TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Empreendedora

Projeto de pesquisa: Administração Empreendedora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 7

O empreendedor pode ser um empresário, mas o empresário nem sempre é um empreendedor, um visionário, apenas tem a gestão de algum negócio.

Já o empreendedor vê além do que o empresário consegue ver, ele cria oportunidades onde não existe, e empreende algo jamais pensado pelos outros.

O empresário se limita. Ele é um profissional que está na direção de uma empresa, assumindo assim os riscos. Sua atuação é administrar a organização como ela está. Ele não gosta de assumir riscos que comprometam a situação econômica e estável da empresa, portanto é cauteloso e conservador.

Já o principal objetivo do administrador é desenvolver seu trabalho com eficiência organizacional. Sua contribuição é a visão abrangente da organização e a definição e o cumprimentos das funções básicas do administrador: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

O ranking brasileiro das 10 empresas mais inovadoras tem como detalhe a ausência das empresas da era digital, ou seja, ainda estamos na era da ênfase do hardware como se pode ver abaixo. A presença de grandes indústrias contrasta com a listagem das 10 empresas mais inovadoras nos EUA como poderemos ver no quadro apresentado no final do texto.

Vamos então a listagem das 10 brasileiras, síntese do Ranking publicado pela Exame.com:

EMPRESA QUE CONSEGUIRAM DESTAQUE AO USAR A ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA

1. Azul fez parte da popularização do transporte aéreo

O primeiro lugar na lista da Fast Company pertence à companhia aérea Azul, que foi a única brasileira a figurar na lista global das empresas mais inovadoras eleitas pela revista americana. O prestígio que a Azul possui se deve ao papel que a empresa exerceu na transformação de viajantes de ônibus em passageiros de avião.

2. Ambev liderou a fusão da maior cervejaria do mundo

Não foi um produto que garantiu à Ambev o segundo lugar no ranking da Fast Company, mas sua capacidade de inovar na gestão. Para a revista, a medalha de prata é merecida por “liderar a fusão que formou a maior cervejaria do mundo”.

3. Petrobras é líder de exploração em águas profundas

As descobertas de petróleo na região do pré-sal levaram a Petrobras ao terceiro lugar no ranking. A revista chama a atenção para o fato de que, diferentemente de outras grandes companhias, que se limitavam a explorar as reservas de mais “fácil” acesso, a Petrobras investiu em depósitos de óleo em águas ultraprofundas, usando equipamentos inovadores para alcançar o objetivo. Hoje, a estatal é referência nesse tipo de tecnologia e, ao avançar 2.700 metros de profundidade, ela pode colocar o Brasil na lista dos países com maiores reservas de petróleo no mundo.

4. Osklen é chique e sustentável

A inovação já estava presente na Osklen desde sua inauguração. A primeira loja da confecção de roupas esportivas para frio extremo foi inaugurada em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. Mas não foi por isso que a empresa, fundada em 1989, conquistou o quarto lugar na lista da Fast Company, e sim por ser uma grife que combina sustentabilidade e elegância.

5. Embrapa inova na agricultura tropical

O uso de técnicas tradicionais para aumentar os níveis de vitamina da banana, feijão, milho, mandioca e abóbora, feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 2010, foi um dos motivos que levaram a instituição ao quinto lugar no ranking.

6. Gerdau respondeu bem às mudanças do mercado

Depois da crise internacional iniciada em 2007, a Gerdau foi rápida no gatilho e esperta o suficiente para acompanhar as mudanças do mercado do aço e continuar crescendo. Além de bons rendimentos, isso rendeu a ela uma posição na lista da Fast Company. Em 2010, o lucro líquido da siderúrgica foi de 2,4 bilhões de reais, número 144% maior do que em 2009.

7. Natura inova pela sustentabilidade e produtos naturais

“Por fazer crescer um império com a flora brasileira”. É assim que a revista Fast Company resume a justificativa para a Natura ter conquistado o sétimo lugar na lista das mais inovadoras do país.

8. Embraer desafiou o modelo de terceirização da aviação

Em vez de seguir o exemplo tradicional de terceirização, a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) optou por terceirizar boa parte de sua produção e adotar um modelo de parceria de riscos com os fornecedores. A nova fórmula serviu para tirar projetos do papel, compartilhando custos e riscos com empresas parceiras, e transformar a empresa em uma verdadeira montadora de aviões.

9. Metalfrio soube identificar e explorar um novo nicho

A fabricante de refrigeradores comerciais Metalfrio Solutions encontrou um mercado lucrativo e soube explorá-lo. Em vez de imitar a concorrência e ter um portfólio amplo de eletrodomésticos de “linha branca”, a empresa preferiu concentrar o foco em um só nicho, o de refrigeradores, geladeiras e freezers para estabelecimentos comerciais.

10. Solar Ear democratizou os aparelhos de surdez

Um aparelho digital de surdez com bateria recarregável por energia solar permitiu que deficientes auditivos de populações pobres pudessem voltar a ouvir a um baixo custo. Além de democratizar o produto e trazer uma tecnologia inovadora, a organização não governamental Solar Ear, criada a partir de uma parceria entre a ONG Instituto CEFAC, uma consultoria e integrantes da Universidade de São Paulo, emprega jovens surdos, responsáveis pela montagem do aparelho, atualmente exportado para 30 países.

As 10 empresas americanas mais inovadoras de 2010

Nota-se uma presença significativa das ditas “empresas digitais” e a ausência dos grandes complexos industriais, em especial as empresas automobilísticas, onde a inovação ainda é limitada pela dureza da visão mecânica dos produtos gerados.

ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA

A competitividade crescente das empresas japonesas, sobretudo a partir dos anos 70, obrigou as empresas americanas (e mais tarde as européias) a uma atitude de reação. A princípio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com