TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Além do Cidadão Kane

Por:   •  17/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Rede Globo de Manipulação

[pic 1]

Charles Foster Kane, personagem do filme Cidadão Kane, construiu seu jornal a partir de uma fortuna que os seus pais ganharam em uma suposta mina abandonada. Ele se tornou um homem influente, manipulador, sensacionalista e bastante popular entre a massa. Assim como Kane, o jornalista Roberto Marinho herdou o seu “império” através de seu pai. Um jornal chamado O Globo e a partir deste Roberto criou a famosa rede de televisão Globo. Outro aspecto parecido com Kane, além da história, é que Roberto Marinho também era um manipulador, influente entre as massas e que não media esforços para conquistar todos e conseguir o que quer. E foi daí que surgiu a comparação entre o personagem do filme e dono da Rede Globo, que foi evidenciada no documentário critico Além do Cidadão Kane (1993).

O documentário foi criado pelo cineasta Simon Hartog e teve sua primeira exibição realizada na Inglaterra. Simon faleceu antes de poder prestigiar o seu trabalho e saber o grande impacto que a sua obra causou. Impacto este que afetou diretamente o jornalista Roberto Marinho que foi o “personagem principal” do documentário. As criticas direcionadas ao presidente da Globo e para a própria rede tinham o poder de afetar negativamente os seus alvos. Então com medo que este documentário viesse à tona e pudesse prejudicá-lo, Roberto tentou comprar os direitos autorais para depois se livrar deles. Mas adivinhado que isto aconteceria, Hartog já havia preparado uma cláusula proibindo a venda.

Então, em seguida, Roberto entrou na justiça para impedir a exibição do documentário no MAM do Rio de Janeiro (1994) e conseguiu ganhar o processo. Mas anos mais tarde logo o seu esforço foi em vão, pois com o surgimento da internet o documentário foi facilmente veiculado pelo Brasil e no mundo inteiro. E o que havia de tão preocupante no documentário? Apenas a verdade. As verdades secretas da grande rede de televisão. A manipulação e a omissão de informações para beneficio próprio. A alienação das massas que eram influenciadas a esquecer ou ignorar as falhas e carências do Brasil. E entre tantos tópicos que foram citados no documentário, o mais polêmico: A ligação direta entre a Globo e a política brasileira.

A Globo, de forma mascarada, deixava claro o seu posicionamento diante a política. Qualquer aliança que lhe trouxessem benefícios era merecedora de sua manipulação com as massas. Um grande exemplo foi a ligação da globo com a ditadura militar. Quando a emissora globo surgiu na televisão foi no período que a ditadura militar estava começando. Então a globo, visando benefícios, deu “apoio” à ditadura e como conseqüência foi uma das poucas que a ditadura não censurou fortemente.  Mesmo que com o fim da ditadura militar a emissora tenha se vitimizado se escondendo atrás da “censura”. No período da ditadura várias informações foram omitidas para tentar minimizar tudo o que estava acontecendo. Não se falava de tortura, opressão ou de falta de liberdade. Um dos exemplos mais chocantes disso foi o assassinato do repórter Vladimir Herzong, que foi gravemente torturado ate a morte, mas foi transformado pela mídia como suicídio e não assassinato. Ele não foi o ultimo de tamanha crueldade e brutalidade. Muitas e muitas mortes foram omitidas, mas alimentar a falsa ilusão de que a ditadura era apenas uma forma de ajudar o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com