TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  6/5/2015  •  Tese  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução da contabilidade

1.1 Tomada de decisão

Com frequência, todos nos estamos tomamos decisões a partir da hora em acordamos, desde o que vamos comer, a roupa que vestimos e até mesmo decisões importantes em nossa vida como, nos casar ou então adquirir um carro ou uma casa. Claro que devemos avaliar mais profundamente essas decisões, pois quando mal tomada pode prejudicar toda uma vida.

A situação na administração de uma empresa não é diferente. Os responsáveis frequentemente estão tomando decisões e na maioria das vezes muito importantes, e até mesmo necessárias para o sucesso do negocio. Há a necessidade de dados e informações corretas, para que seja tomada uma boa decisão. Como por exemplo, na compra de materiais e maquinário, divida ao longo e curto prazo, reduzir custos e produzir mais.

Sendo assim, a contabilidade é um grande instrumento que auxilia as decisões, pois ela coleta os dados econômicos, que contribuem de alguma forma na tomada de decisões.

1.2 Função do Contador

O contador tem como função produzir informações uteis aos usuários de contabilidade para a tomada de decisões. Em empresas de pequeno porte, a função do contador foi destorcida, sendo voltada apenas para satisfazer as exigências do físico.

1.3 Objetivos da Contabilidade

O principal objetivo da contabilidade é conforme a estrutura de uma empresa, permitindo a cada usuário a avaliação da situação econômica e financeira, para que possa futuramente caso haja necessidade interferir sobre as tendências.

1.4 Cenários Contábeis

A contabilidade estuda objetos, fenômenos e fatos resultantes nas ações humanas, direcionado aqueles que estão envolvidos na criação, manutenção e incremento das riquezas, ou seja, do patrimônio. A mesma surgiu da necessidade de donos de patrimônios que desejavam acompanhar a variação e controlar as finanças, surgindo especificamente para o homem proprietário de patrimônio, que obtendo conhecimentos das informações contábeis, possa melhorar a saúde econômico-financeira, para auxiliar nas decisões adequadas para a ampliação do patrimônio.

Com a evolução, foram surgindo os fornecedores de mercadoria a prazo, banqueiros, o governo, o administrador, os empregados, clientes, entre outros segmentos da sociedade. Assim chegando a um grande nível de crescimento, tornando-se de grande porte.

1.5 Contabilidade como profissão

A contabilidade proporciona diversas oportunidades ao profissional. O estudante terá diversas alternativas por um curso superior como contador, que lida com o patrimônio das instituições na área financeira e econômica. Como Auditor Interno, Analista financeiro, Perito Contábil, Consultor e exercer a função em cargos públicos através de concurso.

1.6 Evolução da contabilidade

Ao abrirmos a bíblias no primeiro livro, o Gênesis, flagramos uma “competição” entre Jacó e seu sogro Labão no que diz respeito ao crescimento de suas riquezas. Isto é, se ali se discernia que a riqueza de Jacó crescia mais que a de Labão, para isso precisaria de algum controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com