TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos saudáveis ​​e sustentáveis

Tese: Alimentos saudáveis ​​e sustentáveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Tese  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Memorial Modulo 11

Alimentação Saudável e Sustentável.

Aos dezesseis dias do mês de agosto, reunimos nas dependências da Escola Estadual Jose de Barros Maciel, as 08:00 da manhã, demos inicio ao estudo do modulo 11 onde abordamos o tema “Alimentação Saudável e Sustentável.

Indagamos como ter uma alimentação saudável, equilibrada, suficiente, acessível, colorida e nutritiva. Estudamos também o sistema digestor aonde vimos os varias funções que ele atua. Estudamos também as tabelas de carboidratos e seu valor energéticos. Discutimos a função da pirâmide dos alimentos, onde conte pra a necessidade de nosso corpo.

Vimos que a alimentação saudável pode ser acessível barato, basta somente planejar quais alimentos devemos comprar e qual deveu evitar. Vimos também que uma alimentação balanceada e de grande importância para nosso corpo, evitando também a obesidade.

Indagamos a desnutrição e a obesidade, vimos o quanto e importante de se evitar as comidas enlatadas. A obesidade é uma doença e pode acarretar varias complicações, como diabetes, hipertensão, doenças do coração, em alguns casos ate o câncer. Os estudos também mostram que a obesidade esta associada a problemas psicológicos e à depressões. Um estudo diz 70% dos casos abrangem a adolescência.

Estudamos os alimentos industrializados, as vantagens e as desvantagens. Vimos que as indústrias utilizam aditivos químicos que apresentam funções diversas: conservar por mais tempo, melhorar o sabor, alterar a cor, acrescentar cheiro, enfim manipular sua estrutura radicalmente. Entendemos também o significado da rotulagem nutricional, suas funções, seus valores calóricos, proteínas, gorduras saturadas etc.

Vimos que a conquista de uma alimentação saudável se dar em decorrência de vários fatores: a dieta ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para o funcionamento perfeito do organismo e sempre dar preferência a alimentos naturais, e deixar de lado alimentos manipulados quimicamente.

Segurança alimentar e nutricional, entendi que o desenvolvimento sustentável fundamenta-se nas dimensões econômica, ambiental e social, as quais também fundamentam os conceitos de sustentabilidade e de segurança alimentar e nutricional. Todos nós trabalhadores e profissionais escolares na área de alimentação e nutrição, somos corresponsáveis pela concretização do desenvolvimento sustentável e pela promoção da segurança alimentar e nutricional.

ESTADO DE MATO GROSSO

NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

PROFUNCIONARIO – 2014

RELATORIO DA PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA DA FORMAÇÃO PEDAGOGICO

Aluno (a): Fatima Barros de Morais.

Turma:

.

11 de Agosto de 2014

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo programa social do Governo Federal na área de educação e é o maior programa de alimentação em atividade no Brasil. Diariamente são servidas cerca de 37 milhões de refeições com repasses de recursos do Governo Federal, em 2003, de R$ 954 milhões. Somados a esse montante, as prefeituras e os governos de estado acrescentam outra grande quantidade de recursos.

A compra de alimentos também deve obedecer ao que está previsto em lei, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com