TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Politicas Publicas

Por:   •  21/4/2017  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

   Analisando as questões do nosso material didático, notamos que política e poder apresentam conceitos que mudam com o passar do tempo de acordo com a maneira que são interpretadas. Dois autores são apresentados inicialmente: Maquiavel e Hobbes, para ambos os conceitos aqui alencados tem relação com a ideia de violência.

   Esses autores clássicos dos séculos XV e XVI mostram claramente a relação. Para Maquiavel  o importante é conseguir poder político e sua realização esta condicionada a violência, mantendo-o  de qualquer maneira, já para Hobbes o importante é dar garantias de segurança para todos dentro do Estado e a ordenação da violência só pode ser feita pelo Estado Civil.

  No nosso dia-a-dia poder e política apresentam-se de forma diferenciada, ambos relacionam-se indiretamente com a violência, mantendo-se, porém relacionados. Podemos citar o exemplo: Quando ocorre uma infração o Estado age usando meios de coibição que dispõe praticamente de violência ou ameaça.

  Outro grande pensador citado em nossos assentamentos é o Max Weber que define o poder e outros tipos de poder da seguinte forma: ‘ Poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, ainda que toda resistência e qualquer que seja fundamento dessa probabilidade. ’’(Weber 1974; 43 tradução do autor). A definição mostra claramente que para alcançar o poder, a violência só deve ser utilizada como ultimo recurso e somente o Estado possui legalidade para usa-la.

   Nota-se que existe uma dominação legal por parte do Estado, no que tange a obediência as leis, uma dominação tradicional em que é usada no seio familiar em que o filho deve obediência ao pai e mãe e uma dominação carismática essa muito presente na vida política, muita das vezes as pessoas votam no candidato mais pelo seu carisma do que pelo sua proposta de governo.  

Curso: Tec. em Seg. Pub e Social -  Polo: Rio Bonito – AD 1

Matricula: 15213150695                  Disciplina: Análise de Políticas Públicas

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com