TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua No Cotidiano

Casos: Agua No Cotidiano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  10.095 Palavras (41 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 41

INTRODUÇÃO

A ÁGUA tem fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, e, portanto, falar da relevância dos conhecimentos sobre a água, em suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência das espécies humana da conservação do equilíbrio da biodiversidade e das relações de dependência entre seres vivos e ambientes naturais.

A presença ou ausência de água escreve a historia, cria cultura e hábitos, determinam a ocupação de territórios, vence batalhas, extingue e da vida as espécies, determinam o futuro de gerações. O nosso planeta não teria se transformado em ambiente apropriado para vida sem água.

Na sociedade que vivemos, água passou a ser vista como um recurso hídrico e não mais como bem natural disponível para a existência humana e das mais espécies. Passamos a usa-las indiscriminadamente, encontrando sempre em novos usos, sem avaliar as consequências ambientais em relação à qualidade e a quantidade de água. E de fundamental importância que o ser humano busque forma de usar a água de forma racional e inteligente.

Em nossa sociedade, a exploração dos recursos naturais, dentre elas a água, de forma bastante agressiva e descontrolada, levou a uma crise socioambiental bastante profunda. Hoje deparamos com uma situação na qual estamos ameaçados por essa crise, que possa se tornar um dos mais graves problemas a serem enfrentado nesse século.

Crise essa que embasada numa multiplicidade de aspecto- sociais, econômicos, culturais, tecnológicos e ambientais retratado no aumento de pobreza, na falta de saneamento básico, dos rios e aquíferos, na derrubada de matas, na expansão de agropecuária, na urbanização e industrialização, na ocupação das áreas de mananciais, na má gestão dos recursos hídricos disponíveis.

A água e um tema amplo que pode ser tratado a partir de diferentes enfoques. No presente artigo optamos por tratar a educação para a água a partir de duas dimensões: espacial e temporal. A decisão de abordar a educação para a água a partir dessas dimensões se da pelo fato de que sem elas não e possível enfrentar a fragmentação do conhecimento que predomina no ambiente escolar, impedindo a analise intrigada de problemas reais, dificultando a relação de conceitos, procedimentos e atitudes nas diferentes disciplinas.

ÁGUA NO COTIDIANO

Três quarto da superfície da terra são recoberto por água. Parece inacreditável afirmar que o mundo estar preste a enfrentar uma crise de abastecimento de água. Mas exatamente e isso que estar para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de toda água do planeta terra serve para abastecer a população. E uma crise sem precedentes na historia da humanidade. Em escala mundial nunca houve problema semelhante.

A ORGANIZAÇÃO das NAÇÕES UNIDAS institui, em 1992, o dia MUNDIAL da Água -22 de março. O objetivo da data e refletir, discutir e buscar soluções para poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo.

Quando o assunto e recurso hídrico, o Brasil e um país privilegiado. O território brasileiro detém 20% de toda a água da superfície da terra. Maior parte desse volume, cerca de 80%, localiza se na Amazônia. Para que esse recurso tão valioso não acabe e precisa que as pessoas não desperdice água.

Diante dos problemas encontrados no Brasil e no mundo a respeito do uso insustentável dos recursos hídricos, divulgação e a disseminação de técnica de baixo custo de uso sustentável da água pode ser de grande importância educacional pra solucionar os problemas de populações locais de baixo índice econômico, assim como propor alternativas sustentável de planejamento e gerenciamento dos recursos naturais aos tomadores de decisões. E de grande importância que seja estudada novas estratégias de uso sustentável da água nos dias de hoje. A escassez de água face ás necessidades das populações, ecossistemas e uso de atividade produtiva, gera uma redução da água que se apresenta tanto na crise atual da saúde, como ocorrera na crise de médio prazo de alimentos e se agravam na crise no amanha da vida.

A educação a ambiental torna-se fundamental para disseminar estas novas estratégias através da sociedade. Desse modo, a proposta do presente estudo de disseminação de técnicas de baixo custo de uso sustentável da água pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente equilibrada.

O saneamento básico e indispensável para a saúde humana pode ser compreendida como o controle e a manutenção de todos os meios físicos do homem que possa afetar prejudicialmente a saúde. O saneamento básico e o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e racional.

A importância do saneamento básico esta ligada a implantação dos sistemas e modelos públicos que promovam o abastecimento de água, esgoto sanitário e destinação correta do lixo, com o objetivo de prevenção e controle de doença, promoção de hábitos higiênicos e saudáveis, melhorias de limpeza publica e básica e, consequentemente, da qualidade de vida da população.

A crise de água e de saneamento básico afeta de forma severa mais de um terço da população mundial, o que favorece a desidratação, contaminação de fontes de água, a contaminação de alimentos, do solo por causa de bactérias e de vírus e parasitas.

Cuidados necessário com água, mas há muitos outros desafios: saber usa-la de forma racional conhecer os cuidados que deve ser tomados para garantir o consumo de água para buscar condições para filtra-la adequadamente, de modo atirar dela o máximo proveito possível. Hoje muitos desperdiçam água potável de um jeito que pode parecer que ela seja uma fonte inesgotável. Pequenas atitudes cotidianas pode mudar isso, como economizar cuidando de vazamento e não poluindo os rios e os córregos, sua preservação e muito importante para a população e para o meio ambiente, devemos aprender e a se conscientizar de que algumas coisas como a água pode acabar é fundamental para adotar uma atitude desde já.

Com o aumento da população e com a expansão das cidades e das indústrias, o lixo acabou se tornando um grande problemas atuais, o acumulo desse resíduos se torna um grande problema social ,ambiental e econômico para o país. Um caminho para solução dos problemas relacionado com o lixo e apontado pelo o principio de três erres: reduzir, reutilizar e reciclar. A reciclagem e uma alternativa de tratamento de resíduos sólidos mais vantajosas, tanto no ponto de vista ambiental como no social. Ela reduz o consumo de recursos naturais, polpa energia e água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com