TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise: Laranja Mecânica

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução:

O presente trabalho consistiu em assistir ao filme Laranja Mecânica, de título original “A Clockwork Orange” do ano de 1971, escrito, produzido e dirigido por Stanley Kubrick, e correlacionar conteúdos do filme com teorias de Aprendizagem Social, Behaviorismo e Cognitivismo, a fim de se obter uma análise das principais teorias de aprendizagem através do filme.

Enredo do filme:

O filme Laranja Mecânica conta a história de um jovem chamado Alex que lidera uma “gangue” com seus amigos e costumam sair pelas ruas praticando o que eles denominam de “Ultra Violência”.  Eles cometem roubos, agressões e estupros apenas pelo prazer em serem violentos e em uma dessas ações violentas do grupo, Alex acaba matando uma mulher e vai preso. Na detenção, Alex se faz de bom moço auxiliando o padre do presídio, mas ainda demonstra continuar com seus pensamentos perversos.

Ao ficar sabendo de um novo tratamento que o governo está experimentando em detentos e que permitirá que este seja solto mais rapidamente, pois o tratamento tem a finalidade de ter um controle social e “reabilitar” os presos, a fim de não voltarem a cometer mais crimes, Alex se cadastra para ser voluntário do tratamento Ludovico, nome dado ao tratamento experimental.

O tratamento Ludovico consistia em deixar Alex em uma sala apenas com alguns auxiliares do experimento, amarrado em camisa de força preso em uma cadeira, com grampos presos aos olhos que o impedia de piscar, de frente para um telão no qual passavam cenas de violência das quais Alex e seus amigos cometiam. Antes de iniciarem as cenas, Alex recebia um medicamento que os médicos diziam ser vitamina, mas na verdade eram substâncias que lhe causariam um intenso mal estar, vômitos e dores intensas. No decorrer das cenas violentas que Alex era obrigado a assistir, as substâncias começavam a fazer efeito e no decorrer de várias sessões, Alex não conseguia mais cometer atos violentos, pois havia feito a associação entre violência e sensações desagradáveis. Quando iniciava uma ação para ser violento, automaticamente ocorria um intenso e insuportável mal estar. Porém, seus desejos de cometer violência ainda permaneciam, apenas não conseguia agir conforme seus desejos.

O interessante do filme é mostrado no final, onde Alex após ser solto é ignorado por sua família e ao andar sem rumo pelas ruas é agredido por um de seus antigos amigos e pede ajuda numa residência cujo morador havia sido uma de suas vítimas, porém o morador, inicialmente, não o reconhece, mas quando Alex está tomando banho começa a cantarolar a mesma música que cantou enquanto agredia o morador e então este o reconhece e prepara uma bebida com sedativos para Alex que, ao sair do banho, bebe e desmaia. O morador, então, o prende em um quarto. Alex acorda ao som da 9ª sinfonia de Beethoven, mas sente uma terrível sensação de mal estar, pois a 9ª sinfonia ficara constantemente tocando durante as sessões de condicionamento do tratamento Ludovico, portanto também fora emparelhado com o mal estar. Por conta disso Alex tenta suicídio.

A tentativa de suicídio de Alex faz com que opositores ao governo tente manchar a campanha do governo atual que havia proposto o tratamento de controle social que fora empregado em Alex, por isso Alex é submetido à uma cirurgia no qual o tratamento é revertido. Isso demonstra que o governo não se importa com os tipos de cidadãos e a ordem social que uma população deve manter, mas está preocupado, apenas, com a popularidade de seu governo.

Aprendizagem social:

Os fenômenos de aprendizagem podem ocorrer através da observação dos comportamentos e experiências de outras pessoas que o servem de modelo e suas consequências, ou seja, se a pessoa observar um comportamento de outra e a consequência deste comportamento for positiva para o observador, ele poderá comporta-se da mesma maneira. Percebe-se então, logo no início do filme, que Alex serve como um modelo para seus amigos, pois eles o observavam e o imitavam no modo de agir, nas roupas e cabelos, pois estes têm uma admiração pelo comportamento destemido de Alex, ou seja, os amigos vêm o comportamento de Alex como algo positivo e então se comportam como ele. Percebemos, então, o fenômeno de modelação da aprendizagem social de Bandura, em que os amigos de Alex estão submetidos.

Behaviorismo:

Primeiramente, observa-se o behaviorismo radical de Skinner quando Alex é preso, pois ele é punido negativamente sendo cerceado da liberdade do convício social, ou seja, é retirado um estímulo positivo (liberdade) a fim de diminuir sua taxa de resposta de violências.

O Behaviorismo clássico de Watson e Pavlov também está presente nas cenas do tratamento experimental que Alex é submetido, pois é neste tratamento que ocorre o condicionamento reflexo por meio do emparelhamento de uma substância que lhe era injetada, que eliciava náuseas de grande intensidade, e a visão de cenas de violência repetidas vezes. Com a sucessão de emparelhamento entre a substância e as cenas violentas, que antes eram estímulos neutros para a resposta de náuseas, passaram a eliciá-las, adquirindo a função de estímulos eliciadores condicionados. Por meio deste condicionamento reflexo foi alterado o ambiente e a probabilidade do comportamento de cometer atos violentos ocorrer, por isso podemos dizer que ocorreu também o condicionamento operante, conceito principal do behaviorismo radical de Skinner porque houve punição positiva, pois as sensações de mal estar adquiriu a função de estímulo aversivo que controla o comportamento de agir violentamente, ou seja, com o acréscimo do estímulo aversivo (náuseas/sensações de mal estar) diminuiu a probabilidade da emissão do comportamento violento. Mas no decorrer do filme mostra que o condicionamento empregado vai perdendo força, pois ele vai sendo exposto ao estímulo que antes era incondicionado (cenas de violências) sem o emparelhamento das sensações de mal estar, por isso essa técnica, ao passar do tempo, vai se tornando ineficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com