TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agente De Aeroporto

Artigo: Agente De Aeroporto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

Agente de Aeroporto

Resumo !!

1. Resumo dos Deveres e Responsabilidades Operacionais

Atuam individualmente ou compondo grupos de trabalho, executando tarefas diversas sob orientações diretas e detalhadas da empresa aérea. Estão presentes nos atendimentos de Check-in, Check-out, Embarque, Desembarque, Atendimentos Especiais, Informações/Emissões/Reservas, Serviços de Bagagem e/ou Controle de Vôo/Editing.

2. Atribuições

Prestar atendimentos às Cias. Aéreas nos serviços de Check-in, Check-out, Embarque, Desembarque, Atendimento Especial, Informações/Emissões/Reservas, Serviços de Bagagem, Controle de Vôo/Editing e/ou vôos com passageiros Trânsito e Conexão.

Órgãos

 ANAC (AGENCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL)

Este órgão tem, por finalidade, a realização dos objetivos da política Aerospacial Nacional no setor da Aviação Nacional, no setor da Aviação Civil, Pública e Privada, estudando, planejando, orientando, controlando, incentivando e apoiando as atividades por eles desenvolvidas.

 INFRAERO - Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária

1.Geral

É uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Aeronáutica, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infra-estrutura aeroportuária que lhe for atribuída pelo ministério da Aeronáutica.

A INFRAERO foi fundada em 12 de Dezembro de 1972, pela Lei n.º 5862, começando a funcionar em 31 de maio de 1973. Sua sede está localizada em Brasília, Distrito Federal.

Em janeiro de 1974, começou administrando quinze aeroportos. Atualmente administra sessenta e nove aeroportos em todo o país.

2. Objetivos Básicos da INFRAERO

• Segurança total dos aeroportos

• Controle das aeronaves no solo e rápido desembaraço para o vôo;

• Rápido desembaraço dos passageiros e suas bagagens, com o mínimo desconforto;

• Armazenagem, controle e manuseio de carga em movimento;

• Proteção e conforto aos usuários de todos aeroportos;

• Preservação da ordem, disciplina e da boa apresentação dos aeroportos.

 SECRETARIA DE RECEITA FEDERAL

É o órgão central de direção superior, subordinado ao Ministério da Fazenda, responsável pela administração dos tributos internos e aduaneiros da União, com o propósito de promover o cumprimento voluntário das obrigações tributárias, arrecadar recursos para o Estado e desencadear ações de fiscalização e combate à sonegação, de forma a promover a Justiça Federal.

 DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

No aeroporto, e responsável pela segurança dentro das áreas restritas alem de controlar a saída e entrada de pessoas no pais no vôos internacionais.

Através de verificações em bagagens mesmo em vôos domésticos conseguem apreender drogas que por vezes são transportadas nas bagagens. Somente estão presentes de maneira intensiva em aeroportos internacionais.

 ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária

Tem como objetivo garantir a segurança sanitária em portos e aeroportos, bem como a saúde do viajante dos meios de transporte.

Controla e fiscaliza o cumprimento de normas sanitárias tomando medidas preventivas e de controle de surtos, epidemias e agravos a saúde publica, alem de controlar a importação, exportação e circulação de mercadorias sujeitas a vigilância sanitária (remédios etc..)

 VIGIAGRO (Vigilância Agropecuária)

Tem como objetivo impedir a entrada e disseminação de pragas que possam constituir ameaças a agropecuária nacional, garantindo a sanidade dos produtos e a qualidade dos insumos agropecuários importados e exportados.

 IATA (INTERNATIONAL AIR TRANSPORT ASSOCIATION)

1. Geral

É uma organização internacional, apolítica e democrática, teve sua fundação em dezembro de 1945 no Canadá, sediada em Montréal. A IATA é mantida pelas empresas de transporte aéreo cuja principal finalidade é a de tomar conhecimento, estudar e procurar dar soluções aos problemas surgidos com o desenvolvimento do transporte aéreo, quer seja na parte técnica, econômica, administrativa ou política.

Para as empresas aéreas, a IATA representa o veículo para encontrar soluções conjuntas para os problemas da indústria e também é seu agente junto aos governos nas negociações para o estabelecimento de tarifas uniformes e a garantia da qualidade que oferece ao público em matéria de transporte aéreo, dentro de condições econômicas e de segurança. Em relação ao público, a IATA é a certeza de um constante esforço para o progresso da indústria em todos os sentidos

As empresas de transporte aéreo não são obrigadas a se associarem a IATA. Entretanto, as associadas possuem vantagens e interesses de âmbito internacional, por isso, poucas empresas não são membros da IATA. As empresas que operam no transporte internacional são classificados como membros ativos e as empresas domésticas são membros associados.

As reuniões realizadas pela IATA são chamadas “conferências” e as soluções, são “resoluções”. Os resultados destas reuniões são comunicados a todos os membros.

 ICAO – (INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION)

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com