TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anamse Psicopedagógica Pacientes Idosos

Por:   •  4/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem[pic 2]

Acadêmico: Ana Paula Angelotti Furuta

R.A. 20027055-5

Curso: Bacharelado em Psicopedagogia

 Disciplina: Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens Adultos e Terceira Idade

Valor da atividade: 3,0

Prazo: de 08/05 a 02/06, às 23h59 (horário de Brasília-DF)

Instruções para Realização da Atividade

  1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
  2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
  3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
  4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo (formato doc. ou docx.);
  5. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
  6. No ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!
  7. Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das ideias e atendimento às normas ABNT.
  8. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
  9. Antes de finalizar sua atividade, certifique-se de que o arquivo anexado corresponde ao arquivo correto. Haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

Bons estudos!

Após ler atentamente o comando da atividade e assistir o vídeo que a professora gravou com orientações (https://youtu.be/1MR_SU9o6WE), que também foi disponibilizado na Sala do Café, você já estará pronto para produzir a sua atividade! Vamos lá?

Com base na exemplificação apresentada no comando da atividade, sobre a sequência dos atendimentos, monte a sua própria anamnese de trabalho para os atendimentos psicopedagógicos em pacientes idosos.

Sua anamnese deve ter no mínimo uma questão referente a cada aspecto citado. Não esqueça de contemplar a data e cidade, assim como os espaços para assinatura do profissional, do responsável pelo idoso (quando houver) e do próprio idoso quando for possível (se houver capacidade cognitiva e motora para tal).

Sua atividade Mapa deve ser realizada no formulário padrão, estruture sua anamnese como um documento oficial (com cabeçalho, nome do documento e então as questões).

Deve ter no mínimo 01 e no máximo 02 páginas.

ANAMNESE

Paciente: Maria Therezza Santos Vieira

Data de Nascimento: 25/05/1.944.

Gênero: Feminino

Estado Civil: Viúva

Religião: Católica

Endereço: Avenida Brasil, 1 – Centro – Maringá-PR

Telefone Contato: (44) 99000-9900 (Cínthia – filha)

Escolaridade: 4º ano Ensino Fundamental 1

Histórico: Paciente faz tratamento para hipotireoidismo, faz também acompanhamento psiquiátrico para tratamento de depressão e um pré-tratamento de Alzheimer.

Tem 7 filhos, hoje viúva há 5 anos, mora sozinha em uma casa no quintal da casa da filha. Gosta de fazer caminhadas e ir à missa com a cunhada. Assiste TV e cuida das cachorrinhas de estimação de tem, como parte do seu lazer. Como anda muito esquecida, quer fazer alguns exercícios para ver se consegue melhorar a memória e a coordenação motora, que segundo ela, andam bem ruins de uns tempos pra cá. Diz que quer por a cabeça pra “funcionar” novamente.

Para o atendimento da paciente irei trabalhar com os seguintes aspectos:

  • Aspectos Pedagógicos: Trouxe várias histórias curtas que contam sobre a vida dos santos. Aproveitei o gancho dela ser católica para inserir uma leitura que provavelmente ela iria gostar e não iria se opor. Depois da leitura, pedi para que ela escrevesse uma história pequena, se imaginando vivendo na mesma época e local do personagem do dia. Em outra sessão, importei figuras para o programa Paint e mostrei a ela como fazer a pintura utilizando o mouse do computador.
  • Aspectos Cognitivos: Utilizei jogos como dama e trilha para desenvolver o raciocínio lógico. Também fiz um jogo para trabalhar a memória, onde eu mostrava uma figura geométrica desenhada em um papel, depois escondia e pedia pra ela desenhar o que ela tinha visto.
  • Aspectos Orgânicos: A paciente tem uma perda auditiva significativa, o que faz que ela não compreenda muitas vezes os comandos dados. É preciso muita compreensão e paciência pois ela fica extremamente envergonhada quando precisa pedir pra pessoa repetir o que falou.
  • Aspectos afetivos/sociais: Confecção de pulseiras de miçangas. A princípio veio a recusa em fazer o trabalho, ela disse que não conseguiria fazer. Aos poucos ela se animou. A filha contou que ela havia pedido pra comprar materiais para fazer em casa e que contava pra todo mundo que estava aprendendo a fazer artesanato. Nas últimas sessões, ela disse que gostaria de fazer 4 pulseiras para dar de presente uma para cada neta.
  • Aspectos da dinâmica familiar: Em todas as sessões perguntava sobre os relacionamentos com os filhos e netos e ela sempre foi de poucas palavras. Fui persistindo e aos poucos ela começou a falar mais, contou inclusive que havia chamado os filhos para um almoço de domingo e pedido para que tivessem paciência com ela, pois dependendo do barulho do lugar, ela não conseguia escutar direito e que depois dela falar isso, parece que os filhos se sentiram até envergonhado por brigarem com ela por ter que repetir toda hora as coisas.

Finalizando os atendimentos, conversei com a filha sobre os avanços e desenvolvimento da mãe. A autonomia que havia adquirido e sobre o problema de audição dela. Orientei que deve-se falar olhando diretamente para ela, e que o ambiente esteja sem muitos ruídos, para não comprometer o entendimento da comunicação.  Disse para terem bastante paciência pois era um problema orgânico dela e os pedidos de repetição não eram por mania, mas por necessidade. Sugeri que procurassem um otorrinolaringologista para avaliação, e alertei que alguns idosos até se isolam e entram em depressão pelo fato de não ouvirem direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (223.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com