TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Curso Normal

Por:   •  10/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  3.063 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER










     RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – CURSO NORMAL

   


1 INTRODUÇÃO

2. A ESCOLA ESTAGIADA

            O Estágio Supervisionado no curso de Magistério/Normal Ensino Médio foi realizado no

            A escola estagiada é dada na cidade como a de maior número de alunos, perfazendo um total de 1319, sendo em processo de inclusão 9 alunos. A escola atende em três turnos sendo manhã: tarde: noite: nas modalidades educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio regular e educação profissionais com aproveitamento de estudos(normal).

          O estágio foi realizado no período de 08 de junho a 24 de junho de 2015 sendo observadas as turmas de 1° ano do ensino médio normal, num período de 4 horas diárias, totalizando 41horas previstas na orientação do presente relatório.

A escola possui grande porte comportando a contento todos os alunos matriculados naquela instituição, sendo em média 25/30 alunos por sala de aula. Os móveis das salas de aula apresentam bastante desgaste, cadeiras, mesas, cortinas e murais, trazendo marcas de uso e até da falta de manutenção e cuidados dos próprios educandos. As salas são todas climatizadas, contando ainda com ventiladores, boa iluminação, distribuição de móveis de acordo com o número de alunos vigentes nas turmas. A escola possui auditório dotado de cadeiras estofadas, palco e mecanismo de projeção e som, comportando confortavelmente 150 alunos em média. Conta ainda com biblioteca bem equipada com inúmeros livros dos mais distintos títulos e autores, excelente iluminação, com cadeiras de estofados renovados e mesas dispostas de maneira bem ampla e arejada, possui muito boa ventilação por conter diversas janelas, possuindo também ambiente climatizado por ar condicionados que a escola ha alguns anos se propôs e trabalhou em prol desta ideia promovendo diversas atividades para realização deste feito, ao que alcançou com êxito. O educandário conta com sala de direção, supervisão, vice-direção, almoxarifado, secretaria, refeitório, sala de AEE, ampla sala de professores. Enfim, conta com espaços destinados a todos os profissionais, pois cada setor tem a sala destinada.

2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A escola trás como filosofia “Educar buscando o conhecimento, despertando consciências e promovendo a valorização da vida.” No que tange a educação a escola afirma que é o processo permanente pela qual o homem se auto - constrói, se aperfeiçoa e se realiza como pessoa, exercendo a cidadania. Baseada neste conceito a escola prioriza a construção do saber, entendendo como processo contínuo e individual, estimulando em  cada um buscar o desenvolvimento das competências e habilidades, sempre alicerçadas nos pilares da educação que são aprender, faze, conviver e ser.  

Com relação ao homem, diz que é o elemento transformador da sociedade, que é um espaço onde ele se realiza como ser social, convivendo com diferentes características advinda dos diversos gêneros conviventes. Quanto ao conhecimento, é algo que se constrói e reconstrói, permanentemente, através da ação individual e coletiva da ação individual e coletiva do próprio sujeito.

A função da escola é entendida como a de através de processo constante, construir uma pratica educativa de significado, em que o sujeito atue em uma sociedade multicultural em constante transformação, desenvolvendo nos educandos capacidades de conhecer propostas alternativas,  potencializando o desenvolvimento de todas as capacidades, de modo a tornar o ensino mais humano, mais ético. Por isso, deve propiciar o desenvolvimento dos educandos assegurando-lhes a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir, visando uma prática educativa adequada às necessidades políticas, econômicas, sociais e culturais da realidade. Considerando os interesses e as motivações dos alunos garantindo assim as aprendizagens significativas, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade onde vive. O papel do professor é visto como mediador da ação educativa,

O trabalho dos professores é planejado através da organização dos objetivos e conteúdos elaborados pela equipe diretiva e professores com habilidades e competências de acordo com os PCNs, sempre usando recursos didáticos confeccionados ou prontos, oferecidos pela escola ou do próprio professor.

A avaliação se dá nos 1º e 2º anos do ensino fundamental com parecer descritivo e em 2014 essa proposta incluiu o 3º ano. A partir do 4º ao 9º ano a avaliação se dará de forma qualitativa e quantitativa, com instrumentos avaliativos escritos e para aqueles que não atingirem a média da escola (60) será oferecida a recuperação preventiva a cada trimestre.

3 DESCRIÇÃO E ANALISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Fundamentadas na teoria de Silva e Urbanetz(2012), onde afirmam que “o estágio passa de um momento isolado, ou uma prática fragmentada, a uma preocupação conjunta...”, entramos em sala para observação, anotações, participação e  levantamento de dados, onde fundamentaremos no melhor campo de ação:sala de aula. Seguem os relatos de algumas aulas:

            O estágio aconteceu em uma turma de 1º ano, do curso Normal, nível médio, contava na turma 26  alunas, sim, todas do sexo feminino, com faixa etária bem diversificada, variando dos 18 aos 53 anos, na sua maioria de classe média baixa, não há educando em processo de inclusão nesta turma. A professora as trata com muita maturidade, chamando-as verdadeiramente ao papel a que estão dispostas a atuarem. As aulas observadas aconteceram num período de festas juninas, onde as alunas ensaiavam quadrilhas e apresentações para a festa festiva naquele educandário. A metodologia utilizada pela professora no geral de suas aulas são pesquisas realizadas tanto em livros como na internet, utilizando materiais da biblioteca da escola com muita frequência. A sala é ampla, bem iluminada, com dois ventiladores, um ar condicionado, um quadro verde, um mural, classes e cadeiras que acomodam muito bem as alunas na sala. A sala observada não conta com recursos pedagógicos visíveis além do habitual quadro, giz e apagador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com