TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisadores de processo

Relatório de pesquisa: Analisadores de processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Trabalho

Trabalho

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Psicologia

Enviado por: cafesa25 20 outubro 2013

Palavras: 1373 | Páginas: 6

BRANQUEAMENTO

Analisadores do processo

BRANQUEAMENTO

Analisadores do processo

O sistema de analisadores de processo monitora o número Kappa, alvura e consistência das amostras de polpa marrom e de polpa, através dos estágios de branqueamento e polpa marrom. A determinação do número Kappa e da alvura de polpa marrom e polpa, usando um procedimento laboratorial, consome muito tempo. Os resultados obtidos com um analisador de processo em linha possibilitam que o operador faça mais rapidamente as mudanças necessárias no controle de processo, para obter a alvura desejada da polpa.

1) O analisador de kappa Kajaani determina o número kappa das amostras de polpa marrom e de polpa do digestor, deslignificação com oxigênio e alimentação do estágio A, como uma medida do teor de lignina da fibra. O analisador de kappa consiste em uma unidade de lavagem e uma unidade de medição KAPPA.

2) O analisador de alvura Kajaani determina o número Kappa e alvura das amostras de polpa dos estágios DO/D1/D2, bem como a alvura final da polpa. O analisador de alvura consiste em uma unidade de lavagem e uma unidade de medição BRITEi.

Analisador Kappa

A função do analisador de kappa Kajaani é determinar o número Kappa das amostras de polpa marrom e de polpa do digestor, deslignificação com oxigênio e estágio A.

O processo de branqueamento aumenta a alvura (brancura) da polpa, mantendo uma boa concentração e as características de fabricação de papel. Os produtos químicos de branqueamento reagem com os componentes de lignina e celulose da polpa. As reações são controladas, para maximizar a remoção da lignina e alvura da polpa, ao mesmo tempo minimizando os danos à celulose, custo e impacto ambiental.

A maioria do teor de lignina da polpa é removida nos estágios de digestão e deslignificação com oxigênio. A lignina remanescente é extraída através de um processo de branqueamento de quatro estágios e sem cloro elementar (ECF).

A polpa não-branqueada, chamada de polpa marrom, entra na planta de branqueamento no estágio (A) de hidrólise ácida. No estágio A, o ácido sulfúrico e o vapor são misturados com a polpa para remover os grupos de ácido hexenurônico. Então, a polpa passa pelo primeiro estágio (DO) de dióxido de cloro. O estágio DO mistura o dióxido de cloro (ClO2) com a polpa não-branqueada, para iniciar a reação de branqueamento.

A extração alcalina com o estágio de oxigênio e peróxido de hidrogênio (EOP) aumenta a solubilidade da lignina reagida, vinda da polpa do estágio DO, aumentando o pH e a temperatura dentro do reator do estágio EOP. Soda cáustica (NaOH) é adicionado ao reator do estágio EOP, para controle do pH.

A adição de oxigênio (O2) e peróxido de hidrogênio (H2O2), combinada com o ambiente pressurizado no reator do estágio EOP, aprimora o processo de extração. Oxigênio e peróxido de hidrogênio reduzem consideravelmente o número Kappa, causando a redução do consumo de dióxido de cloro nos estágios de branqueamento subseqüentes. A lignina reagida é dissolvida e removida pelo lavador (DD-washer) do estágio EOP.

Nos últimos estágios do processo de branqueamento, o dióxido de cloro é usado para branquear a polpa para a alvura final desejada. Quando o dióxido de cloro é adicionado à polpa, a alvura da polpa aumenta rapidamente, no início, e então desacelera até um limite de alvura ser atingido. Aplicar o dióxido de cloro em dois estágios, D1 e D2, otimiza a capacidade de alvura.

Entre cada estágio de branqueamento, a polpa é lavada com um lavador (DD-washer).

____________________________________________________________________

O sistema de analisadores de processo monitora o número Kappa e a alvura das amostras de polpa marrom e de polpa, através dos estágios de branqueamento e polpa marrom. A determinação do número Kappa e da alvura de polpa marrom e polpa, usando um procedimento laboratorial, consome muito tempo. Os resultados obtidos com um analisador de processo em linha possibilitam que o operador faça mais rapidamente as mudanças necessárias no controle de processo, para obter a alvura desejada da polpa. Manter o controle do processo também assegura a qualidade estável do produto final, redução do consumo de produtos químicos nos estágios de branqueamento e redução do efluente da planta de branqueamento.

O analisador de kappa Kajaani determina o número kappa das amostras de polpa marrom e de polpa do digestor, deslignificação com oxigênio e estágio A, como uma medida do teor de lignina da fibra. O analisador de kappa consiste em uma unidade de lavagem e uma unidade de medição KAPPA.

As amostras de polpa marrom e de polpa, vindas dos dispositivos de amostragem em linha, são diluídas com água morna e transportadas para o analisador de kappa. A amostragem é realizada em seqüência, não simultaneamente. A amostra é pré-lavada e peneirada pela primeira vez na câmara de peneiração, para remover os shives e nós, sendo então totalmente lavada na câmara de lavagem. A consistência da amostra é medida e ajustada. A medição da consistência é para uso interno do analisador e não se compara à consistência do processo.

A bomba de amostra transfere a amostra para a unidade de medida, onde o número Kappa da polpa marrom ou polpa é medido oticamente. Essa medição é baseada na absorção característica da luz ultravioleta pela lignina em comprimentos de onda específicos. A luz Xenon passa através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com