TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analize Faraco e Tezza

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas:

1) Segundo os autores Faraco e Tezza: "A língua é uma das realidades mais fantásticas da nossa vida. Ela está presente em todas as nossas atividades; nós vivemos entrelaçados (às vezes soterrados!) pelas palavras; elas estabelecem todas as nossas relações e nossos limites, dizem ou tentam dizer quem somos, quem são os outros, onde estamos, o que vamos fazer, o que fizemos."

2) Para os autores, existem três fatores principais que determinam a variedade linguística:

a) A região do falante. esse fator se refere ao sotaque da pessoa e que para os autores é o mais compreensivo. Um exemplo que podemos dar são os próprios lageanos, que na sua fala pronunciam as palavras terminadas em "e" com som de "i". Ex: "Leiti quenti". Também nesse fator, podemos apontar algumas palavras diferentes para se referir a mesma coisa. Ex: mandioca e macaxeira. Ambas são a mesma coisa, porém, são utilizadas em regiões diferentes.

b) O nível social do falante, sua escolaridade e sua relação com a escrita. Esse fato independe do sotaque regional, ele está ligado a alguns casos de concordância verbal.

c) A situação da fala. O ultimo fator se trata da fala em relação ao momento em que se encontra o indivíduo, ou seja, quando estiver conversando com seu chefe usará uma fala formal e correta, limpa e sem gírias. Já entre amigos a preocupação com a formalidade não será necessária.

3) O autor faz uma crítica às pessoas que não sabem fazer uma analise completa dos fatores que influenciam a linguagem. Geralmente, se analisa a linguagem de acordo com a classe social. Ele também deixa claro que esse é um dos motivos mas que existem outros que são fundamentais pra uma analise completa. Para Possenti, "a variedade linguística é o reflexo da variedade social e, como em todas as sociedades existe alguma diferença de status ou de papel entre indivíduos ou grupos, essas diferenças se refletem na língua.".

4) Para o autor, é externo à língua um dos fatores que produzem diferença na fala das pessoas. Os principais são fatores geográficos, de classe, de idade, de sexo, de etnia, de profissão etc. Um exemplo que podemos dar são os próprios lageanos, que na sua fala pronunciam as palavras terminadas em "e" com som de "i". Ex: "Leiti quenti" ou então os Riograndenses "Mas bá tchê". Também há fatores internos à língua, ou seja, existem palavras que eliminando uma vogal, apesar de não estar correta sua gramática, não perde o entendimento. Exemplo: caxa(caixa), pexe(peixe), otro(outro).

5) O autor acredita que uma linguagem uniforme seria boa para dar ordens, ou instruções, mas que devemos pensar na variação como fonte de recursos alternativos, novas maneiras de expressar a mesma coisa deixa tudo mais interessante. O humor e a poesia são exemplos da utilização desses recursos alternativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com