TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Trabalho Universitário: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

A presente análise engloba os assuntos pertinentes às rotinas trabalhistas, as tensões no ambiente de trabalho, análise mercadológica regional, processo contábil e o ambiente empresarial.

Nessa abordagem procurar-se-á verificar e responder algumas indagações, tais como: os tipos de aviso prévio, prazos para pagamento, quais os proventos e descontos, FGTS na recisão, comunicação de dispensa, requerimento para seguro desemprego, carta para preposição para se fazer a homologação no sindicato, o estresse gerado no ambiente de trabalho, se é bom ou ruim, análise da taxa de desemprego, a perspectivas dos sindicatos e organizações dos trabalhadores, como se da o processo de abertura de uma empresa e a importância da diversidade cultural no ambiente empresarial.

O presente trabalho ainda tem como objetivo a demonstração das informações adquiridas neste semestre.

.

2 - ROTINAS TRABALHISTAS

Dentre outras situações dentro da rotina de uma empresa, existe a rescisão do vinculo empregatício que ser por ato unilateral atribuído ao empregador e ao empregado.

A rescisão pode ocorrer por iniciativa do empregado, do empregador, por ambos, fim do prazo de trabalho, extinção da empresa, entre outras. Mas para todas estas formas existem alguns procedimentos que precisam ser adotados. O primeiro dos atos é o aviso prévio que pode ser: Aviso prévio trabalhado e aviso prévio indenizado. Aviso prévio trabalhado tem data fixada para término, podendo ocorrer em certas situações tais como pedido de demissão, dispensa sem justa causa, sendo que na dispensa sem justa causa o empregador deverá admitir redução no cumprimento do aviso prévio indenizado com duas horas diárias ou sete dias corridos no mês. O aviso prévio indenizado pode ser feito pelo empregador ou pelo empregado, quando feita pelo empregador este indenizará em um mês de remuneração ao empregado. Se pelo empregado será descontado um mês de seu salário fixo. O aviso indenizado não é admitido em qualquer ocorrência, sendo necessário observar situações especiais como dispensa sem justa causa com desligamento imediato e rescisão por dispensa indireta quando o empregado solicita em juízo seu desligamento.

O pagamento é estipulado conforme Art. 477 § 4º da CLT, O pagamento a que fizer jus o empregado será efetuado no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho, em dinheiro ou em cheque visado, conforme acordem as partes, salvo se o empregado fôr analfabeto, quando o pagamento sòmente poderá ser feito em dinheiro (Redação dada pela Lei nº 5.584, de 26.6.1970) e § 6º - O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos: (Incluído pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)

a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

§ 7º - O ato da assistência na rescisão contratual (§§ 1º e 2º) será sem ônus para o trabalhador e empregador. (Incluído pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989).

Após o saque do FGTS o empregado demitido sem justa causa, poderá enviará seu comunicado de dispensa ao Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou ao Ministério do Trabalho, para requerer o seguro desemprego. O seguro será pago em cinco parcelas mensais, desde que fique desempregado por este período.

Integram os proventos na rescisão: saldo de salário, hora extra, salário família, aviso prévio indenizado, saldo de salário, 13º salário, férias vencidas, férias proporcionais, 1/3 sobre férias. Os descontos: INSS saldo de salário, INSS sobre 13º salário, aviso prévio não cumprido (se for o caso), IRRF sobre saldo de salário, IRRF sobre férias, IRRF sobre 13º salário, vale transporte, vale refeição e faltas.

O FGTS será pago pelo empregador na demissão sem justa causa, uma indenização de 40%, indenização esta calculada sobre o total de depósitos realizados na conta do FGTS durante o contrato de trabalho, devidamente corrigido.

Para rescisão junto ao sindicato da categoria, é necessária entre outros documentos a Carta de preposição com os dados da empresa, quem ira representa-la e os dados do empregado o qual será feita a rescisão.

3. TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

Algumas situações levam a tornar o ambiente de trabalho estressante, e muitas vezes desanimador, tanto para o empregado quanto para o empregador.

Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Este evento pode ser algo negativo ou positivo.

Estresse negativo é quando é em excesso. Trazendo consequências mentais e psicológicas, podendo levar a pessoa a problemas de saúde.

Já o estresse positivo, se dá na fase inicial, ligando o alerta de que algo não esta no seu contexto normal.

O estresse no ambiente de trabalho pode ser classificado em: biológica, psicológicas e sociais. Na questão biológica pode-se citar as atividades laborais insalubres, pois as doenças desencadeadas na execução da profissão podem gerar uma adaptação e resistência do organismo. O estresse psicológico gera irritação, medo, angustia dentre outros sintomas que prejudicam no decurso das funções. O estresse social gera falta de controle emocional, irritabilidade o que faz com que o convívio social seja dificultado.

4 PROCESSO CONTÁBIL

O primeiro passo ao se decidir abrir uma empresa, é fazer a consulta comercial na prefeitura do município onde se irá estabelecer a empresa. Para verificar a aprovação da prefeitura, e demais órgãos que constarão na consulta comercial, para regulamentação da instalação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com