TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisando as problemáticas e a importância da prática do estagio no curso de licenciatura de matemática

Por:   •  4/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

Analisando as problemáticas e a importância da prática do estagio no curso de licenciatura de matemática

Wyliandriely Silva Almeida[1]

Resumo

O presente trabalho vêm mostrar a importância da prática do estágio no curso de licenciatura, dando ênfase em todos os seus momentos. O estágio é o primeiro contato direto com a sala de aula tornando essa prática uma forma mais viável de vivenciar as problemáticas vivenciadas pelos licenciandos durante a realização do Estágio Supervisionado. O foco principal é analisar durante o estagio, as problemáticas dos alunos da escola campo no decorrer das visitas para tentar amenizar as dificuldades que o professor encontra em sua prática docente. Algumas das dificuldades identificadas podem ser descritas como: Desinteresse nas aulas, e a dificuldade de entender como a matemática e usada no dia-a-dia.

Palavras Chave: Formação; Problemáticas; Estágio Supervisionado; Desinteresse.

  1. Introdução

A prática do estagio na formação inicial no curso de licenciatura em Matemática enfatiza aos licenciandos do curso que esses momentos de teoria e prática são indispensáveis para a formação docente. Desta forma é de grande importância que o estagio seja realizado com um olhar cheio de esperança mediante todas as problemáticas visualizadas no decorrer das visitas na escola campus. Este trabalho é fruto da minha participação no estagio e busca respostas para os problemas enfrentados pelos professores regentes e dos professores em formação inicial. Os principais objetivos dessa pesquisa é analisar o comportamento dos professores em formação inicial observando todas as problemáticas que tiveram no decorrer das visitas, busco também deixar clara a importância do estagio no curso de licenciatura de Matemática.

  1. Justificativa

A pesquisa tem como intuito analisar o estágio supervisionado de forma minuciosa, analisando o comportamento dos alunos da escola campo para que, através da pesquisa (questionários e entrevistas) poder identificar as dificuldades que os alunos apresentam referente a Matemática, com a finalidade de que quando estivermos lecionando essas problemáticas não se repitam ou pelo menos sejam minimizadas.

A expectativa esperada e que os alunos após a intervenção pedagógica proposta pela pós-regência e que os alunos se identifiquem mais com a matemática de modo a compreenderem a importância de seu aprendizado, pois a realidade dos alunos da escola campo em relação a matéria de Matemática na maioria das vezes e bastante fraca, e no intuito de amenizar esse fracasso será realizado a pesquisa na escola para conseguirmos visualizar o nível de dificuldade dos alunos.

Realizar essa pesquisa pode ampliar em nos futuros professores de matemática uma nova pratica de ensino, essa pratica pode ampliar seus olhares quanto aos inúmeros recursos e estratégias que contribuem para o ensino de matemática como também esses momentos contribuem com a escola de forma  a minimizar as dificuldades de aprendizagem com a matemática. De acordo com Tardif (2002), o estágio supervisionado constitui uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos alunos de licenciatura.  Esta prática cumpre com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), pois a mesma determina que a partir do ano de 2006 se constitui numa proposta de estágio supervisionado com o objetivo de oportunizar ao aluno a observação, a pesquisa, o planejamento, a execução e a avaliação de diferentes atividades pedagógicas; uma aproximação da teoria acadêmica com a prática em sala de aula. Essa pesquisa do estagio supervisionado uma pratica pesquisadora insubstituível.

 

  1. Objetivos:

Os principais objetivos dessa pesquisa é analisar o comportamento dos professores em formação inicial observando todas as problemáticas que tiveram no decorrer das visitas, para ser realizado essa analise como deixa claro Skovsmose será através dos cenários de investigação, por intermédio do dialogo com o proposito de:

  • Identificar as dificuldades que o professor em formação inicial encontra na sua prática docente.
  • Empenhar para que as problemáticas encontradas hoje, na pratica do estagio não sejam mais complicações quando estivermos ministrando uma aula.
  • Rever a pratica de ensino, de maneira que os alunos interagem mais com as aulas.
  • Enfatizar a importância da prática do estagio no curso de licenciatura de matemática.

  1. Algumas problemáticas visualizadas durante o estagio e a importância do estágio nos cursos de licenciatura.

O estágio é entendido como um processo de experiência prática, que aproxima o licenciando da realidade de sua área de formação e o ajuda a perceber diversas teorias que orienta ao exercício da sua profissão. É um elemento curricular essencial para o desenvolvimento dos alunos de graduação, sendo também, um lugar de aproximação verdadeira entre a universidade e a sociedade, permitindo uma integração à realidade social juntamente com a teoria e a prática.

Unir teoria e prática é um grande desafio com o qual os licenciandos de um curso de licenciatura têm de lidar. É necessário que se resolva esse desafio minimizando essa dicotomia durante a vivência acadêmica do estudante, ou essa dificuldade se refletirá no seu trabalho como professor. Não é apenas realizando um curso de graduação que se torna profissional. É, principalmente, envolvendo-se intensamente como construtor de uma práxis que o profissional se forma (FÁVERO, 1992).

O estágio supervisionado exigido no currículo da formação nos cursos de licenciatura é importante, pois no futuro o licenciando deve compreender que o professor e o aluno devem estar no mesmo mundo, falar a mesma linguagem tornando a sala de aula um ambiente agradável de estar.

Sendo assim o estágio é uma prática importante, pois apresenta grandes utilidades para a aprendizagem, para o desenvolvimento do ensino no que se refere à sua formação, levando em consideração a importância de se colocar em prática uma atitude reflexiva logo no começo da sua vida como educador, pois, é a maneira na qual o estudante irá vivenciar na prática o que tem estudado na Universidade. Esses aspectos são instrumentos que pode fazer a diferença para aqueles que estão iniciando uma trajetória voltada à educação e que têm a capacidade de transformar a deplorável realidade da educação no nosso país que está longe de ser satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com