TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Filme Enjaulados

Por:   •  25/11/2015  •  Resenha  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  1.171 Visualizações

Página 1 de 4

Analise Filme Enjaulados

O filme relata a história de um grupo de alunos sem nenhuma perspectiva de futuro, são alunos indisciplinados, mimados e sem limites. O ambiente em que estão inseridos é totalmente irregular, os professores são os primeiros a não respeitar as regras, como nas cenas na sala dos professores onde fumam deliberadamente, a maioria não demonstra nenhum interesse se de fato os alunos estão ou não apreendendo, vivem uma situação em que são coagidos a seguir as “normas” ditadas pelos próprios alunos, são professores que estão enjaulados no medo do “sistema” educacional ou no medo de ser agredidos de forma verbal ou física.

Embora não seja abordado de forma clara o ambiente familiar não parece ser dos mais estruturados, isso fica claro no caso em que a professora de artes foi “agredida”, perante aos pais e aos olhos do “sistema” a postura do aluno estava correta e a mesma foi processada, em um outro momento vemos na reunião de pais que em todas as classes nenhum deles estavam presentes, as vezes quando necessário era enviado advogados os representando, é notório a falta de interesse com a educação dos seus filhos.

Sabe-se que o comportamento ocorre através da interação de estímulos e respostas no ambiente, nos dois contextos vemos que os estímulos são contraditórios, podemos classificar como estímulos negativos, não tem como a resposta ser diferente. O professor Wilson Walmsley inconformado com o que estava a sua volta elabora uma intervenção sequestrando e inserindo os alunos em um novo ambiente. Ele prendeu os estudantes nus em uma jaula, sem agua e comida por uma semana, se tocassem na grade levariam choque e eram obrigados a escutar a mesma música repetidas vezes durante vários dias. Walmsley estabeleceu algumas regras: primeiro eles deveriam estudar pois seriam recompensados, ou seja ganharia comida e agua, conforme acertasse as perguntas e em um dia qualquer iria embora para suas casas. Segundo era proibido usar palavras de baixo calão, caso falassem seriam punidos levando choque.

Apesar do procedimento que ele usou ser um pouco agressivo ir de encontro com os princípios de ética e livre arbítrio é justificável, pois segundo ao condicionamento Pavloviano se o indivíduo pode aprender novos reflexos, podem também aprender a sentir emoções que não estão presentes em seu repertório comportamental quando nascem. Foi exatamente o que aconteceu com o passar dos dias com o uso desse método, os alunos influenciados pelo medo, pela fome e com esperanças de ir embora, começaram a estudar, ler diversos livros por dia (resposta condicionada) e a cada dia ficavam mais disciplinados, inteligentes e com autoestima elevada.

Outro contexto que esse método poderia ser utilizado é no contexto familiar, os pais poderia utilizar o mesmo procedimento de punição no intuito dos filhos responder de forma positiva, através do interesse por estudar e consequentemente aprendendo as disciplinas exigidas no colégio.

O método e bem similar aos estudos da caixa de Skinner, no qual o rato era privado de agua e toda vez que se aproximava da barra o comportamento era reforçado com uma gota de agua até ele apresentar a resposta desejada, que era pressionar a barra. No filme os alunos foram privados de agua, comida, e sempre que acertavam as perguntas e demonstravam que estavam apreendendo as lições sobre os temas proposto eram recompensados com alimento e agua, reforçando assim a apresentação da resposta desejada. Os alunos foram modelados a apresentar um novo comportamento ou seriam punidos com choques, fome e ameaças de “morte”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com