TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publico Concorentes De Empresa De Moda

Trabalho Universitário: Publico Concorentes De Empresa De Moda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre

Satiko Mascaro e Isabel Mascaro são duas estilistas, mãe e filha, arquitetas de formação. Desenham coleções muito femininas, com personalidade, que reúnem peças exclusivas, à margem das tendências, atemporais e diferenciadas, com um design minimalista e sofisticado.

No ano em que o Brasil comemora o centenário da imigração japonesa, a estilista sansei (neta de orientais) Erika Ikezili vai levar para a passarela da São Paulo Fashion Week um pouco da cultura nipo-brasileira. Ela se inspira na história dos nikkeis (imigrantes) que se estabeleceram no Brasil e se misturaram com outras raças.

Como local de desfile, ela escolheu o Pavilhão Japonês, que também fica no Parque do Ibirapuera, mas fora da Bienal, onde se concentra a semana de moda. A construção é um presente que a capital paulista recebeu pelos seus 400 anos, comemorados em 1954. Inteiramente construída no Japão, a obra arquitetônica é uma réplica de um castelo imperial e foi trazida para o Brasil de navio.

EGO - Você é descendente de japoneses. Qual a história da sua família aqui no Brasil?

ERIKA IKEZILI - Meus avós por parte de pai vieram para cá ainda crianças. Já minha avó por parte de mãe veio já adulta. Uns ficaram no Paraná, outros foram para o interior de São Paulo. Sei que uma das minhas avós trabalhou na roça com colheita de tomates, na região de Martinópolis (SP). A outra, que já veio alfabetizada do Japão, virou professora de japonês em Cornélio Procópio (PR). E eu acabei vindo morar em São Paulo ainda criança.

Você ainda mantém as raízes japonesas na sua família?

ERIKA IKEZILI - Ah, eu como comida japonesa, mas falar, eu não falo, não. Fui criada no bairro do Limão, que não tinha nada de japonês.

Na última SPFW, você se inspirou numa nikkei (imigrante japonesa) nascida no Brasil. E agora, qual é a sua inspiração?

ERIKA IKEZILI - Vamos falar dessa Nikkei cem anos depois. A maioria desses imigrantes ja está na quarta geração, por isso nós estamos trabalhando com a história de mestiços. Nas estampas, vamos misturar várias culturas, a portuguesa, a árabe, a indiana, a africana. Nas formas vamos homenagear a Tomie Ohtake.

Como você vai usar o Pavilhão Japonês no seu desfile?

ERIKA IKEZILI - Queria um contraponto entre o antigo e o novo. O pavilhão é supertradicional e o jardim japonês neutro, isso é o contraponto com o colorida da coleção.

O tema da SPFW também é o Japão. Isso é uma coincidência?

ERIKA IKEZILI - A colônia (japonesa) já vem falando disso há mais tempo. Eu já sabia que o centenário (da imigração japonesa no Brasil) seria tema das minhas coleções. E como só se fala em centenário, é o tema da vez, achava que a São Paulo Fashion Week viesse com esse tema também. Afinal, ele é muito rico, né.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com