TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua No Cotidiano

Ensaios: Agua No Cotidiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

Plano de Aula Ensino Fundamental - Tema Água

Plano de Aula Ensino Fundamental

Tema Água

Objetivos

• Reconhecer os benefícios da água;

• Identificar os benefícios da água na saúde, na agricultura e para os animais;

• Identificar as características da água bem como as formas de contaminação;

• Sensibilizar os alunos para a importância e as maneiras de evitar o desperdício.

Conteúdo

Água

• Característica da água;

• Benefícios da água;

• Contaminação da água;

• evitar desperdício.

Metodologia

• Trabalho em dupla;

• Conversação didática;

• Trabalho independente;

• Exposição verbal;

Desenvolvimento

• Começar a aula dividindo os alunos em duplas. Entregar para cada dupla um copo de água e uma ficha de observação . Pedir que os alunos observe a água e respondam a algumas questões sobre a água. Corrigir a atividade Explicando que a água pode ser incolor (sem cor), Sem cheiro (inodora) e sem sabor ( insípida);

• Lançar a seguinte pergunta no quadro: “Quantos litros de água devemos beber por dia” . Pedir que os alunos respondam oralmente. Em seguida, explicar que a água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação, Filtra as toxinas, assim como as dilui facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater o acne, celulite, são inúmeras as vantagens corporais de bebermos água!.

O corpo humano é constituído aproximadamente por 70% de água. Perde diariamente grande quantidade pelo suor pela urina e mesmo pelos resíduos sólidos. Por isso tem que repor o líquido perdido, uns mais outros menos dependendo das condições, clima, atividade física, etc., de 2 a 4 litros de água por dia.é o elemento mais importante para a sobrevivência do seres vivos.

• Explicar que existem animais e plantas que e vivem em locais muitos quentes e secos desenvolvem comportamentos e adaptações que evitem a desidratação.

• Propor aos alunos que em grupos de 3, façam uma pesquisa sobre a contaminação da água. Após a pesquisa expor o trabalho no grande grupo identificando os pontos que se destacaram em maior parte nos grupos.

• Apresentar um texto informativo, que destaque a importância da da prevenção , quanto ao desperdício da água, e os riscos de cada vez mais vivenciarmos a falta de agua potável. Realizar com os alunos um cartaz para ser exposto na escola destacando o que cada um pode fazer para ajudar a preservar esse bem natural.

• Para finalizar a aula, colocar o vídeo com a música Planeta Água – Sandy e Júnior e entregar a letra para os alunos.

• Avaliação:

Plano de Aula de Matemática: espaço e forma

Educar não é ensinar para a criança ler, escrever e ter boas maneiras. A criança em si necessita também de conhecer e compreender o espaço em que vive. Para isso, o ensino de matemática desde cedo, é de grande importância para as crianças de educação, desde as operações, contagens, grandezas e medidas ao espaço e a forma. Pois é, a partir do ensino de geometria e a matemática que a criança constrói um modo particular de conceber o espaço por meio das suas percepções, das soluções que encontram par os problemas e o contato com a realidade. Assim, para trabalhar a matemática e a geometria devemos colocar e prática, desafios/tarefas que dizem respeito às relações habituais das crianças com o espaço em que elas vivem. Por exemplo: Pedro e Ana estão brincando de bola de gude no pátio da escola. Pedro tem 2 bolas de gude e Ana 3. Quantas bolas de gude têm os dois juntos?

Essa situação pode está acontecendo na hora do recreio, e a criança sem perceber, ao mesmo tempo em que brinca também aprende com situações vividas no dia a dia. Pois, o trabalho com matemática e a geometria pode partir d exploração de objetos e situações do cotidiano da criança. Pois o papel do professor é explorar nas brincadeiras, jogos e situações o conhecimento matemático das crianças.

2 PLANO DE AULA:

- FAIXA ÉTARIA: 0 a 6 anos de idade

- OBJETIVO GERAL:

v Propiciar situações e estabelecer a aproximação das crianças a algumas noções d espaço e forma, para que elas sejam capazes de reconhecer e valorizar o ambiente em que vivem.

- CONTEÚDOS:

v Espaço e forma.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

v Explorar e descrever pequenos percursos e trajetos, observando o ponto de referência;

v Identificar em figuras diversificadas;

v Explorar e apontar posições de objetos e pessoas utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessária essa ação;

v Fazer relações espaciais contidas nos objetos, através da manipulação;

v Ajudar a criança a compreender que existem desenhos de diferentes formas e cores;

v Analisar a capacidade de cada criança em relação à coordenação viso motora, utilizando-se de objetos e brinquedos diversificados.

v Fazer desenhos com o uso dos blocos lógicos.

- RECURSOS:

v Mobiliários como: tintas, papel em branco, pincéis, tesouras, massa de modelar, lápis de cera, argila, jogos ou mais diversos brinquedos, material de sucata, bola de gude, figuras, os blocos lógicos, obras de arte, objetos artesanais.

- TEMPO:

v Duas semanas.

- ESPAÇO:

v Pátio da escola;

v Sala de aula;

v Brinquedoteca.

- METODOLOGIAS:

v Aulas dinamizadas;

v Conversas informais;

v Passeio;

v Brincadeiras

v Desenhos e pinturas;

-DESENVOLVIMENTO:

Primeiro Momento:

Convidar as crianças para fazer um passeio por toda a escola, pedindo que eles/as observem objetos e tudo que existe no pátio da escola e m todo prédio. Em seguida conversar e/ou questionar fazendo algumas perguntas como: o que fica perto do banheiro feminino? Qual banheiro é mais distante da sala de vocês? O feminino ou o masculino? Onde fica a brinquedoteca? Perto da sala de vídeo ou perto da sala dos professores? È perto ou longe da sala do diretor? O quem tem em cima da minha mesa? E o que tem embaixo da mesa dos professores? Etc.

Segundo Momento:

Selecionar figuras que tenham obras de arte; mosaico, pisos diversificados e objetos artesanais.Emtt seguida pedir que eles/as façam a relação dos blocos lógicos com os objetos apresentados, além de identificar suas diferentes formas.

Terceiro Momento:

Levar a criança até o pátio da escola e com o uso de bolas de gude, propor para as crianças a brincadeira do buraco (o professor media a brincadeira para as crianças). Durante a brincadeira o professor fará as seguintes perguntas: Quem joga mais bolas de gude no buraco? Quem está mais distante do buraco X ou Y? Quantas bolas de gude estão fora? E dentro quantas têm? Que forma tem a bola de gude? E o buraco que forma tem?

Quarto Momento:

Pedir que as crianças dirijam-se à brinquedoteca (quando existir na escola, caso contrário, o professor e os alunos deverá levar brinquedos e objetos variados) e pedir que elas observem e toquem tudo que veem, em seguida pedir que eles/as façam a relação daqueles brinquedos/objetos com os blocos lógicos.

Quinto Momento:

Com o papel em mãos e variados lápis de cor pedir que as crianças façam alguns desenhos utilizando os blocos lógicos como ponto de referencia para o desenvolvimento do desenho, em seguida fazer desenhos como: trenzinhos, castelos, casinhas, bonequinhos, etc.

- AVALIAÇÃO:

v Avaliar a capacidade, participação, desenvolvimento, habilidade e comportamento de maneira formal, através das atividades, jogos e brincadeiras desenvolvidas na sala de aula.

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »