TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Laranja Mecânica

Por:   •  22/3/2017  •  Resenha  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do Filme – “Laranja Mecânica”

1- Utilizando seus conhecimentos em análise de comportamento, de que modo é possível compreender as atitudes e o comportamento de Alex?

Alex possui um comportamento muito agressivo, onde podemos percebê-lo em algumas de suas atitudes, como um animal e não como um ser humano. A personalidade de Alex pode ser fruto de uma construção social que não encontrou limites, ou seja, o homem é produto do seu meio como também o homem é produtor das contingências que o determinam. Alex apresentava um comportamento “anormal” considerado muito violento, e com base na teoria comportamental, sabemos que o comportamento humano segue certas regras e leis. Alex não se enquadrava neste pressuposto.

O ser humano também é o resultado de três elementos: A sua natureza biológica; a sua história individual de experiências possíveis que foram vividas; a questão cultural permeada pelos paradigmas que influenciam o comportamento do indivíduo. Alex, diante de atos violentos exagerados, pode ser o resultado de uma natureza biológica inclinada para comportamentos agressivos bem como experiências vividas que remetem a ter este tipo de atitude que não segue nenhuma regra ou lei. A questão cultural pode ter também influenciado seu comportamento violento.

Com base nestes aspectos é possível compreender as atitudes de Alex que é submetido a um tratamento de condicionamento, que lhe introduz um mal-estar físico ligado a qualquer comportamento violento.

2- Descreva e analise com bases nas teorias comportamentais o tratamento utilizado no filme.

O tratamento utilizado no filme com bases nas teorias comportamentais tem como fundamento o Behaviorismo, que consiste em condicionar o paciente para rejeitar todo comportamento considerado anormal.

Alex tem o tratamento através de um programa de condicionamento, realizado através de sugestões visuais, onde ele assistia a cenas de violência sem poder piscar os olhos, que se mantinham abertos à força. Após o término do tratamento, quando pensou ou se deparou com algum ato violento, o seu organismo reagiu com crises de pânico, vômito e tontura. Assim, os princípios psicológicos behavioristas de condicionamento introduzem em Alex o mal-estar físico ligado a qualquer comportamento violento. E como na caixa de Skinner, Alex vincula o seu sofrimento físico a atos de violência introduzidos através de vídeos que ele assistiu muitas vezes, sem poder fechar os olhos, como já foi dito. Esse tipo de condicionamento, relacionando um efeito (o mal-estar de Alex) a uma causa (a própria violência), se faz presente através da teoria comportamental. Seu comportamento é moldado de acordo com os propósitos dos que estavam à frente do tratamento.

Compreendendo melhor, é dizer que os comportamentos de Alex de cometer violência eram ao mesmo tempo estímulos condicionados para as respostas reflexas de náusea, sinalizadores de ocorrência da punição (náusea) e também eram punidores e geradores da punição que era sentida com o grande desconforto que acompanhava as crises de náusea. Quando este condicionamento é desfeito, ou seja, quando as cenas de violência e os comportamentos de se engajar em violência perdem a função de estimularem as respostas reflexas de náusea, os comportamentos violentos perdem também a função de punidores e sinalizadores de punição, ao mesmo tempo em que cometer violência, deixa de ser punido pela ocorrência dos desconfortos.

Neste sentido, o filme pode evidenciar que a punição tem efeitos colaterais nocivos, e a sua eficácia em cessar comportamentos dura enquanto o estímulo aversivo estiver presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com