TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Crítica texto: Na ONU, Brasil é cobrado sobre violações de direitos humanos

Por:   •  3/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

No Brasil, a violência contra o individuo (física e moralmente) ocorre em diversos setores da sociedade, não podemos dizer por exemplo que a falta de segurança publica está localizada somente nas favelas, morros e bairros mais pobres ou que acontece só nas grandes cidades, pois isso não é uma realidade exclusiva apenas de um ambiente especifico.

A negligência contra os Direitos Humanos vem se tornando um tema muito abordado no país, conforme o texto: “Na ONU, Brasil é cobrado sobre violações de direitos humanos”, a cada 4 anos temos a Revisão Periódica Universal realizada pela ONU, que vem recebendo muitas críticas do Brasil, baseadas principalmente nos direitos dos povos indígenas, trabalhadores rurais, falhas no sistema carcerário, LGBTI, defensores dos Direitos Humanos, entre outros.

Enquanto as autoridades Brasileiras alegam terem cumprido até 60% do combinado nos últimos 5 anos, a ONU informa que o percentual do país está próximo de Zero, e que as próprias autoridades brasileiras são omissas e agravam a violação dos Direitos Humanos no país. Diante disso deveriam ser apresentados pelos representantes, programas reais e concretos que propõe avanços na educação, saúde, segurança, trabalhos escravos e infantil, ou as discriminações que ocorrem com frequência contra cor, raça, etnia e religião no país.

A ministra dos Direitos Humanos Luislinda Valois relata ainda que o país recebeu muitos elogios por parte dos países presentes, sobretudo devido às politicas de redução da pobreza: - “Precisamos fazer muita coisa, claro, mas há um conhecimento de que o Brasil está trabalhando confortavelmente na área de Direitos Humanos”. Porem os Direitos Humanos deveriam ser muito mais que apenas redução da pobreza, eles deveriam ser vistos como uma defesa para os menos favorecidos pelo sistema sócio econômico, deveria garantir uma ordem aos desiguais, que sofrem mediante a uma realidade cruel, deveria ser justo, sem preconceitos e sem discriminações.

O principal objetivo aqui é demonstrar os principais direitos humanos descrito na Declaração Universal dos Direitos humanos/1948, onde está descrito os principais direitos a ser respeitados, como: dignidade, saúde, educação, segurança. No Brasil esses direitos estão descritos no Artigo 5º CF/88. Mas apesar da recomendação da declaração é muito comum em todo o mundo o desrespeito, ele é visível, pois milhares de criança não frequentam a escola, não tem acesso a transportes públicos, saúde pública, saneamento básico, comida, e a moradia, seus pais não tem empregos, e isso é mais agravante nos países pobres, onde é comum pessoas viajarem por várias horas em busca de água potável, o bem mais comum da humanidade.

Concluiu-se que apesar dos direitos humanos serem desrespeitados, o assunto tem chamado atenção da população mundial, e que nos dias de hoje é grande o número de organizações governamentais e não governamentais engajadas na luta para diminuição da violência, analfabetismo, déficit de moradia, desigualdade social entre outros; e que se realmente a Declaração Universal dos Direitos Humanos criada em 10 de dezembro de 1948, for seguida a risca ela ira fazer com que os governos passem a implantar na constituição de seus países leis que abordem os direitos básicos recomendados, como: direito a vida, educação, saúde, segurança, transporte publico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com