TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Poderíamos iniciar este trabalho relatando números e demonstrando gráficos de como uma empresa realmente funciona em meio a uma sociedade e em meio claro a um mercado que atualmente é muito competitivo e incerto.

Mas primeiramente devemos compreender de forma clara como tudo acontece dentro das organizações, como são conduzidos os processos de produção de um produto ou quem sabe ainda como essas empresas realizam suas departamentalizações para que tudo saia da forma esperada ou planejada.

Neste trabalho iremos abordar um assunto que considero ser de muita importância para o acadêmico de administração, é aqui que veremos como a mágica de se manter uma empresa ativa no mercado acontece. Quando me refiro ao termo “mágica” não o coloco em total porcentagem de forma figurativa, afinal as empresas hoje em dia realizam verdadeiros shows acrobáticos para que sua marca ou nome permaneça em destaque em meio a diversas outras do mesmo setor e ramo de atividade.

O que de fato então veremos aqui é uma síntese de como uma empresa funciona, demonstrando desde a captação de seus recursos, passando pelo processo de fabricação chegando assim nos resultados e claro na concretização dos objetivos.

Veremos também como funciona um determinado departamento de uma empresa para que essa concretização desses objetivos sejam alcançados, demonstrando os dados por base dos quatros primordiais processos de gerenciamento: planejamento, organização, direção e controle.

Sem dúvida aqui novos horizontes serão abertos para que se possa assim, o acadêmico do curso de Administração, absorver muito mais informação e sempre ficar com a sensação de quero mais.


  1. DESENVOLVIMENTO

É verdade quando dizemos que ninguém vive sozinho. Assim tão são as empresas. Pense assim em uma empresa panificadora, logo que adentramos em seu depósito deparamos com diversos insumos e materiais isolados, sem nenhuma relação entre si. Cada qual permanecendo como estão no depósito não daria a lógica da abertura da empresa.

Logo, una esses mesmos materiais isolados por meio de esforço humano e de projetos que o resultado será um pão francês, uma rosca, um bolo e muitos outros produtos.

Pois bem, aqui iremos analisar a forma e operacionalização de uma empresa construtora de imóveis e edifícios residenciais. Com base no quadro 1, das orientações para o trabalho, temos a seguinte situação:

Temos os materiais que são os input da empresa, que advêm de fora para a realização de um processo. Encontramos também toda uma estrutura que a própria empresa disponibiliza (throughput) para que se possa transformar as entradas em algo almejado. E as saídas ou output, que é o resultado do processo realizado que, aqui no nosso caso são os imóveis.

Tudo se inicia de forma à compra dos insumos que serão precisos para o alcanço do objetivo. Nossa empresa então adquire cimentos, areia, brita, cascalho, tijolos, ferragem e muito mais. Não podemos esquecer também que para se adquirir todo esse material precisamos de uma quantia financeira, que também faz parte do input da empresa.

A nosso favor temos o que há de mais modernos em tecnologia para que possamos iniciar o projeto, equipamentos de medição, para preparação do solo e demais que são fundamentais na somatória do processo. Um tempo é estipulado para que tudo seja realizado e o conhecimento então nesse momento é o fundamento para passarmos ao seguinte passo.

Tudo o que foi gasto e dito até o momento de materiais, tecnologias, informação entre outros, faz parte da entrada de nossa empresa, aqui expostos todos os recursos que a empresa detém para a realização do projeto que é o de construir imóveis.

Depois de termos discriminado toda a parte de entrada, ou seja, apresentado todos os recursos que a empresa necessita, vamos agora ao seguinte passo: o processo.

Nessa fase, é onde tudo começa acontecer. Lembra do exemplo dado no início deste texto, da panificadora, no momento que os materiais são unidos pelo esforço humano? Aqui esta acontecendo a mesma coisa só que com recursos diferentes.

Tudo o que foi planejado, e disponibilizado na entrada passa agora por um processo de transformação, os operários são contratados para que se execute as tarefas definidas, transformando assim o que antes era materiais isolados em um produto de saída. Aqui podemos visualizar a construção de todos os imóveis nesse processo, as paredes sendo erguidas, os telhados já sendo montados, a jardinagem sendo composta, todos os recursos sendo aplicados.

E em momento de todo essa operacionalização vai de encontro com a reta final, onde alcançaremos os objetivos já concretizados. Chegamos então nas saídas ou output. Aqui veremos que tudo o que foi visto no início, com relação aos recursos foram aplicados no processo de transformação para que chegássemos em resultados satisfatórios e esperados.

Nossa construtora finaliza então todos os imóveis que foram objetivados a serem construídos e assim consegue alcançar à realização de todos os produtos com muita qualidade, superando o esperado nos resultados e deixando os clientes satisfeitos por terem empreendido em um bem tão bem realizado.

É importante lembrar que todas as etapas ao qual passamos juntamente com a empresa analisada, foram de essencial importância para a realização do objetivo, que era a construção de imóveis.

Como já dito inicialmente neste contexto, ninguém vive só. Todos somos submetidos uns aos outros. E já que essa teoria é válida, podemos levá-la para a nossa construtora, a empresa que analisamos. Para que tudo o que aconteceu ocorra de forma ordenada e sem falhas, antes de tudo é necessário que se tenha uma equipe de funcionários capacitados para que se faça valer a vontade ou necessidade de realizar um feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com