TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  12/3/2016  •  Ensaio  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  4.615 Visualizações

Página 1 de 4

CEE

Coordenadoria de Estágio em Educação

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

AMANDA FIORELO DA SILVA

RA 1658742615  -   POMPEO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Limeira

2013

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório apresentado à Coordenadoria

De  Estágios   em   Educação   da   UNIP

Interativa,  para  aprovação   em  Estágio

Supervisionado.

Limeira

2013

SUMÁRIO

1. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO NORMAL (OU EJA) E EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES.................................................................

2. O SUPERVISOR DE ENSINO NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL.........

3. O ORIENTADOR EDUCACIONAL NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL.....

4. O GESTOR ESCOLAR NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL........

5. O PEDAGOGO EMPRESARIAL NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL.....

6. CONCLUSÃO........................

REFERÊNCIAS....................

1. RELATÓRIO

Durante o curso de graduação em Pedagogia, tive a oportunidade de estagiar em diferentes modalidades, Educação Infantil, Ensino Fundamental,  EJA - Educação de Jovens e Adultos e Gestão da Educação. Durante a realização desses estágios pude vivenciar momentos que enriqueceram muito minha formação acadêmica, pois foi possível fazer uma relação entre a teoria e a prática.

Foi possível perceber a importância de toda a equipe gestora dentro do ambiente escolar, faz-se necessário que haja o comprometimento de todos para que se obtenha qualidade no ensino e na aprendizagem, pois se não houver envolvimento de todos certamente teremos um ensino de má qualidade e a aprendizagem fica prejudicada. É uma pena que nem todos pensem assim e em algumas escolas que estagiei pude observar que algumas professoras não se dedicam como deveriam, vão apenas dar aula sem se envolver com aquilo que está ensinando, tornando assim uma aula mecânica. Dão a aula, vão embora sem ao menos se preocupar se o aluno aprendeu se gostou ou não.

Sabemos que o educador tem um papel importante dentro do processo de aprendizagem, e o estagiário está apenas como observador e pesquisador para acompanhar e registrar o trabalho desenvolvido na escola.

Pude observar e participar de momentos de aprendizagem junto com os educadores das escolas e foi possível compartilhar opiniões sobre várias realidades presenciadas e a partir dessa experiência, descobrimos novos olhares sobre o mesmo ponto de vista. É importante ressaltar que o contato com diferentes realidades enriqueceram muito e somaram para a minha formação acadêmica.

Para a realização desse relatório foi feita uma coleta de dados de cada escola, foi consultado o Plano Gestor das escolas estagiadas desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e a EJA, bem como Gestão da Educação em ambiente escolar.

Educação Infantil: Na escola em que estagiei pude observar que há um grande comprometimento por parte de toda a escola em relação á aprendizagem e o acolhimento das crianças, por ser um Centro Infantil (creche) que atua em tempo integral, ou seja, de 0 a 5 anos. Busca transmitir um ambiente acolhedor e seguro. Todo o espaço da unidade escolar é devidamente organizado e preparado para propiciar as suas crianças um desenvolvimento adequado. Existem cantos temáticos onde as crianças podem desenvolver brincadeiras e situações de ludicidade, sempre sobre a supervisão de um educador.

Os professores se preocupam com a qualidade da aprendizagem, buscando aprimoramento e fazendo uso de um planejamento elaborado antecipadamente. Uma vez por semana durante uma hora os professores se reúnem para discutir esse planejamento, verificando se há necessidade de mudanças, pois essas mudanças são feitas de acordo com a necessidade, visando o desenvolvimento de cada aluno.

É usada uma metodologia de ensino coerente respeitando cada faixa etária, são trabalhadas as áreas de Música, Movimento, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, Matemática e Artes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com