TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcoolismo. Em que ambiente influencia?

Seminário: Alcoolismo. Em que ambiente influencia?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Seminário  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  203 Visualizações

Alcoolismo – Qual ambiente que se influencia?

Ganham sua dose geralmente em festas (44,4%) ou encontros com amigos (23%). Mas um dado que chama a atenção também é que 10,2% do total encontra bebida na própria casa.

Algumas pesquisas mostraram que jovens com histórico familiar de alcoolismo (que sabidamente têm maior risco de desenvolver transtornos relacionados ao uso do álcool devido à influência genética) apresentam déficits estruturais e funcionais que podem predispor a deficiências nas funções executivas. Apesar de tal predisposição não necessariamente levar a comprometimento comportamental, poderia contribuir para um maior risco de consumo prejudicial do álcool, assim como de desenvolver transtornos relacionados ao uso, tal como a dependência.

É interessante notar que, apesar do histórico familiar de alcoolismo e alterações comportamentais ser importantes fatores que influenciam o uso de álcool entre jovens, os estudos mostram que ter amigos íntimos que bebem seria ainda mais relevante para o uso nocivo dessa substância ..

O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa e pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. É um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais trazem custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com