TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Laranja Mecânica

Por:   •  26/5/2020  •  Resenha  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O filme conta a história de Alex, um jovem que é líder de um grupo formado por três outros colegas que cometem todos os tipos de crimes na durante as madrugadas: espancamentos, brigas com grupos rivais, assaltos, estupros e até mesmo assassinato. Em uma sociedade onde há grande discrepância de desenvolvimento entre as classes sociais, tanto em hábitos familiares, quanto referências culturais. O ambiente menos favorecido é sujo, degradável e violento, sendo um incentivador das práticas errôneas do protagonista e sua trupe. Após uma tentativa mal sucedida de assalto a um hotel pelo grupo durante a madrugada, Alex acaba assassinando a proprietária do hotel. Quando ouviu o som das sirenes da polícia, tentou fugir, mas os companheiros de Alex se voltam contra ele, pois estavam cansados da sua liderança autoritária. Deixando-o um alvo fácil para a polícia.

Então Alex é preso, julgado e condenado a uma pena de 14 anos de reclusão em um instituto prisional que usa a coerção para manter sob controle os detentos. Após tomar conhecimento de um novo tratamento revolucionário que possibilitaria encurtar o cumprimento de sua pena, ele aceita se tornar cobaia do experimento feito pelo Estado. O novo método era liderado pelo Ministro do Interior, que buscava uma alternativa as prisões, vistas como ineficazes para diminuir a criminalidade e geradoras de um alto gasto público.

Foi transferido para uma clínica em que é colocado sob os cuidados de uma equipe médica. O tratamento consiste em assistir filmes com cenas explícitas de violência enquanto um medicamento que provoca uma terrível sensação de náusea é administrado. Era esperado com a realização do tratamento que Alex se sentisse mal todas as vezes que se engajasse em um comportamento violento. E de fato isso aconteceu. A resposta acontecia também ao ouvir a nona sinfonia de Bethoven, sua música favorita, que fora tocada durante o tratamento.

Depois de sair da prisão, Alex se sente mal em inúmeras oportunidades em que tem a chance de se engajar em comportamento violento ou quando presencia alguma cena de violência. Primeiro, teve um desentendimento com um homem que estava alugando seu antigo quarto, tentou dar-lhe um soco, contudo não conseguiu concluir o ato violento. Foi espancado por um morador de rua – que ele e sua gangue haviam espancado no começo do filme. Seus antigos amigos de gangue, que se tornaram policiais, também o agrediram. Por fim, foi obrigado a ouvir a nona sinfonia de Beethoven na casa do escritor que ele agredira no início do filme. Não suportando os efeitos provocados pela música, ele se joga do terraço do quarto em que se encontrava, tentando o suicídio. Depois disso, vai parar num hospital com inúmeras fraturas e em coma. Quando finalmente acordou, uma médica psiquiatra faz alguns testes com ele, que indicam que o condicionamento havia perdido efeito. O filme termina com Alex imaginando uma cena de sexo selvagem e ouvindo a nona sinfonia, não apresentando mais as respostas reflexas de náusea.

2. DESENVOLVIMENTO (parte teórica) X ANÁLISE

Nos primeiros capítulos do livro, estudamos dois tipos de comportamento essenciais para a análise, compreensão e modificação do comportamento humano: o comportamento respondente e o comportamento operante.

O comportamento respondente, estudado por Ivan Pavlov e John Watson, é um tipo de relação entre o ambiente (estimulo) e o organismo (resposta), na qual o estímulo elicia a resposta. Ele pode ser uma forma de aprendizagem, em que um estímulo previamente neutro passa, após o emparelhamento com um estímulo incondicionado, a eliciar uma resposta reflexa.

Temos um segundo tipo de comportamento, o comportamento operante, termo cunhado por B.F. Skinner, é o que modifica o ambiente e é afetado por usas modificações. Ele é uma forma de aprendizagem de novos comportamentos em função de suas consequências.

O reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer. O reforço positivo é a consequência do comportamento que aumenta sua frequência pela adição de um estímulo positivo. O reforço negativo é a consequência do comportamento que aumenta sua frequência pela retirada ou pela evitação de um estímulo aversivo. Enquanto o reforço aumenta a chance de um comportamento voltar a ocorrer, a punição visa diminuir a probabilidade de o comportamento ocorrer. A punição positiva é a consequência do comportamento que reduz sua frequência pela adição de um estimulo aversivo ao ambiente (ex. filho que apanha por ter se comportado mal) e a punição negativa é a que reduz sua frequência pela retirada de um estímulo reforçador do ambiente (ex. tirar a mesada do filho que se comportou mal).

ANÀLISE:

No começo do filme, Alex e seus amigos cometem uma série de crimes e não sofrem qualquer consequência negativa por isso. Não há punição negativa nem positiva. Seus pais não davam muita atenção para o que ele fazia. A polícia não conseguia prendê-lo em flagrante. O único reforço que poderia se mencionar era a aceitação pelo grupo (reforço positivo). Como estudado no capitulo 1, algumas emoções podem ser respostas reflexas a estímulos ambientais. Então, é possível que Alex se sentia bem ao cometer esses crimes e por isso continuava com tal comportamento.

Ao tomar conhecimento de um novo tratamento que permitiria sair da prisão em duas semanas (técnica Ludovico), Alex se candidata como cobaia. O tratamento Ludovico (que é fictício) nada mais é que a aplicação do condicionamento respondente ou pavloviano.

No filme, o estimulo incondicionado era a injeção de uma substância que causava sensações extremamente desagradáveis (náuseas, paralisia, sensação de terror e de desamparo, como se fosse morrer por sufocação ou afogamento). O estimulo neutro eram as cenas de ultraviolência reproduzidas na tela. Era feito o emparelhamento do estimulo neutro com o estimulo condicionado, mostrando as cenas ao mesmo tempo que ele sofria os efeitos das drogas injetadas. O processo foi repetido várias vezes e houve o condicionamento, sendo que Alex passou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com