TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Estratégica

Monografias: Administração Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  5.095 Palavras (21 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 21

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Durante as aulas e abordados em vários temas das aulas 1 a 6 e nas aulas práticas 1 a 4, inclusive em quizz apontado pelo professor Elton, vimos que a Administração Estratégica baseia-se em inúmeras tomadas de decisões e assim temos que agir de acordo com todas as situações, vamos relembrar?

 Vimos que a Nutriplant, empresa brasileira da área de alimentação infantil, realizou uma análise de seus pontos fortes e fracos, analisou oportunidades e ameaças em seu mercado de atuação, ou seja, a análise S.W.O.T. com isso foi concluído que a crescente atenção dos pais ao valor nutritivo dos alimentos dos seus filhos, observados em uma pesquisa, é uma oportunidade para a Nutriplant.

 No decorrer das aulas abordamos o caso Mercedes com a produção do veículo Classe A, que após inúmeras propagandas não obtiveram êxito, e sua produção era de estimada em 70.000 carros por ano, ficou em 63.402 exemplares fabricados entre 1999 e 2005. A estratégia pretendida pela Mercedes de fabricar carros no Brasil, foi Deliberada e realizada independentemente de seu sucesso.

 A fábrica de chocolates Bem Me Quer optou pelo desenvolvimento de um novo plano estratégico de mercado, as etapas para o processo envolvem ações de análise de oportunidades e ameaças, definição de objetivos e formulação de estratégias.

 O diagnóstico organizacional envolve a análise de fatores internos e externos a organização. Os fatores internos determinam os pontos fracos e os pontos fortes da organização ou sua capacidade de gerar vantagem competitiva sobre os demais concorrentes existentes no mercado.

 Um grupo de pessoas elencaram 5 características para cada fator da análise. Seguem as respostas inseridas em uma Matriz SWOT:

Sobre a matriz é possível afirmar que: 1. As ameaças verificadas podem ou não se transformar em realidade; 2. As oportunidades elencadas precisam de fatos e dados para serem efetivadas como potenciais do negócio, pois se basearam em opiniões de 05 pessoas apenas;

3. Os pontos fracos da organização representam competências que precisam ser desenvolvidas;

 A empresa Alfa vem enfrentando problemas de competitividade. Como alternativa optou por trocar seus fornecedores, obtendo desta forma matéria-prima mais barata. Os custos de produção diminuíram, porém aumentou o volume de reclamações de seus clientes em relação a qualidade dos produtos. Desta forma o RH resolveu implantar um plano de treinamento da mão-de-obra para classificação da nova matéria-prima. O plano de treinamento constitui-se em ponto neutro para a organização, visa a diminuir o problema de qualidade dos produtos, não gerando um diferencial competitivo, por isso é um ponto neutro ou a melhorar;

 Na figura abaixo é demonstrado a quantidade de pessoas dispostas a consumir um determinado produto ou serviço após o seu desenvolvimento e lançamento no mercado.

Fonte: https://neigrando.files.wordpress.com/2013/01/atravessando-o-abismo.png O gerenciamento do ciclo de vida do produto tem relação direta com o ciclo de adoção de novos produtos pelos consumidores. Isto ocorre por que os investimentos em marketing, para a atração de clientes nas fases introdutórias do produto e/ou serviço são proporcionalmente maiores que os investimentos necessários aos produtos que estão no estágio de maturidade. Ou seja:

Tão logo um produto ou serviço é colocado no mercado, a organização costuma gastar valores bastantes altos para divulgar o produto, sendo que os clientes a consumirem o produto na fase inicial de introdução do produto no mercado, correspondem aos entusiastas e visionários, que são grupos relativamente pequenos de consumidores. O objetivo da organização é aumentar este volume de clientes.

 Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student Entrepreneur Awards de 2011. Segundo o estudante, uma unidade é suficiente para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes.

<http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).

Analisando que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Um dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado seria o dos pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.

 A empresa Beta S/A atende ao mercado na atualidade com 5 portfólios de produtos diferentes, voltados a diferentes segmentos de mercado. A matriz GE, representada na figura abaixo, dos portfólios da empresa. Antes tomar a decisão o Sr. José Carlos gerente de Marketing fez algumas analogias da Matriz GE em Relação a Matriz BCG e tirou a seguinte conclusão:

1098765432110987654321AltaMédiaBaixaAltaMédiaBaixaForças do Negócio - CompetitividadeABCDE

1 – A nova de linha de produtos lançadas no mercado, e portanto produto estrela da campanha publicitária atual, tem grande potencial e em breve veremos os resultados;

2 – Atualmente o portfólio de produtos da empresa apresenta dois produtos que podem ser considerados as molas propulsoras do faturamento da empresa (vacas leiteiras);

3 – Uma linha de produtos está em sua fase de declínio no ciclo de vida, devendo ser descontinuada em breve, trata-se de um cachorro velho em final de ciclo.

4 – Uma de nossas linhas de produto mais promissoras, que está no nascedouro, muito em breve irá virar uma estrela, muito rentável para o negócio.

O Sr. José Carlos está se referindo as linhas de produtos B, E, A, D, C;

 Michael Porter em 1980 propôs um modelo de análise do ambiente transacional da organização visando estabelecer o posicionamento competitivo da organização frente a seus players de mercado. Uma das cinco forças que exercem influência sobre a rentabilidade média de um setor é a ameaça de entrada de novos concorrentes. Essa ameaça tende a ser mais significativa quando há muitos distribuidores escoando a produção do setor.

 Os gestores Estratégico Eduardo e Mônica idealizaram um novo processo de aproveitamento de energia solar. Constatou-se porém que ela não representa uma oportunidade, porque produtos e tecnologias que visem economia e redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com