TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Mercado

Trabalho Escolar: Analise De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2º SEMESTRE

CÁSSIA PEREIRA DA CUNHA

ELIANA FERREIRA DO NASCIMENTO

EVA JAQUELINY VICENTE FERREIRA

NYDYA GABRIELLA COSTA DE CASTRO

Análise do Mercado Supermercado Goiás.

Goiânia – Goiás

2014

CÁSSIA PEREIRA DA CUNHA

ELIANA FERREIRA DO NASCIMENTO

EVA JAQUELINY VICENTE FERREIRA

NYDYA GABRIELLA COSTA DE CASTRO

Análise do Mercado Supermercado Goiás.

Trabalho apresentado ao Curso Administração 2º Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina microeconomia e macroeconomia, métodos quantitativos, ética politica e sociedade.

Goiânia – Goiás

2014

SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................... 4

3 MICRO E MACRO ECONOMIA .........................................................................................4.5

4 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL.........................5.6

5 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE.......................................................................................6

6 CONCLUSÃO........................................................................................................................6

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................................7

1.INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como finalidade pesquisar o processo organizacional da empresa Supermercado Goiás e quais métodos são utilizados para o seu desenvolvimento e sucesso no meio empresarial. Para melhor explanar os reais propósitos desta análise, bem como sua fundamentação, dando-se início pelo principal objetivo o qual norteamos esta pesquisa, detalhando de forma contextualizada o histórico da organização, sua atividade principal, e quais são as metas que a empresa pretende alcançar.

Objetivo Geral: Analisar a organização empresarial e quais são os métodos necessários para sua sobrevivência no mercado.

2- DESENVOLVIMENTO

HISTORIA

Inicialmente o supermercado Goiás era um minimercado, foi vendido e o atual proprietário o Sr. Ederson Henrique de Paiva, que havia retornado recentemente do exterior com um bom capital para investimento em um segmento que está em constante crescimento no mercado.

O proprietário fez um grande investimento aumentou o estabelecimento e colocou mais produtos, os gêneros mais vendidos são: arroz, feijão, açúcar, óleo, café, carne, creme dental, sabonete, shampoo, farinha, biscoito em geral e leite, esses são os produtos mais vendidos, e também a inclusão de um açougue.

Os principais fornecedores são: Rio Vermelho, Terra Atacado (Goiás/Goiânia), Química Amparo (Amparo /SP), Arroz Tio Urbano (Sinop/MT), em geral vem mercadorias de vários estados, como São Paulo/SP, Mato Grosso do Sul/MS, Paraná/PR, Rio Grande do sul/RS e outros.

3.MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.

Os clientes do Supermercado Goiás são de uma faixa etária entre 30 e 50 anos, com escolaridade de 2º grau, casados, com dependentes, tendo renda familiares entre 1.000,00 a 1.400,00, as compras são realizada entre último dia útil ate 5º dia útil do mês à

as vezes ocorre retorno na 2º quinzena, os pagamentos são realizadas em dinheiro ou em cartão de credito com prazo de 30 dias e os valores de compras se intercalam em torno de R$ 300,00 (trezentos reais) à R$ 600,00 (seiscentos reais).

Os cliente na parte alimentícia preferem alimentos do tipo 1 mas na falta do produto substituem por alimentos do tipo 2, na parte dos produtos de limpeza visão preço e economia, então optam por produtos que possui um rendimento maior e se os mesmos não tiverem eles buscam em outros estabelecimentos, quando há um aumento nos preços os consumidores preferem reduzir o consumo dos mesmos e as vezes optam por produtos similares.

Neste momento o proprietário faz revisão de preços baseando em pesquisa de mercado e preferencias dos clientes, com isso é feito uma análise de custo final do produto, lucro sem perder o consumidor, assim o que não consegui ganhar em preço da concorrência se oferece diferencial em atendimento para satisfazer o cliente, utiliza publicidade, localização, pois a sobrevivência do estabelecimento depende do repasse do aumento dos custos do produto sem diminuir os lucros.

A inflação e um dos principais vilões no aumento dos preços, consequentemente levando a redução do poder de compra da população mais carente, com aumento do nível de emprego está dando mais acesso aos bens de consumo, benefícios que antes não possuíam mas com isto deixando uma boa parte da população endividada.

Os fornecedores também são afetados que com o aumento dos valores dos produtos por eles fornecidos, o mercado faz comparativos de preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com