TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção E Sua Evolução Histórica

Exames: Administração Da Produção E Sua Evolução Histórica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  3.518 Palavras (15 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 15

ETAPA 1

Administração da produção e sua evolução histórica

Na pré-história a industrialização já acontecia, porém de forma simples e artesanal.

Originando assim o conceito da produção que nada mais é que um conjunto de atividades que levam a transformação de um bem ou produto, como por exemplo, a transformação da matéria prima para produto acabado. Os pioneiros em produção de forma organizada foram os artesões que com o decorrer do tempo foi sendo substituído pela industrialização. A evolução da produção foi sofrendo transformações e adequações necessárias conforme a necessidade a produção de pequenas quantidades passaram para grandes escalas, lotes e série simultaneamente acompanhando e sofrendo estudos para produzir como menos gastos e maior qualidade investindo cada vez mais na tecnologia buscando sempre maior produtividade para melhor atendimento e satisfação. Com a revolução industrial surge a necessidade e adequação da padronização em massa, com a visão de produzir o máximo, porém outros fatores também foram o diferencial como ponto de partida, como por exemplo o treinamento de mão de obra , qualificação profissional , criação de cargos de gestão, desenvolvimento de evolução estratégica , planejamento controle da produção e financeiro e por fim desenvolvimento e estudo na área de vendas .

Just-in-time (JIT) tem como objetivo dispor o maior volume possível da produção, usando o mínimo possível de matéria prima, e no momento necessário para obtermos lucros e satisfazer as demandas imediatas da linha de produção. Com os objetivos de flexibilizar a empresa, produzir somente o necessário de forma qualificada, menor tempo, melhor atendimento, menor custo e benefício, redução de estoque desde matéria prima á produto acabado, estudo com o mercado para melhoria continua.

Engenharia simultânea trabalha com o foco voltado para todas as áreas funcionais e etapas no processo de produção no desenvolvimento do projeto, pesquisas e projetos voltados com a preocupação de redução de prazos, custos e solução de problemas encontrados no processo. Tecnologia de Grupo atividade envolvendo engenharia e manufatura. A Tecnologia de Grupo (TG) é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.)

Consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação na fábrica de caminhões da Volkswagen. Ele reúne numa mesma fábrica sete grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com políticas integradas e decisões por consenso, se objetiva alcançar maior valor agregado ao produto fornecido, sendo a Volkswagen a aglutinadora e líder do consórcio. Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós-venda. O consórcio objetiva formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.

Células de Produção serviço de uma ou mais estações de trabalho, se caracteriza como uma forma de organização na produção que tem a integração como ferramenta para atingir seus objetivos, integrando as partes envolvidas como integração entre os operadores diretamente com os postos envolvidos e de apoio cada um com suas características próprias e envolvimento e motivação entre as partes, ou seja, um espírito de equipe com mais responsabilidade e autogestão.

Desdobramento da função qualidade (QFD) ferramentas da qualidade que tem como objetivo permitir que a equipe de desenvolvimento do produto se incorpore nas necessidades dos consumidores em seus projetos de melhoria em produtos e serviços para melhor atendimento e satisfação.

Comakership foco na forma desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.

Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS) conjunto de máquinas interligada ao sistema central de controle automatizado.

Manufatura Integrada por Computador (CIM) atua na integração de forma total da organização voltada a manufatura por meio de sistema computadorizado.

Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparações de processos e práticas de companhia para companhia com o objetivo de identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Produção Customizada é um tipo de manufatura direcionada para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto.

Resumo

Com a evolução da produção e operações surgiram vários conceitos, entre eles podemos citar a Produção em Massa, que é caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação nos tipos de produtos finais.

Outro conceito amplamente difundido foi o de Produção enxuta significando maior produtividade com o menor estoque e com o mínimo de recursos (Mão-de-obra, Máquinas e equipamentos.), introduzindo também as seguintes filosofias e conceitos citados acima como ferramenta e apoio de trabalho para atingir melhores resultados e serviços qualificados.

O Just-in-time (JIT), a engenharia simultânea, a Tecnologia de grupo, o Consórcio modular, as Células de produção, o Desdobramento da função qualidade, o Comakership, os Sistemas Flexíveis de Manufatura, a Manufatura Integrada e o Benchmarking.

Passo 2

Empresa: Farma Conde

Localização: Santa Branca - SP

Segmento: Farmacêutico

Porte: Médio

Produtos Comercializados: Medicamentos e Perfumaria

Público Alvo: Geral

Contato: Aline B. Bareiro

Cargo: Balconista

Passo 3

Farma Conde

Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com