TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Integrada

Dissertações: Administração Integrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Os Critérios de Excelência busca a conquista da excelência do desempenho nas organizações.

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é a reflexão da experiência, do conhecimento e do trabalho de pesquisas de várias organizações. Este é baseado em onze Fundamentos de Excelência, que traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho. As empresas que os põe em prática, buscam aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais. Esses Fundamentos, em que se baseiam os Critérios da Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), são:

1. Pensamento sistêmico;

2. Aprendizado organizacional;

3. Cultura de inovação;

4. Liderança e constância de propósitos;

5. Orientação por processos e informações;

6. Visão de futuro;

7. Geração de valo;

8. Valorização das pessoas;

9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado;

10. Desenvolvimento de parcerias;

11. Responsabilidade social.

O MEG utiliza o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Learning), que expressa o conceito de aprendizado e melhoria contínua.

Nos próximos tópicos serão abordados os critérios de excelência, os processo gerenciais, os resultados organizacionais e os métodos de avaliação.

4

1 CRITÉRIOS

Os oito critérios de excelência do MEG são:

1. Liderança;

2. Estratégias e Planos;

3. Clientes;

4. Sociedade;

5. Informações e Conhecimento;

6. Pessoas;

7. Processos;

8. Resultados

Os oito critérios de excelência estão subdivididos em vinte e três itens, sendo que, cada um possui requisitos específicos e uma pontuação máxima. Esta subdivisão ocorre para um melhor entendimento de conteúdos afins analisados no modelo, e para refletir a direção de temas indispensáveis de uma organização.

A organização que utiliza os Critérios de Excelência como base, pode se autoavaliar e gerir uma análise detalhada da gestão organizacional.

1.1 Liderança

Este critério examina o sistema de liderança da organização referente à cultura organizacional e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas; e ao controle de resultados pela direção.

1.1.1 Governança corporativa

Este item examina a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para o estabelecimento do nível de compromisso da organização com a excelência e a sustentabilidade e para a transparência e o aumento do nível de confiança das partes interessadas.

5

1.1.2 Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência

Este item examina a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para o empenho da força de trabalho e demais partes interessadas no sucesso das estratégias e na disseminação da cultura da excelência.

1.1.3 Análise do desempenho da organização

Este item examina a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para avaliar o desempenho operacional e estratégico da organização em relação a metas e a informações comparativas do setor ou do mercado.

1.2 Estratégias e planos

Este critério examina os processos gerenciais relativos à criação e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o sucesso das estratégias.

1.2.1 Formulação das estratégias

Este item examina a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para a geração de estratégias consistentes e coerentes e de um modelo de negócio competitivo.

1.2.2 Implementação das estratégias

Este item examina a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para assegurar o desdobramento, a realização e a atualização das estratégias da organização.

6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com