TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afetividade Na Escola

Casos: Afetividade Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 10

Referencial Teórico

Afetividade na escola

A escola, assim como a família, é uma instituição de caráter essencial na formação dos indivíduos de uma sociedade. A escola exerce o papel de contribuir não só na aquisição de conhecimentos no campo cognitivo, mais também na construção da personalidade. É primordial que a escola, tenha um espaço que mantenha profunda relação com o discente. Que a escola além de auxiliar no processo de absorção de conhecimentos intelectuais, proporcionar o desenvolvimento afetivo entre os indivíduos.

A formação do pensamento está vinculado ás bases afetivas, é uma pratica que se encontra atrelado á educação e cabe aos educadores favorecer ao aparecimento do mesmo. Sedo assim é indispensável que o ato de pensar seja algo que nos conduza por caminhos que permitem a evolução e liberdade de sonhar. É por meio do pensar que temos a oportunidade de conhecer, entender e melhorar a nossa realidade. Os pensamentos quando construindo sobre bases afetivas, apresenta maiores chances de produzir a reações favoráveis entre os grupos sociais. O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Normalmente, passa-se um tempo considerável na escola e é lá que fazemos enumeras descobertas ainda quando criança.

A educação escolar deve transcender a transmissão de descoberta ainda quando criança. O ato de educar existe com principio que regem a formação integral dos educadores. Deve possibilitar a eles alcançar o total conhecimento de si em relação ao mundo, ciente do seu poder de ser e fazer. Durantes o processo de aprendizagem é preciso enfatizar a importância de aprender e ensinar a lutar. E indispensável que exista uma reflexão e questionamento constante quando á existência humanas, a fim de identificar e alcançar o objetivo mais sereno e precioso do ato de educar. A escola deve organizar-se com um grupo docente especializado, sabendo que as crianças para alcançarem o desenvolvimento pleno de suas potencialidades, eles são capazes de conhecer e compreender sua objetividade e características próprias de cada faixa etária. Saltini (Ibidem 1997:73) afirmar que

O professor obviamente precisa conhecer as crianças. Mas deve conhece-la

Não apenas na sua estrutura biofissiologica e psicossocial, mas também na

Sua interioridade afetiva na sua necessidade de criatura que chora, ri, dorme,

Sofre e buscar constantemente compreender o mundo que a cerca,

Bem como que ela faz ali na escola.

Partindo desse pressuposto faz-se indispensável salientar que a criança no ambiente escolar encontra-se abertas a receber e estabelecer relação afetiva com o professor. O professor ao exercer sua prática, necessita realizara-la com amor e paixão ou ao contrario ira confirmar o que muitos atribuem ao ato educativo, a visão reduzida de mera transmissor de conteúdos.

A FETIVIDADE DOCENTE

De inicio é interessante destacar que as pessoas constroem interações e criam laços de afetividade por intermédio de estímulos que recebem do ambiente a que estão inseridas. É importante ressaltar que a afetividade é um construto essencial para a aprendizagem infantil. Sendo assim, não seria diferente na escola instituição criada desse o principio, com a finalidade de proporcionar o aprendizado. Dessa forma, é importante compreender que afetividade deve ser cultivada em todas as relações, não excluída nesse caso, a afetividade docente: Nesse contexto, cabe citar ainda o trabalho de Marchand(1985:37).que aponta que, “os educadores têm necessidade de cuidar de sua vida mental. Já que sua afetividade se acha mais ou menos alterada pelo seu oficio”.

Uma criança com problemas emocionais enfrentar dificuldades em suas interações

Com o meio físico e social, não deverão apresentar o mesmo nível operatório de outro

Da mesma idade cronológica e saber condições de existência mais favoráveis, pois

A afetividade regulas os processos de equilibrava-o que se desenvolvimento entre

A assimilação ea acomodação.

O ambiente em sala de aula, muitas vezes pode se mostrar frio, sereno e hostil aos nossos educandos, deve ser recolocado, reapresentado aos mesmos de forma mais omino e amigável. Quando a maioria das tarefas de sala de aula exige que a criança fique parada e estática, com uma atenção direcionada ao que é exposto pelo o professor, certamente este local não será um dos mais atraentes a ela. Não é diferente, dentro disse clima austero, surgir hospitalidade da criança em relação ao professor e o ambiente escolar. Dentro dessas situação de conflito facilmente observadas nas escolas, o professor pode fazer toda a diferencia. Se o professor tiver conhecimento do conflito, na construção da personalidade do alinho, com certeza, ele saberá conduzir ad relações e recebera esses estímulos com mais calma, não tomando os mesmos como um questão persoal.O professor precisa compreender o aluno e seu universo sociocultural. Fica então evidente que trabalho docente no ambiente escolar, desempenha papel vital na construção do aprendizado, pois é o professor que estabelecerá os virgulo e as relações diante de seus educando, podendo contribuir de forma positiva ou negativa no decorrer desse processo. E indispensável apontar as funções do professor em sala de aula. Ressaltando que além de um mero transmissor de conteúdo, é dotado de uma da mais bela profissão da humanidade, pois cabe a ele, ser o mediador no desenvolvimento de indivíduos que estão á espera de oportunidade para crescer e desenvolver-se de acordo com sua limitações e peculiaridade. Durante o processo de aprendizagem a criança está sujeita aos seus educadores que e conscientes do papel primordial que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com