TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Projeto de pesquisa: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.730 Palavras (11 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Iremos relatar sobre o ambiente empresarial, rotinas de trabalhos, como administrar tais situações que ocorrem durante o trabalho, diversas situações que acontecem devido ao desgaste dos colaboradores. Abordaremos estaticamente sobre questões de desemprego e principais setores de determinada localidade. Também, se faz uma analise de como abrir uma empresa e quais processos legais e preparações se faz necessárias. Outro fator a ser discutido é as relações culturais dentro da empresa e como deve administrar e retirar proveito da situação

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS

Hoje em dia as demissões, são com grande frequência, mas também não é algo fácil de realizar, pois é uma situação que pode destruir a carreira profissional de um colaborador, com isso o empreendedor deve estar bem atualizado sobre a situação e perante a Lei antes de seguir tal procedimento, o correto é consultar um contador ou departamento financeiro.

Segundo a legislação atual, no caso de ser efetuada uma demissão a empresa deve seguir os seguintes procedimentos:

• Aviso Prévio: o colaborador que trabalha até um ano em regime CLT tem direito a 30 dias de aviso prévio. A cada ano adicional no local, é necessário acrescentar três dias – até o limite de três meses, quando não há mais acréscimos.

• Multa: no caso de a empresa sonegar o aviso prévio, terá de pagar um salário ao funcionário. Também precisa pagar uma multa de 40% sobre o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

• Prazos: pode ser definido em dois tipos, se cumprido o aviso prévio, a rescisão deverá ser paga no primeiro dia logo após o término do contrato, caso o aviso for indenizado, deve-se pagar até o décimo dia, contado a partir da notificação.

• Rescisão: quando cumprido o aviso prévio, precisa ser pago o saldo de salário, férias proporcionais àquele ano acrescido de um terço desse valor, 13° salário proporcional, eventuais horas extras, se houver férias vencidas. Acrescidas de um terço desse valor. Quando o aviso prévio for pago, deve ser acrescentado a essa lista o equivalente a um salário. Em ambos os casos, paga-se a multa de 40% sobre o FGTS.

• Horas extras: precisa ser consideradas e pagas antes do colaborador se desligar. São calculadas considerando o valor regular da hora de trabalho, acrescido de 50%.

• Papéis: precisa ser entregue três documentos ao funcionário:

o Termo de rescisão de contrato de trabalho, com os dados do trabalhador e a discriminação dos valores pagos na rescisão;

o Guias de seguro-desemprego (para quem trabalhou por no mínimo seis meses na empresa e não foi dispensado por justa causa);

o Chaves de conectividade (documento para que o funcionário possa ir à Caixa Econômica Federal acessar o FGTS).

• Estabilidade provisória: Existem situações em que os funcionários não podem ser demitidos, tais como:

o Mulheres grávidas, no período que se estende o início da gestação até o final da licença-maternidade (seja de quatro ou seis meses, conforme o combinado entre a funcionária e a empresa);

o Empregado que sofreu acidente de trabalho, até um ano após retornar ao trabalho;

o Funcionários envolvidos em acordos com sindicatos que consideram determinado aspecto relacionado à demissão.

• Demissão por justa causa: caracterizada pela quebra de confiança, o que inclui itens como abando de emprego, insubordinação, indisciplina, ofensa ao empregador ou a outros funcionários. “As causas mais comuns são abando de emprego, insubordinação ou mau procedimento”, diz Viggiano. Nesse caso, na hora da demissão, o funcionário recebe apenas o saldo de salário e as férias vencidas, acrescidas de um terço desse valor, e eventuais horas extras.

2.1.1 AS TENSÕES NO AMBEITE DE TRABALHO

• O que é estresse? É uma reação do organismo junto de componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância.

• Todo estresse é ruim? Em pequenas doses, a tensão gerada diante um novo desafio, como falar em público, a entrega de um trabalho e até uma discussão em família diminui os riscos de doenças como Alzheimer, artrite e alguns tipos de câncer, revelam pesquisas recentes. Picos curtos de estresse durante o dia servem de motivação para encarar algo inesperado e terminam por gerar satisfação. Se estressar de vez em quando também ativa o sistema imunológico. Um estudo recente da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, sugere que levar uma vida calma demais aumenta em 43% as chances de morrer prematuramente. Quando nunca estimulado o sistema imunológico não se fortalece e a pessoa adoece com mais facilidade. Porém o estresse só é bom se dura de minutos a alguns dias, caso passa desse tempo torna-se um desgaste emocional crônico e, em vez de bem, começa a fazer mal à saúde.

• Comprovado três grupos de estresse no trabalho:

o Ambientais, podem ser a incerteza de uma economia em recessão, podem estar ligados a uma situação política, à instabilidade de um governo de um país. Também com a evolução tecnológica acabar sendo substituído por maquinas.

o Organizacionais, são vários: uma chefia autocrática e autoritária, excesso de metas em curto prazo, excesso e horas de trabalho e colegas difíceis no relacionamento interpessoal.

o Individuais, originados pelas dificuldades que ocorrem nos relacionamentos familiares e com amigos, ou na própria personalidade do indivíduo (mais ou menos ansioso), ou ainda por razões econômicas como não conseguir nunca viver dentro do orçamento pessoal, quanto mais ganha, mais gasta.

A empresa deve administrar o estresse quando ele se torna prejudicial ao rendimento do funcionário dentro da organização trazendo resultados negativos, logicamente não é possível evitá-lo. É ai que o departamento de Recursos Humanos deve entrar em ação, pois ele pode identificar os fatores estressantes no ambiente corporativo e apresentar ações estratégicas que assegurem a saúde da organização.

2.1.1.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL

Fazendo uma consulta referente o mês de Janeiro 2014. Como esta o desemprego na cidade de Chapecó,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com