TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Exames: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  6.768 Palavras (28 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 28

INTRODUÇÃO 4

1. Rotinas Trabalhistas 5

1.1 Contratação do Trabalhador 5

1.2 Apresentação do atestado de saúde ocupacional 6

1.3 Direito do Trabalhador 6

1.4 Rescisão de Contrato de Trabalho 7

1.4.1 Prazo para pagamento da rescisão 13

1.5 Aviso prévio 13

1.5.1 MODALIDADES DO AVISO PRÉVIO 13

1.5.2. Aviso Prévio Trabalhado motivado pelo empregador 14

1.5.3 Aviso Prévio Trabalhado motivado pelo empregado 14

1.5.4 Aviso Prévio Indenizado motivado pelo empregador 15

1.6 Preposto e carta preposição 16

1.7 Seguro-Desemprego, Obrigação e seus Benefícios. 17

2. As tensões no ambiente de trabalho 19

3. Análise mercadológica regional 20

4. Processo Contábil 21

5. Ambiente Empresarial 23

Considerações finais 25

REFERÊNCIAS 26

INTRODUÇÃO

A Contabilidade objetivamente é um sistema de informação e avaliação destinado a promover aos seus usuários através das demonstrações financeiras, análises de natureza econômica, viabilidade física e de produtividade. O departamento pessoal e/ou contador passa a ter uma importância relevante dentro deste conjunto, já que através dele se obtém informações e cálculos precisos no que diz respeito às questões sociais da empresa ou pessoas físicas, as despesas geradas da folha do pessoal, detém uma margem considerável na demonstração de resultado da empresa, essas despesas operacionais que não são aplicadas corretamente, prejudica os lucros da empresa, sempre atento as suas obrigações e direitos, completando assim a sua razão de ser dentro da contabilidade. 

No entanto para atuar no mercado globalizado e com inovações tecnológicas as organizações precisam aprimorar seus conhecimentos para acompanhar a evolução e mudança de hábitos. O foco das empresas não está mais voltado apenas ao desenvolvimento de novos produtos, mas em contribuir com algo de valor para a sociedade.

Hoje para a empresa se manter no mercado, é necessário á busca pela excelência, orientação para o sucesso, alcançar metas, correr riscos calculados e desejo de reconhecimento e desenvolvimento. É necessário que a empresa conheça o seu cliente interno e externo, para estar pronto a atendê-lo, sabendo lidar com todos a adversidade.

Frente ao crescimento dos negócios e a especialização dos serviços prestados surge à necessidade de se reestruturar a organização, habilitar-se ao processo de crescimento permitindo ao mesmo tempo, que a administração mantenha o controle para que a tomada de decisões seja coerente e segura.

1. Rotinas Trabalhistas

O Contador ou encarregado do departamento pessoal da empresa é fundamental no processo de formalização do quadro de funcionários, tendo seu papel na empresa e colaborando na melhor contratação do funcionário e/ou colaborador, bem como na elaboração da folha de pagamento mensal, impostos pertinentes à folha, provisão do 13° salário, provisão de férias e contabilização dos mesmos ao final de cada mês. Na contabilidade está inserida de forma a influenciar no fluxo de caixa da empresa e nas demonstrações de resultado do exercício, portanto o administrador deverá efetuar contratações com qualidade, para não onerar ao final de cada período, influenciando nos lucros da empresa.

1.1 Contratação do Trabalhador

Partindo do ponto de vista de que uma empresa tem necessidade de obter informações a respeito daqueles que se candidatam à obtenção dos empregos que oferecem, o recrutamento do pessoal obedece as seguintes etapas: inicialmente, faz-se o anuncio através de jornais, internet, revistas especializadas, tabuleta com denominação dos cargos, deixada em lugar visível, ou através de agências de emprego.

Os empregadores e/ou empresários de pequenas empresas adotam o processo de seleção e contratação dos candidatos, exige-se a apresentação da Carta de solicitação de Emprego ou o Curriculum Vitae, o empregador ou chefe do pessoal irão analisar os currículos, e ao entrevistar cada candidato analisará seu perfil, e posteriormente, a contratação do candidato que melhor destacar ou atender aos critérios da empresa.

A apresentação dos documentos pessoais e outros conforme o caso é imprescindível para o registro no livro de registro de empregado. Os documentos necessários para o registro do empregado são os seguintes:

a) Carteira de trabalho e previdência social;

b) Cédula de identidade (CI);

c) Cadastro de pessoa física (CPF);d) Título de eleitor;

e) Certificado de reservista;

f) Exame médico;

g) Fotografia;

h) Certidão de casamento;

i) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos ou inválidos de qualquer idade, necessário para o pagamento do salário-família;

j) Menor estudante, declaração da escola que confirme estar freqüentando algum curso;

k) Cartão da Criança dos filhos menores de 7 anos de idade;

Comprovante de freqüência à escola dos filhos a partir dos 7 anos.

1.2 Apresentação do atestado de saúde ocupacional

Os empregadores que contratarem seus empregados terão que primeiramente encaminhar o trabalhador para uma avaliação clínica, que é definida pelo médico do trabalho, esse exame é obrigatório, de acordo com o Art. 168, §§ 1º ao 5º da CLT de 01-05-1943, com alteração dada pela Lei nº 7.855, de 24-10-89, assim preceitua: “Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho”.

O médico do trabalho irá emitir o Atestado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com