TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua Reuso

Ensaios: Agua Reuso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Saneamento: Fabricantes dizem que existem tecnologias no setor, mas que o Pais não adota.

Falta de regras atrasa crescimento de companhias de reuso de água

Diante da grande crise hídrica que atinge nosso Pais e principalmente nosso Estado, é simplesmente espantoso nos depararmos com noticias como estas.

O desperdicio de agua tratada chega a 36,9%, indice muito alto, principalmente num momento em que vivenciamos uma das maiores crises hidricas da nossa historia. Precisamos que novas tecnologias sejam implantadas, para renovarmos urgentemente todo sistema de distribuição de tubulações, galerias a medidores de consumos, evitando vazamentos e fraudes, para diminuirmos este indice, porem as autoridades do setor, alegam que os custos elevados e as licitações impedem esta reformulação.

A ONU considera que a agricultura é a grande vilã no consumo de agua, utilizando até 70% da agua, porem paises como Israel, utilizando-se de novas tecnologias, reduziu o consumo da agricultura para 5%, utilizando um sistema de gotejamento. Vale lembrar que a agricultura em Israel é cultivada em pleno deserto.

Implantar sistemas de captação de agua de chuva, em industrias, areas rurais e principalmente em conjuntos habitacionais, tambem ajudaria a diminuir o consumo.

A cidade de Curitiba, que sempre nos dá bons exemplos de cidadania e sustentabilidade, foi a pioneira no sistema de captação de agua de chuva e sistemas de agua de reuso, vinculando a exigencia do sistema, para a liberação do alvará de construção. Em nosso Estado, o municipio de Piracicaba foi o pioneiro nesta exigência.

A falta de consciencia da população, para a importancia da agua traz costumes de consumo incorreto, pois vivemos até então, dentro de um conceito de que a agua, sendo um recurso natural abundante em nosso território jamais acabaria. Precisamos investir em campanhas para conscientização da população, para que as gerações futuras cresçam com outros costumes de consumo consciente, esta medida apesar não trazer uma solução imediata, irá nos garantir um futuro melhor.

A população ainda estranha e tem receio quando falamos em reuso e reciclagem de água, não confiam na qualidade da água, ao imaginar que um dia a mesma já utilizada e até mesmo lançada em esgotos.

Novamente cito Israel, hoje o maior exemplo em preservação de água, onde 100% do seu esgoto é tratado e reciclado. O sistema de dessalinização da água do mar é um sucesso e o custo é o mesmo que a Sabesp tem no tratamento de água das nossas represas. Nos anos noventa, o Pais percebeu que o Rio Jordão, principal fonte de água doce, já havia perdido 50% do seu volume inicial, quando então, passou a investir em soluções para o sistema de água e hoje, quase vinte anos depois, é um exemplo no assunto.

Na Malasia,uma universidade divulgou estudos, constatando que apenas as primeiras chuvas, trazem componentes químicos e micropartículas,e após um periodo, a água da chuva, apresenta características de água destilada, podendo até mesmo, ser armazenada e tratada para consumo.

No Brasil a produção de água de reuso é de 0,1%, sendo que em São Paulo, o índice chega a 2% do total de água produzida, índices consideravelmente baixo, se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com