TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica O Livro Da Consciência

Exames: Analise Critica O Livro Da Consciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Analise critica O Livro da Consciência

Por volta de dez anos em, “o sentimento de si” Antônio Damásio explicava pela a primeira vez como o cérebro humano constrói a consciência, hoje reformulado o que já havia dito antes, escreve “O livro da consciência”. Este livro aborda dois temas importantes para este estudo, “como o cérebro constrói a mente e como ele torna esta mente consciente”. Ele faz uma divisão importante da consciência, que constitui de três componentes: vigília mente e o eu.

Muitos pesquisadores procuram respostas sobre o nosso cérebro há muito tempo, mas ate agora não achou nada palpável e visível aos nossos olhos em relação a mente a consciência, que provavelmente não terão as respostas por completo, afinal o que chamamos de consciente, inconsciente, nossos pensamentos, sonhos, sentimentos, memórias não se podem ver ou medir o tamanho ou a intensidade, o que se sabe é através de um olhar biológico, feito por pesquisadores e cientistas que estudam como nosso cérebro age, as sinapse e conexões quando estamos em vigília ou em descanso.

Antônio escreve sua obra com bases neurológicas na anatomia cerebral de diversos tipos de pacientes, pessoas com graves lesões cerebrais, em estado de coma, com doenças degenerativas, crianças que nasceram sem partes do córtex, em animais que tem extremidades cerebrais que lembra as dos humanos e em pessoas consideradas por ele em estado de vigília. Descobriu-se que nossa mente trabalha a todo momento, constrói pensamentos, memórias e sentimentos, quando estamos acordados através de nossos comportamentos, quando estamos dormindo através dos nossos sonhos ou quando estamos em coma profundo que por sua vez não consegue transmitir informações ao próprio corpo, mas não significa que nossa mente parou de trabalhar, ela continua em alguns casos a girar.

Para ele os estudos só são válidos se tiverem bases solidas e contestáveis, pois afinal ele tem a certeza de que nunca vai se descobrir tudo da consciência, nunca será acessada por completo, isto não significa que não se pode ter estudos verdadeiros sobre o cérebro e suas reações, podemos estudar as regiões cerebrais que se conectam quando andamos, quando sofremos ou quando estamos alegres, as sinapses, como o nosso corpo recebe a resposta vinda de cima, de baixo ou juntas. Antônio diz também que nossa mente e única e pode ate se parece na anatomia, mas que a maneira em que se conectam e única em cada individuo e diferente em humanos e animais.

Em seu livro diz que somente humanos podem evidenciar a construção do seu próprio eu, pois só a nossa espécie e capaz de ter pensamentos, linguagem, histórias que possam ser lembradas e quem contribuem para essa formação do eu, o qual ele chama de sentimento de conhecimento e que servem como base para essa formação do nosso eu e usa essa explicação para tal acontecimento “um agrupamento dinâmico de processos neurais integrados centrados na representação do corpo vivo, que encontra expressão num agrupamento dinâmico de processos mentais integrados”. Diz que a consciência e a organização de conteúdos mentais e somente a espécie humana pode ter a capacidade de fazer esse armazenamento de memórias.

A maior parte dos avanços feitos ate agora foram porque pode estudar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com