorrência, podendo citar dentre elas: Hipermercado Extra, Wall Mart e no setor de decorações como concorrente direto a Leroy Merlyn. Ambos oferecem serviços e atendimentos personalizados, site de compras, folder, encarte, propagandas e cada um possui um diferencial na marca, dispondo na maioria das vezes de tudo que o consumidor procura e até mesmo procurando se antecipar as necessidades dos mesmos, com preços acessíveis “sempre que possível”, eletrodomésticos, decorações, comidas, bebidas, utensílios pra casa, cama, mesa e banho.

A inovação e a adequação da necessidade do mercado e do consumidor no momento atual é um dos pontos fortes dessa empresa, onde a satisfação e a conquista da fidelidade do cliente é uma das metas de maior importância dessa grande rede supermercadista.

PERDAS E DANOS

Perdas e quebras são os fantasmas que mais assombram os Hipermercados. Os prejuízos causados por mercadorias estragadas ou danificadas, além de produtos furtados chegam a superar a média de 2,3% do total de vendas de uma empresa.

Um profissional importante é o Agente de Prevenção de Perda (APP) – existe um atuando em cada loja. De dois em dois dias, ele analisa vários pontos de cada setor entre eles; validade de produtos e processos de abastecimento atribuindo notas de zero a dois. Quando a nota é baixa coloca-se em prática um plano de ação, a partir de critérios estabelecidos pela empresa sendo feito o acompanhamento de perto de cada solução.

Custos de Prevenção de Perdas - Todos os custos destinados à custódia, manejo e vigilância das mercadorias nos processos de comercialização como depreciação e manutenção de equipamentos de vigilância (etiquetas eletrônicas, etc.), pagamento de salários e benefícios com encargos dos recursos humanos empregados para estes fins; contratação de serviços externos (cliente anônimo, terceirização de inventários, serviços de segurança terceirizado), programas como premiação etc. Excluir custos com apólices de seguros de furto de mercadoria e transporte de valores.

Despesas Operacionais – são despesas gerais que não alteram o custo da mercadoria, servem para levar a cabo a consecução do objetivo social da empresa.

Erros administrativos - São aqueles que acontecem no processo administrativo; contagem de inventários, marcação dos produtos, etiquetagem de artigos, registros contábeis, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com