TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cinco Pólos

Por:   •  26/5/2015  •  Artigo  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  1.697 Visualizações

Página 1 de 3

As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo e os cinco pólos teóricos do pensamento antropológico

Disciplina: Antropologia

O texto lido apresenta as principais tendências dominantes e práticas dos antropólogos de nossa época.

Antropologia Americana, com estudos que visam observar comportamentos individuais, como forma de evidenciar a especificidade das personalidades culturais, contribuiu com a expressão “aculturação” onde mostra as mudanças que podem ocorrer com a interferência de uma outra cultura.

Antropologia Britânica teve um crescimento rápido assim como a antropologia americana, é antirevolucionista que consiste em estudar a sociedade em si, independente do seu passado, e uma antropologia empírica que estudava diretamente em campo.

Antropologia Francesa, ao contrário da antropologia americana e britânica, se desenvolveu mais lentamente, era uma escola elitista onde não havia a preocupação de entender os fatores sociais.

Desde sua constituição como disciplina a antropologia oscila entre vários pólos teóricos, o que a torna de certa forma “plural”, que dá garantias que as pesquisas aceitam a sujeitar-se a críticas e o autor apresenta cinco pólos em torno dos quais a antropologia oscila constantemente

A antropologia simbólica é relativamente recente, defende a concepção da cultura como sistema de símbolos e de significados partilhados. É possível notar uma forte influência lingüística, mas sobretudo a influência da hermenêutica filosófica e da filosofia das formas simbólicas. O pesquisador DAVID SCHNEIDER, define a cultura como um sistema de símbolos na qual cada cultura é formada por um sistema de unidades ou partes que são definidas e que se diferenciam entre si de acordo com determinados critérios e ao mesmo tempo definem o mundo e o sistema de coisas que existem no seu meio.

Antropologia Social tem como embasamento o estudo das relações e dos sistemas sociais que são próprios das diversas sociedades humanas. Esta classe de investigação se ocupa de comparar sistemas sociais no tempo e no espaço com a finalidade de verificar sua estrutura e os caracteres que distinguem cada forma de comportamento. Neste sentido, um dos fins principais da Antropologia Social é saber por que e como os homens se comportam de modo diferente segundo as sociedades em que vivem.

Antropologia Cultural estuda os comportamentos sendo eles biológicos psicológicos ou lingüísticos. Onde a cultura acaba influenciando o comportamento do individuo que está inserido nela. O que caracteriza essa tendência é o critério da continuidade, podemos citar como principais autores da antropologia cultural Ruth Benedict, Margaret Mead, Linton e Kardiner.

Antropologia Estrutural e sistêmica que realiza uma passagem do consciente para o inconsciente, onde não é mais pensada a nível empírico, e coloca o questionamento de quais são as estruturas inconsciente do espírito que atuam, tanto nas formas elementares e complexas do parentescos, quanto no mito. Destaca como principal autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com