TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agressividade na escola

Projeto de pesquisa: Agressividade na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.472 Palavras (38 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 38

Introdução

Nesse trabalho iremos falar sobre busca constante dos educadores para fazer suas aulas mais interessantes e ativas para seus alunos.

Infelizmente essa tarefa não é fácil, o trabalho é cansativo e nem sempre tem o resultado esperado, não há colaboração de alguns alunos fazendo com que a aula seja improdutiva.

A falta de alternativa dentro da sala de aula estão fazendo professores buscarem ajuda na sociedade, nos espaços culturais, com os pais e familiares para trazer novamente interesse nas aulas programadas.

A escola e professores estão fazendo projetos que visa inclusão das matérias didática, da criatividade, da autonomia e desenvolvimento intelecto dos alunos através aulas diversificadas.

Mas, podemos perceber que maior dificuldade dos educadores é o reflexo que uma sociedade, comunidade ou uma família desestruturada e violenta causa dentro da escola.

Devido esses problemas a escolas estão mudando, elas estão se sensibilizando buscando saída para superar tudo, e principalmente mostrando as portas que podem abrir-se através da educação para os alunos convive nesse meio.

Nós educadores acreditamos que os projetos, que plano de aulas diversificado irão fazer que os alunos sintam-se motivados e sem medo de enfrentar desafios.

Etapa 1 – Agressividade na escola.

Ao longo do tempo, a violência vem crescendo dentro da sala de aula, e no ambiente escolar e fora dele.

A agressividade e a indisciplina dentro da escola estão fazendo os educadores repensarem suas ações e atitudes em relação aos alunos.

Infelizmente um lugar que era para ser proveitoso interessante está sendo lugar de angustia e de medo, o descontentamento cada vez que entra sala de aula faz com que os professores desanimem e não permite a troca de informação aluno – professor.

Muitos alunos não permite a hierarquia professor aluno querem fazer o que acham melhor ao seu ponto de vista, desrespeitando o profissional e o ser humano.

Estudos apontam que os alunos mais agressivos tem histórico familiar problemático, presenciam brigas, agressões físicas e verbais dentro do seu lar e utilizam a escola como ambiente descontar suas angustia e frustações repassam as dificuldades enfrentadas no seu dia a dia, pois não sabem lidar com isso.

Muitas crianças vivem em áreas dominadas pela violência, bairros que tem grande índice mortes e assaltos e acabam achando que isso é normal, mas nós educadores devemos mostrar que há vários caminhos e a educação é um desses caminhos.

Para amenizar esse impacto muito escolas e educadores procuram alternativas na cultura no esporte e na socialização escola-família para lidar com essas crianças.

1.1 Projeto ensino-aprendizagem

Tema:

Esporte na escola.

Público alvo:

3º séries - idade entre 9 e 10 anos.

Justificativa:

Uma opção para as crianças descarregarem suas energias, frustações em uma coisa proveitosa, algum esporte que eles gostem e que o façam desenvolver e aprender com professores e amigos.

Objetivo:

• Trabalho em equipe.

• Respeitar regras.

• Aprender escutar professor e amigos.

• Concentração.

• Reflexão de suas atitudes.

• Alcançar metas.

Cronograma:

Tempo: 3 meses

Quantidade aula: 1 por semana

Duração: 50 minutos

Total: 15 aulas

Metodologia:

1a Etapa

Utilizar duas aulas para escolher o esporte, explicar sobre esporte trazendo livros, vídeos pesquisa na internet e criar regras juntamente com alunos. Os alunos poderão expor suas ideias e refletir, sobre brigas, sobre agressão verbal, desrespeito com líder da equipe, juiz e professores e suas consequências quando essas regras são infligidas.

2a Etapa

A professora separa a classe em grupo de 6 alunos, através sorteio para não haver discriminação, explica o cronograma, e deixa que eles discutam entre si, criem táticas, escolha seu líder, o nome do grupo e coloquem no papel suas ações.

3a Etapa

Na quarta e quinta aula juntamente com professora de educação física eles irão reconhecer o ambiente que irão treinar tirar duvidas e fazer divisão do tempo de treino da equipe, quando uma equipe estiver treinando os outros estarão observando, para perceber o que está correto e errado fazendo suas avaliações.

4a Etapa

Os grupos começaram jogar entre si, e qualquer regra infligida contra amigo e professores o grupo perderá ponto ou desclassificado dependendo da inflação, isso fará com que o aluno e o grupo se respeitem, e respeitem seus professores e lideres e aprendam trabalhar em equipe.

Etapa 2 – Observando na prática.

Nosso grupo observou que a relação do professor, tem que ser firme afetiva e dialógica, deixando o aluno mais seguro, e mais disposto a realizar as atividades propostas. Percebemos a necessidade de um vinculo de confiança, e isso se dá com a demonstração de afeto do professor para o aluno. As crianças, na sua grande maioria, esperam um sorriso, um afago, quando entram na sala de aula.

Em visita à escola durante a formação da fila observamos que quando as crianças notaram a visita dos estagiários ficaram dispersos e agitados o que coube à professora agir de forma bem firme ao conduzir sua turma. Em outra turma da mesma série, gostamos muito da organização da fila, a professora ia cantando na frente e os alunos seguiam, achamos bem interessante essa interação da professora com os alunos. Vimos crianças felizes, cantando e a professora com o domínio da turma.

Os alunos seguem para a sala de aula, penduram as mochilas e vão para seus lugares, aguardando que a professora inicie a chamada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com