TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiental ao social

Resenha: Ambiental ao social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Resenha  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

O autor sugere uma trajetória de sustentabilidade, do ambiental ao social, do social ao econômico, estudo através de dimensões do desenvolvimento sustentável.

A primeira dimensão do desenvolvimento sustentável é a ambiental, trata-se de informar se o que produzimos é compatível com o que consumimos, sem com isso destruir o meio ambiente natural ou o ecossistema.

A segunda dimensão é a economia, supõe-se que como o crescimento da economia também cresça o consumo e a eficiência da produção de recursos naturais como a água e os minerais, isto é crescimento da ecoeficiencia, que explica uma continua inovação tecnológica que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia e ampliar a desmaterialização da economia.

A terceira dimensão é a social, fala que a população deve ter o mínimo necessário para o seu bem estar ou o mínimo de qualidade de vida e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a outros, por conseguinte acabar com a pobreza e a desigualdade social, em resumo, colocar a tão esperada justiça social.

Uma dimensão forte e importante, porem atualmente não esta dando resultados no desenvolvimento social é o poder isto é a política, ela continua alheia aos padrões de produção e consumo, em parte isso se deve ao fato de que a questão da sustentabilidade coloca no centro do debate interesses de natureza geral e não aqueles específicos de grupos ou classes sociais, o que esta sendo mostrado, que se continuar assim, as próximas gerações não terão condições de viver com uma qualidade de vida pelo menos próxima a que desejamos para todos e que atualmente muitos já possuem.

Temos uma dimensão bem atípica que é a cultura, não será possível haver mudanças no padrão de consumo e no estilo de vida se não ocorrer um mudança de valores comportamentais, como consumir para usufruir e termos em mente que o desperdício trará muitas consequências para as gerações futuras, os estudos sobre o desenvolvimento sustentável sugere uma reforma intelectual e moral de forma a acolher e estimular novas formas de viver.

Apesar de existir debates sobre outras dimensões do desenvolvimento social existem três que se sobressaem, são elas: a dimensão do desenvolvimento sustentável e ambiental, a dimensão da economia e a dimensão social.

Na tentativa de amenizar a crise ambiental temos condições de deter o aquecimento global e com isso prolongar a vida sustentável do planeta dando uma esperança de qualidade de vida ás nossas gerações. A primeira forma de diminuir os males ao meio ambiente é a tecnologia, todos acreditam que no futuro existiram meios e máquinas capazes de proteger os recursos naturais e amenizar a destruição do ecossistema, a água é um exemplo magnífico, todos sabem que ela é finita, mais com o advento da tecnologia poderemos transformar a água do mar ou captar a água da chuva fazendo com que seja potável e chegue as nossas casas em condições de uso.

Outra forma de combater a crise ambiental estar na mudança radical do padrão de produção e o consumo de alimentos, um movimento intelectual, social e político denominado como decrescimento, isto é, certo dia a população vai ter que mudar seu método de desenvolvimento, passando a não mais crescer, mais decrescer, o crescimento econômico devera ser convertido em decrescimento, se a humanidade não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com