TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Artigos Científicos: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  4.370 Palavras (18 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO...................................................................................................4

2- ROTINAS TRABALHISTAS..................................................................................5

3- AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO..... ..............................................7

4- ANALISE MERCADOLÓGICA REGIONAL............................................................8

5- PROCESSO CONTÁBIL......................................................................................9

6- AMBIENTE EMPRESARIAL..............................................................................13

11- CONCLUSÃO.................................................................................................15

12- REFERÊNCIAS...............................................................................................16

1- INTRODUÇÃO

O ambiente empresarial vem passando, nos últimos anos, por um período de consideráveis modificações. Segundo Fiates (1995), a sobrevivência das organizações no mercado atual depende de sua competitividade, que hoje é função direta da produtividade e qualidade da empresa. Isto significa dizer que o dinamismo e a crescente competitividade no mundo dos negócios colocam em risco a vida das empresas que não questionarem seus métodos tradicionais de gerenciamento, desenvolvimento de novos produtos e serviços, produção, controle de qualidade.

Complementando o conjunto de modificações, houve uma alteração significativa em todo panorama mundial com relação ao meio ambiente. Clientes e consumidores estão passando a valorizar mais produtos ecologicamente corretos, isto é, aqueles que agridam o mínimo possível o meio ambiente. O consumo elevado de recursos naturais, sobretudo os não-renováveis, vem sendo causa de uma busca frenética por soluções imediatas. Aliando-se a estes fatos, surgem medidas tomadas pelos governos e órgão competentes (algumas até mesmo surgidas por pressões da sociedade) que elevam os custos de produção das empresas. Com isso a relação meio ambiente e desenvolvimento está deixando de ser conflitante para tornar-se uma relação de parceria. O cerne da questão passa a ser a consecução da convivência pacífica entre a boa qualidade do meio ambiente e o desenvolvimento econômico, tendo em vista que são variáveis dependentes entre si. Desta forma, o meio empresarial torna-se diretamente atingido.

Percebe-se, portanto, que as organizações de um modo geral não podem mais desconsiderar os aspectos relacionados à preservação do meio ambiente. Diante disso, a variável ambiental vem se tornando mais um importante diferencial competitivo com o qual as empresas devem se preocupar.

Com o aumento das atenções em relação às questões ambientais, mudanças significativas deverão acontecer, sobretudo relacionadas à gestão empresarial. Para melhor adaptação a estas mudanças, o ambiente empresarial deverá estar de posse de informações sobre os verdadeiros custos ambientais existentes, custos que permitam às mesmas verificar quanto vêm gastando realmente com o meio ambiente, ou quanto estão perdendo (ou deixando de ganhar) com a degradação ambiental.

.

2- ROTINAS TRABALHISTAS

As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e consequências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possa evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho.

Tipos de Aviso Prévio

O Aviso Prévio pode ser de dois tipos: trabalhado e indenizado. O aviso trabalhado é quando o empregado continua exercendo suas funções normalmente, até que o prazo se extinga e ele sai da empresa. O aviso indenizado é quando a parte que recebeu o aviso tem direito a uma indenização referente a um salário do empregado e não cumpre o período de trabalho estipulado pela lei.

Prazo

O prazo do Aviso Prévio Trabalhado estabelecido pela Constituição é de no mínimo 30 dias corridos, o que não impede que seja um tempo maior, dependendo da Convenção Coletiva de cada sindicato. Ele é contado a partir do dia seguinte ao comunicado, feito preferencialmente por escrito, independentemente de que seja dia útil ou não. Quando o aviso é dado pelo empregador, o empregado tem direito a uma folga de 7 dias corridos, ou de 2 horas diárias contínuas em sua jornada de trabalho, independentemente se no início, meio, ou fim da mesma; não podendo, portanto, o empregado que habitualmente trabalha 8 horas diárias, trabalhar 6 horas normalmente e as outras 2 serem consideradas horas-extras, uma vez que um dos objetivos do Aviso não terá se realizado, que é o de proporcionar tempo ao empregado para que o mesmo adquira um novo emprego. Se nenhum desses fatos for cumprido, o empregador é obrigado a pagar um novo Aviso.

Não há de se comentar em relação ao prazo do Aviso Prévio Indenizado, uma vez que a relação de emprego se encerra no momento do comunicado de uma das partes, sendo ela obrigada a indenizar a outra.

Efeitos

O Aviso Prévio, tanto o indenizado quanto o trabalhado, é contado para todos os fins, inclusive para cálculo de mais 1/12 de 13º salário e férias. Devido a isso, deve-se ter cuidado quando da dispensa do empregado, para que a mesma não ocorra nos 30 dias antecedentes a data-base da categoria. Pelo fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com