TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração/Silva

Exames: Administração/Silva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

1) O aspecto mais considerado para quem interessa-se para estudar administração é de melhorar o modo administrativo dentro de todas as organizações, procurando soluções para áreas que estão em colapso, ou até em declínio e também para pequenas organizações que querem crescer dentro do setor administrativo. Levando em conta esses objetivos, temos a Teoria Administrativa, que é o conjunto de todas as decisões (escolhas). Teoria é o estudo que anda junto com a prática da administração, os dois se completam de tal maneira que um por si só não leva a tomada de boas decisões.

2) A ideia básica da administração está relacionada com o alcance de objetivos por meio de esforços de várias pessoas. As definições desta estão classificadas em 5 categorias, que são elas;

Escola funcional: Está relacionada a MCFarland, Henri Fayol e George Terry que tem como visão que a administração é distinta e que necessita de um planejamento, organização, atuação e controle para alcançar o objetivo.

Escola das relações humanas: Considera a administração um processo Social, porque as ações administrativas são voltadas mais ao relacionamento entre as pessoas mais do que ao direcionamento das atividades.

Escola da tomada de decisões: Contém como visão principal as dos estudiosos Peter Drucker e Stanley Vance, a ideia deles é que a administração para alcançar as metas predeterminadas é simplesmente tomada de decisão e o controle sobre a ação dos demais indivíduos.

Escola de sistemas: Consiste da Teoria que as organizações são sistemas abertos. Insiste na interação das partes que tem uma variedade de metas.

Escola contingencial: É a administração na qual tem como foco projetar organizações e administrá-las para definir soluções.

3) O principio é o básico que nos da a orientação para a prática na tomada de decisões. Um grupo de conceitos tem sido desenvolvido por Joseph L. Massie. Sendo os princípios ;

1. Dinâmicos

2. Generalizados

3. Relativos

4. Inexatos

5. Universais

De acordo com George Terry esses princípios provem de uma “conduta eficiente” evitando erros básicos. Já, Harold Koontz esses princípios ajudam á:

- Aumentar a eficiência

- Cristalizar a natureza da administração

- Alcançar metas sociais

4) Planejamento: Determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro e decisão das tarefas e recursos utilizados para o alcance desses objetivos.

Organização: Processo de designação de tarefas de agrupamento de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos.

Direção: Influência para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energização ativação e persuação dessas pessoas;

Controle: Função encarregada de comparar o desempenho atual com os padrões predeterminados, isto é com o planejamento.

5) Alta administração: Ou diretoria responde pelo direcionamento maior e pelas operações de organização. A diretoria é responsável também de desenvolver estratégias e estabeleces metas para a organização como um todo, estabelece os objetivos e os repassa aos níveis hierarquicos mais baixos, até os níveis operacionais, representa sua organização perante a comunidade e governo. Ela se encontra no topo da pirâmide e é representada pelo presidente, pelos vices-presidentes e pelos diretores.

Média administração: De nível médio, é conhecida como gerência de despartamentos, ou gerência de setor diferente dos gerantes de primeiro nível. Os gerentes de nível médio planejam, organizam, dirigem e controlam outas atividades gerenciais. Os gerentes médios marketing cordenam atividades de outros gerentes. A administração de nível médio determina os produtos ou sevirços que serão promovidos ao mercado, decidindo o público-alvo a ser alcançado e as estratégias gerais e políticas que serão transformados em objetivos, metas para a atividade de administração no nível de operações. Além disso ela gerencia a coordenação dax atividades dos administradores de primeiro nível e outras pessoa nção gerentes, como serventes, recepcionistas e assistentes administrativos.

Administração operacional: De primeiro nível ou operacional é diretamente responsável pela produção de bens ou serviços; Constituidas de gerentes de vendas, chefes de seção ou supervisores de produção. As pessoas que se reportam ao gerente operacional fazem o trabalho baixo da organização; Tanto produtos como serviços. Esse nivel é a ligação entre a produção ou as operações de cada departamento eo resto da empresa. A maior parte do tempo gasto pela administrção operacional é com a supervisão das pessoas na execução das tarefas.

6) Habilidades técnicas: Relacionadas ao desempenho de funções ou trabalhos especializados dentro da organização, consiste no conhecimento, nos métodos técnicos e nos equipamentos para realização de tarefas específicas.

Habilidades humanas: Selecionadas ao tratamento com pessoas, consiste no discernimento, compreendido atitudas e motivações, com liderança.

Habilidades conceituais: Capacidade de ver a empresa de maneira total, capacidade de compreender as complicidades da organização de modo global.

7) Papéis administrativos, de Mintzberg

- Interpessoais (chefe, líder, e ligação), Informacionais (monitor, disseminador e interlocutor), Decisoriais (empreendedor, solucionador de conflitos, alocador de recursos, negociador.

CompetÊncia administrativa

- liderança, auto-objetividade, pensamento analítico, flexibilidade comportamental, comunicação escrita, comunicação verbal, impacto pessoal, resitência ao estresse, tolerância na incerteza.

8) Tudo aquilo destinado para alcançar um certo objetivo, está relacionado com eficiência, que não deixa de ser uma ação, ou conjunto delas, o resultado que temos com nossas ações é denominado eficácia ou seja o resultado de nossas ações. A eficácia administrativa está relacionada ao uso de recursos organizacionais (eficiência) que resulte em alto desempenho (eficácia). Mas não basta ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com