TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Empresa ML MODAS

Projeto de pesquisa: Administração Empresa ML MODAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................4

2.1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A EMPRESA.......................................4

2.2 ECONOMIA DA EMPRESA........................................................................4

2.3 FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS..............................................................6

2.4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.............................................................6

3. CONCLUSÃO..............................................................................................8

4. REFERÊNCIAS............................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a empresa M. L. MODAS que atua há 05 anos no ramo de artigos de praia e piscina na cidade praiana de Rio das Ostras/RJ.

Também descreve todo o processo de crescimento da empresa, as concorrências, o atendimento e a preocupação da proprietária com relação a preços, despesas fixas/eventuais e lucro.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A EMPRESA

2.1.1 Nome da empresa: M. L. Modas

2.1.2 Proprietária: Sr.ª Marta Pereira

2.1.3 Localização: Praça do Artesão, 164 – loja 06 – Balneário Remanso – Praia do Centro – Rio das Ostras – RJ

2.1.4 Setor produtivo: Terciário

2.1.5 Porte: Microempresa

2.1.6 Quantidade de funcionários: 01(informal)

2.1.7 Produtos comercializados: Artigos de praia e piscina

2.1.8 Perfil dos clientes:

Geralmente são pessoas com idade entre 25 e 85 anos, com renda entre 03 a 10 salários mínimos, casadas com filhos.

Predominam pessoas do sexo feminino, com escolaridade de nível médio a superior.

2.2 ECONOMIA DA EMPRESA

A empresa M.L. Modas está localizada de frente para a praia do centro da cidade de Rio das Ostras, local frequentado por famílias com crianças e idosos devido a mansidão do mar e proximidade do centro da cidade.

Os produtos infláveis e artigos de piscina e praia são os mais procurados pelos clientes, onde a marca “Mor Distribuidora” tem a maior preferência.

Foi perguntada a proprietária do estabelecimento se quando os preços destes produtos aumentam se os clientes reclamam. A proprietária respondeu que geralmente não ocorrem reclamações, pois além de não ter ocorrido um aumento significativo nos preços destes produtos, as marcas concorrentes com artigos similares não oferecem a mesma qualidade.

Quando o cliente não encontra o artigo preferido, dependendo da sua necessidade, ele aguarda a sua chegada. Por exemplo: se o cliente estiver na praia e quer um guarda sol da marca preferida e não encontra, se estiver com crianças compra outra marca, mas se só estiver na companhia de adultos, aguarda outra oportunidade e compra a marca preferida.

Com relação ao gasto médio de cada cliente, no momento, está na média de R$70,00. O pagamento é efetuado através de dinheiro, cartão de débito ou crédito, pois a empresa não aceita cheques.

A decisão de revisar os preços é tomada tendo como base o aumento do preço das mercadorias no momento da compra com os fornecedores.

Geralmente, este repasse somente é feito quando não há outra saída, pois ao mesmo tempo em que há aumento de preços nas mercadorias, há também a perda de poder de compra do cliente, pela consequente desvalorização da moeda, causando insatisfação no cliente e diminuição na procura pelos produtos.

Ressaltou que por se tratarem de artigos considerados supérfluos, ou seja, não são produtos de primeira necessidade, o cliente deixa para comprar depois ou pede um desconto no intuito de pagar o preço anterior ao aumento.

Existe a grande preocupação por parte da proprietária em não tornar a loja um comércio com preços abusivos, com fama de “careiro”. Por isso, o principal ponto considerado atualmente é não tornar o preço abusivo, ainda que a margem de lucro seja mínima.

São diversos os fornecedores dos produtos comercializados na referida loja, onde os pagamentos podem ser efetuados através de boletos bancários com datas fixadas em prazos negociados; pagamentos com cheques pré-datados em 30/60/90 dias. Existem alguns fornecedores locais que fabricam a mercadoria e os próprios são os vendedores e recebem o pagamento no ato da entrega das mercadorias.

Com relação a comparar os preços entre os fornecedores no momento da compra das mercadorias, a proprietária informou que depende muito da marca do produto.

Geralmente, os pedidos são feitos a fornecedores habituais, pois depois de cinco anos no ramo, ainda que compare, não existem grandes surpresas com relação à diferença de preços.

Além disso, com a fidelidade a alguns fornecedores, é possível negociar ou prorrogar prazos de pagamentos com mais facilidade devido à confiança adquirida.

Portanto, o preço da mercadoria nem sempre é o ponto principal, já que ás vezes a diferença é muito pequena de um fornecedor para outro e em alguns casos o produto com o preço um pouco mais caro pode ter o prazo de pagamento mais atraente do que o outro.

Como em toda a área da economia, existe a concorrência, principalmente no ramo escolhido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com