TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Qualidade

Trabalho Universitário: Administração Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

Certamente, grandes indivíduos fazem parte da história da qualidade. O termo não é recente, mas é presente na vida do ser humano. Desde os primórdios, há a preocupação do homem por melhorias, pelo aperfeiçoamento, pela sua própria realização e pela transformação da natureza. Hoje, o movimento da qualidade tem contribuído de forma marcante na obtenção das vantagens competitivas junto às organizações, empresas, países e pessoas tornando-se exclusiva no ramo administrativo.

Deming (William Edwards Deming)

Deming, estatístico nascido nos Estados Unidos, foi pioneiro mais atuante e inovador, propôs uma transformação gerencial com Bse em 14 princípios, que são adotados em todos os níveis da organização no mundo inteiro. Deming focaliza a qualidade como atendimento às necessidades atuais e futuras dos clientes (Deming, 1990). O autor sugere o ciclo PDCA (Plan, Do Check, Action), definido por Shewhart . “ pai do controle estatístico de qualidade”.

Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/gq/Estudiosos-GQ.pdf

Juran (Joseph M. Juran)

Juran define a qualidade a partir de dois significados: “qualidade é adequação ao uso” e, “qualidade é ausência de falhas”. Além disso, define a função qualidade como sendo “o conjunto de atividades através das quais atingimos a adequação ao uso, não importando em que parte da organização estas atividades são executadas”. Em sua obra Juran (1991) propõe uma estrutura organizacional para organizar a função qualidade.

Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/gq/Estudiosos-GQ.pdf

Feigenbaum (Armand V. Feigenbaum

É o criador do conceito Total Quality Control – TQC, com publicação do seu livro em 1961 que diz: Onde a qualidade deixa de ser responsabilidade de um departamento e passa a ser responsabilidade de todas as áreas. O autor afirma “qualidade é trabalho de todos”. Em 1946, Era tido como perito em qualidade da General Electric (GE)

Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/gq/Estudiosos-GQ.pdf

http://amigonerd.net/outras/diversos/o-guru-da-qualidade-armand-vallin-feigenbaum

Crosby (Philip Crosby)

A qualidade para Crosby é vista como “conformidade com os requisitos”, a qual teria um enfoque na fabricação. A partir desta visão da qualidade, Crosby criou a filosofia do “zero defeito”, segundo a qual as pessoas devem esforçar-se para “fazer certo logo da primeira vez”. É importante citar que, segundo Crosby (1986, p.131): “foi na indústria da General Electric, na década de 50, que se deu uma forma incipiente de mensuração do custo da qualidade”, ou seja, a primeira tentativa de mensuração do custo da qualidade ocorreu nesta empresa.

Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/gq/Estudiosos-GQ.pdf

file:///C:/Users/Marcia/Downloads/SOUZA_EX_Caracteristicas%20das%20publica%C3%A7%C3%B5es.pdf

Ishikawa (Kaoru Ishikawa)

Ishikawa foi fortemente influenciado pelas visitas ao Japão de Deming em

1950 e de Juran em 1954. Para Ishikawa, qualidade significa busca contínua das necessidades do consumidor visando sua satisfação, aspecto que é garantido pela qualidade em seu sentido amplo: qualidade do produto ou serviço, da empresa, das pessoas, da administração, pelo custo do produto e serviço, pelo atendimento no prazo certo. Em conjunto com a JUSE, em 1962, Ishikawa introduziu o conceito de Círculo de Qualidade. Em 1982, viria o Diagrama de Causa-e-Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa.

Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/gq/Estudiosos-GQ.pdf

http://www.qualidadebrasil.com.br/pagina/kaoru_ishikawa/114

Taguchi (Genichi Taguchi)

Precursor: Qualidade do produto através de inspeção Da década de 1950 em diante, desenvolveu uma metodologia que utilizava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com