TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Conflitos

Exames: Administração De Conflitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

Os conflitos configuram-se como parte do processo evolutivo dos seres humanos necessário ao desenvolvimento e maturação de qualquer arranjo familiar, social, político e organizacional. Entretanto, existem inúmeras alternativas para que pessoas e grupos possam lidar com estes. Até pouco tempo atrás, a ausência de conflitos era vista como algo positivo, designando um ambiente onde as boas relações e a competência prevaleciam. Desta forma, o conflito era encarado como resultado de ações e comportamentos de pessoas indesejáveis, vinculado a sentimentos negativos e confrontos prejudiciais ao andamento harmônico das organizações.

Contudo, os conflitos passaram a ser analisados sob uma perspectiva de positividade, os quais podem contribuir para a exposição de ideias, discussões abertas e exploração de diferentes opiniões e valores. Os mesmos não são necessariamente negativos, mas a forma como lidamos com eles pode agravar ou minimizar as reações, de modo que a administração de conflitos evidenciará as estratégias mais adequadas para se enfrentar cada tipo de situação conflituosa. Dentre as causas mais possíveis ao surgimento dos conflitos, podemos destacar: experiência de frustração de uma ou ambas as partes; metas divergentes e diferenças de personalidades, percepções, informações e conhecimento.

É possível acompanhar os nove níveis de evolução dos conflitos, são eles: Discussão aberta, racional e objetiva; Debate; Façanhas e falta de confiança na opinião alheia; Adoção de imagens fixas e preconcebidas com relação à outra parte, fazendo com que as pessoas assumam posições fixas e definidas; Persistência; Estratégias ameaçatórias e punitivas, restringindo o processo de comunicação; Falta de humanidade e adoção de comportamentos destrutivos; Ataque de nervos, e por fim, Ataques generalizados, podendo-se chegar às vias de fato.

O conflito destrutivo surge quando as diferenças de opiniões se agravam e chegam a um comportamento hostil, sendo que as ações corretivas devem ser aplicadas da forma mais imediata para se evitar agravantes. Desta maneira, existem vários tipos de conflitos e sua identificação pode auxiliar na detecção da estratégia mais adequada à sua administração, são estes: Conflito latente, sem nada declarado anteriormente; Conflito percebido, mas sem manifestações abertas; Conflito sentido, atinge ambas as partes e há emoção e forma consciente e, Conflito manifesto, o qual já é percebido por terceiros, podendo interferir na dinâmica organizacional.

Dentre as principais fontes de conflito, podemos apontar: direitos, necessidades e expectativas individuais não atendidas ou não conquistadas; luta pelo poder, status e êxito econômico; manipulação de terceiros; divergência de metas; meio ambiente adverso; preconceitos; tensões, ansiedades e medo; diferenças culturais e individuais, entre inúmeros outros fatores. Dentro de uma organização, os conflitos podem ocorrer por: diferenças de idade, sexo, valores, crenças, falta de recursos materiais, financeiros ou por diferenças de papéis, podendo gerar conflitos interpessoais hierárquicos ou “rixas” pessoais.

Os conflitos dentro da esfera empresarial podem ser negativos: quando desviam a atenção dos reais objetivos, colocando em evidência o objetivo envolvido no conflito; quando interferem na percepção e na socialização dos que entram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com