TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Livro O Monge E O Executivo-James C. Hunter

Artigo: Analise Do Livro O Monge E O Executivo-James C. Hunter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  4.752 Palavras (20 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 20

Sumario

Introdução 04

Resumo 05

Capítulo 1- Os tipos de líderes 10

Capítulo 2- Modelos de gerencia 14

Conclusão 16

Bibliografia 17

Introdução

Este trabalho tem como objetivo uma análise do livro de James C. Hunter “O MONGE E O EXECUTIVO:UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA”. O autor narra o momento turbulento com o personagem fictício John Daily,um grande administrador de uma industria de vidro plano . Em meio a crises familiares e profissionais se hospeda em um mosteiro indicado pelo pastor de sua igreja . Onde passa uma semana tendo aulas sobre liderança com Leonard Hoffman ,um ex-grande executivo que no auge de sua carreira deixou tudo para viver de forma simples naquele lugar . Para espanto e curiosidade de John e por conhecidência Len recebera o nome para sacerdócio de Simeão . Citações do livro de Lucas na bíblia onde falam que Simeão foi um homem honrado e temente a Deus fizeram parte de momentos importantes da vida de John . Também sonhos constantes em que era perseguido e ouvia a mensagem :”- Ache Simeão,ache Simeão e ouça-o!”.

O livro tem um prólogo e sete capítulos que relatam a estadia de John e seus amigos. Aulas em meio a discussões sobre pontos de vista diferentes em relação a aplicação da liderança como a habilidade de servir,amar,auto-sacrifício ou doação em busca de satisfazer as legitimas necessidades do próximo. O autor cita exemplos de liderança como Jesus Cristo , Madre Tereza,Gandhi,Martim Luther king e outros . Acompanhe nas próximas paginas resumo do livro .

Resumo

Capítulo 1-As Definições

O autor objetivamente faz as seguintes definições:

“Liderança – é a habilidade de influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos como sendo para o bem comum.” Pode ser aprendida e desenvolvida por quem deseja e pratica as ações adequadamente. Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que os liderados possam servir. Desse modo liderar é servir. Liderar com autoridade é se doar,amar,servir e até se sacrificar pelos outros.

“Poder – é a faculdade de forçar e coagir alguém a fazer sua vontade por causa de sua posição ou força,mesmo que essa pessoa preferisse não o fazer .”

“Autoridade : a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influencia pessoal.”

Capítulo2-O Velho Paradigma

Que é preciso equilíbrio entre e tarefa e o relacionamento. Ou seja, é necessário relacionamentos saudáveis entre responsáveis por uma organização em todos os ângulos : donos ,diretor ,empregados , fornecedores e clientes. Satisfazer necessidades legítimas . Em conjunto o relacionamento saudável influencia a aplicação de uma tarefa necessária para o bom andamento de uma organização .

Simeão mostrou a John os motivos de aprender a ouvir e qual a mensagem que passa as pessoas ao interromper quando alguém fala:

1- Falta de atenção no os outros falam;

2- Ao interromper mostra que não valoriza a opinião alheia;

3- Super valoriza a própria opinião.

Defini paradigma como padrões psicológicos ,modelos ou maps que usamos na vida. È preciso manter-se em constante aprendizado , aperfeiçoamento e ou renovação de paradigmas ultrapassados. Nem sempre são conceitos corretos,dependem da forma como vemos o mundo,as pessoas, os objetivos ,as ações,etc. A vida esta constantemente em mudança basta colher as experiências positivas. Uma organização moderna renova seu paradigmas para satisfazer as necessidades do mercado. São pessoas proativas que buscam e enfrentam desafios . Ou seja, repensam seus paradigmas e abrem portas para novas descobertas. As necessidades humanas que vão além do dinheiro, pois segundo o autor “não são as coisas materiais que nos trazem alegria na vida pois “os maiores prazeres da vida são totalmente grátis”.Foi destacada a importância de que liderar é remover obstáculos, é facilitar a vida dos liderados, e por último, liderar é servir.Para que se possa servir é necessário suprir necessidades, por isso é preciso definir a diferença entre necessidade e vontade:

“Uma vontade é simplesmente um anseio que não considera as conseqüências físicas ou psicológicas daquilo que se deseja”. Ou seja , uma necessidade é uma legítima exigência física ou psicológica para o bem-estar do ser humano”.

Capítulo 3- O Modelo

Exercer influencia é ser um modelo, é dar exemplo de princípios de caráter ,ser correto e confiável. Que um líder precisa estar em constante aprendizado para aplicar de forma correta aos demais do grupo, trabalho , família ,congregação religiosa ,escola e etc .

Depois de muita conversa surge o questionamento de quem teria sido o maior líder de todos os tempos. “Não conheço ninguém vivo ou morto, que possa chegar perto de Jesus Cristo. Ninguém pode negar que Jesus Cristo influenciou bilhões, hoje e ao longo da história . Jesus simplesmente disse que para liderar você tem que servir. Jesus não usava o estilo de poder porque não tinha poder, ele influenciava o outro porque tinha autoridade” – foi a fala do Irmão Simeão.Foram citados vários personagens históricos que também usaram apenas a influência e foram mundialmente conhecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com